Pedagogia
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Perfil do Profissional
O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.
Campo de Atuação
Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 220/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 02/12/2020
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 265/2016-CEPE de 08/12/2016
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Coordenação
Marco Antonio Batista Carvalho
Email: marco.carvalho@unioeste.br
Telefone: 45 32203171
Disciplinas da Estrutura Curricular
Docentes
Regulamentos
Projetos de Ensino
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1972.
Perfil do Profissional
O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.
Campo de Atuação
Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 220/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 02/12/2020
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 265/2016-CEPE de 08/12/2016
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 |
---|
Marco Antonio Batista Carvalho
Email: marco.carvalho@unioeste.br
Telefone: 45 32203171
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Filosofia | 68 | Anual | 1º ano | Estudo dos grandes blocos de pensamento produzidos pela humanidade ao longo da história da sociedade e como este pensamento, agrupado em linhas epistemológicas, constitui as modernas correntes filosóficas que fornecem, na atualidade, o respaldo teórico-metodológico para produzir o novo conhecimento, tais como: empirismo, racionalismo, idealismo, fenomenologia, estruturalismo e o materialismo histórico. |
Fundamentos Didáticos Pedagógicos I | 68 | Anual | 1º ano | A didática no contexto histórico-social: suas determinações e condicionantes. A didática das diferentes Teorias Pedagógicas e suas decorrências sócio-educacionais. |
História da Educação I | 136 | Anual | 1º ano | Correlação das idéias educacionais à produção da vida humana, analisando o processo de transformação social e educacional desde a passagem da sociedade gentílica para a escravista até a consolidação da sociedade capitalista, situando neste, o debate acerca da criação da escola pública. |
Metodologia da Pesquisa | 68 | Anual | 1º ano | A apropriação, a reprodução, a reelaboração e a produção do conhecimento no âmbito das ciências humanas, face às diferentes concepções de realidade e correntes de pensamento das classes sociais, na perspectiva do enfoque histórico das ciências. Superação do conceito de conhecimento em nível de senso comum pelo conceito de conhecimento científico/filosófico. A teoria e as categorias de análise na construção do objeto de pesquisa educacional. |
Psicologia da Educação I | 136 | Anual | 1º ano | Analisar o desenvolvimento do(s) objeto(s) de estudo da(s) psicologia(s), da sua história e consolidação como área de conhecimento, conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento humanos e diferentes teorias atuais na área educacional, com privilégio para a Psicanálise, Gestalt e o Behaviorismo Radical, em consonância com as necessidades do futuro pedagogo. |
Sociologia | 68 | Anual | 1º ano | Estudo das teorias gerais da Sociologia enquanto instrumentos teórico-metodológicos para a análise e compreensão dos problemas sociais: direitos humanos e educação. |
Teoria das Organizações e Gestão Escolar | 136 | Anual | 1º ano | Teorias que embasam as organizações e suas implicações para a organização administrativa e pedagógica da escola. |
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino I | 136 | Anual | 2º ano | Desenvolvimento e estágio junto às instituições de Educação Básica da Rede Estadual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, direcionado ao trabalho do pedagogo articulador do processo pedagógico e de gestão escolar. |
Filosofia da Educação | 136 | Anual | 2º ano | A partir dos condicionantes econômicos, objetiva a conceituação e interpretação dos fundamentos desta área de conhecimento, buscando suscitar análises e reflexões sobre a realidade educativa e as lutas de classes, relacionando aspectos teóricos e metodológicos da ação pedagógica. |
Fundamentos Didáticos Pedagógicos II | 102 | Anual | 2º ano | A didática e seus elementos metodológicos: suas determinações filosóficas, epistemológicas e psicológicas. O exercício da prática em didática: planejamento e sistematizações e organização do ensino. |
História da Educação II | 136 | Anual | 2º ano | Concepções e objetivos da história da Educação Brasileira, suas inter-relações na importância para a compreensão da realidade educacional. Desenvolvimento do processo educacional nos períodos colonial, imperial e republicano. O tratamento das relações étnico-raciais, afro-brasileira e indígena e a diversidade religiosa na escola brasileira. |
Organização do Trabalho Pedagógico | 68 | Anual | 2º ano | Compreensão das concepções teórico-metodológicas que fundamentam a atuação do pedagogo na organização do trabalho administrativo e pedagógico da escola. |
Psicologia da Educação II | 102 | Anual | 2º ano | Análise dos conceitos básicos de diferentes teorias atuais na área, com privilégio para o construtivismo piagetiano e para a teoria histórico-cultural de Vygotsky, articulando o material estudado à ação do futuro educador. |
Sociologia da Educação | 136 | Anual | 2º ano | Estudo da relação educação e sociedade como processo dinâmico, tanto de transformação como de reprodução das relações sociais, culturais, políticas e econômicas na sociedade capitalista. Análises das relações entre educação e movimentos sociais: movimentos sociais negro; movimentos sociais indígena; movimentos sociais do meio ambiente; movimentos sociais do campo; movimentos sociais de gênero e sexual. |
Alfabetização e Letramento | 136 | Anual | 3º ano | Conceitos histórico-sociais de alfabetização e letramento. A oralidade, a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Apropriação da língua oral e aprendizado da língua escrita. As matrizes teóricas do aprendizado do código escrito: base alfabética, ortografia, leitura e sua articulação com a produção textual e o processo de letramento. Interação na sala de aula. Aprendizado das convenções, dos usos e das funções da escrita. |
Estado e Organização Escolar | 68 | Anual | 3º ano | A concepção de Estado em autores liberais e marxistas e sua relação com a organização da escola pública estatal. |
Estágio Supevisionado sob a forma de Prática de Ensino II | 136 | Anual | 3º ano | Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência nas áreas do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Literatura Infantil | 68 | Anual | 3º ano | Estudos dos conceitos de literatura, literatura infantil e leitura. A formação do leitor de literatura infantil. A literatura infantil brasileira. Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental. |
Pesquisa Educacional | 68 | Anual | 3º ano | Discussão sobre as correntes teórico-metodológicas. A pesquisa em educação e suas diferentes modalidades. Definição do objeto de estudo. Discussão e planejamento da pesquisa a ser realizada. Revisão bibliográfica. Elaboração do pré-projeto. |
Política Educacional Brasileira I | 136 | Anual | 3º ano | Identificação dos nexos entre o modo de produção capitalista, o Estado e a instituição das leis e reformas educacionais da Educação Escolar no Brasil a partir do Império, e os desdobramentos político-pedagógicos. |
Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática | 102 | Anual | 3º ano | Os fundamentos teórico-metodológicos da educação matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. A articulação entre os conteúdos matemáticos: história e contextualização. Situações problema enquanto norteadoras do encaminhamento metodológico. Oralidade e texto matemático. O desenvolvimento do raciocínio lógico e a superação do ensino mecanizado. A etnomatemática. |
Teoria e Prática do Ensino de História e Geografia | 102 | Anual | 3º ano | Os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de história e geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Análise histórica das relações entre o homem e a sociedade no espaço e no tempo. Concepções do ensino de geografia e história. Implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. |
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III | 136 | Anual | 4º ano | Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência na Educação Infantil. |
Fundamentos da Educação Especial | 136 | Anual | 4º ano | Compreensão do desenvolvimento histórico da educação especial: concepção, necessidade e sua articulação com os processos de integração e inclusão; conhecimento das características e potencialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais na perspectiva histórico-social; desenvolvimento do processo educativo e sua contribuição na constituição do educador e do educando como sujeitos sociais. |
Fundamentos da Educação Infantil | 136 | Anual | 4º ano | História das concepções ocidentais de Infância Os atendimentos e a constituição do direito à educação da criança pequena no Brasil. A mediação pedagógica no cuidar e educar nas creches e pré-escolas. O conhecimento de mundo e a dimensão simbólica: Brinquedo, arte e movimento na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. |
Libras | 68 | Anual | 4º ano | Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para aquisição da Libras- a Língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. |
Política Educacional Brasileira II | 68 | Anual | 4º ano | Exame da formulação da política educacional brasileira contemporânea – legislação, projetos e programas – como resultado das disputas entre os projetos educacionais dos diferentes grupos sociais. |
Teoria e Prática do Ensino de Ciências Naturais | 68 | Anual | 4º ano | Estudo das relações entre homem e natureza mediadas pelo trabalho como origem da ciência, da tecnologia e da sociedade. As concepções do Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental e suas implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. |
Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa | 68 | Anual | 4º ano | Concepções de língua, linguagem e texto, diversidade lingüística e ensino da língua padrão. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade e escrita, leitura e produção de textos. Funções da escrita e as condições de produção de texto escrito na escola, avaliação do texto escrito. Leitura, condições escolares de formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos, habilidade e estratégias envolvidas no processamento da leitura. Conhecimentos lingüísticos e letramento. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 68 | Anual | 4º ano | Desenvolvimento da pesquisa. Trabalho de orientação da pesquisa. Elaboração e redação científica do trabalho. Apresentação do trabalho de Conclusão de Curso. |
Trabalho e Educação | 68 | Anual | 4º ano | A compreensão do processo de transformação dos modos de produção e leitura crítica do papel da educação na sociedade contemporânea, marcada por profundas mudanças nos modelos de produção e organização do trabalho. |
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Andréa Cristina Martelli | Doutorado | 55 45 32203171 | andrea.martelli@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2710039502114100 |
Claudia Barbosa | Doutorado | claudia.barbosa@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1191713026861699 | |
Cléria Maria Wendling | Mestrado | 55 45 32203000 | cleria.wendling@unioeste.br | |
Elvenice Tatiana Zóia | Mestrado | elvenice.zoia@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9333984865024976 | |
Isabel Cristina Correa Roesch | Doutorado | isabel.roesch@unioeste.br | ||
Jane Peruzo Iacono | Doutorado | 55 45 32207370 | jane.iacono@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0508456648541332 |
José Carlos dos Santos | Doutorado | 55 45 32205713 | jose.santos@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8774702624197992 |
João Batista Zanardini | Doutorado | 55 45 32203171 | joao.zanardini@unioeste.br | |
João Carlos da Silva | Doutorado | 55 45 32203171 | joao.silva@unioeste.br | |
Katiuscia Wagner | Mestrado | katiuscia.wagner@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2600950670521450 | |
Liliam Faria Porto Borges | Pós-Doutorado | 55 45 32203171 | liliam.borges@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1150722215932785 |
Luana Pagano Peres Molina | Doutorado | luana.molina@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4702661126898507 | |
Marciana Pelin Kliemann | Doutorado | 55 45 32203171 | marciana.kliemann@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7810310797222928 |
Marco Antonio Batista Carvalho | Doutorado | 55 45 32203171 | marco.carvalho@unioeste.br | |
Maria Ester Rodrigues | Doutorado | 55 45 32203171 | maria.rodrigues@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5988082469441642 |
Maria Lidia Sica Szymanski | Pós-Doutorado | 55 45 32203171 | maria.szymanski@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9237911847876411 |
Marlene Lucia Siebert Sapelli | Doutorado | marlene.sapelli@unioeste.br | ||
Neide da Silveira Duarte de Matos | Doutorado | 55 45 32203171 | neide.matos@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6501371935947033 |
Neiva Gallina Mazzuco | Doutorado | 55 45 32203171 | neiva.mazzuco@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7964164411349818 |
Paulino José Orso | Doutorado | 55 45 32203172 | paulino.orso@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8247504761634290 |
Paulo Humberto Porto Borges | Doutorado | 55 45 32203171 | paulo.borges@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3666391237095572 |
Roberto Antonio Deitos | Doutorado | 55 45 32203171 | roberto.deitos@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4743456433918126 |
Simone Sandri | Doutorado | 55 45 32203171 | simone.sandri@unioeste.br | |
Tania Maria Rechia Schroeder | Doutorado | 55 45 32203171 | tania.rechia@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5605834926513023 |
Valdecir Soligo | Doutorado | valdecir.soligo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5365966751665341 | |
Vilmar Malacarne | Doutorado | 55 45 32203277 | vilmar.malacarne@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2174433445359774 |
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de TCC | 02/06/2016 | Resolução 092/2013-CEPE |
Regulamento de Estágio | 02/06/2016 | Resolução 082/2016-CEPE |
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso CSC0046 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021
Acessos: 779536