Matemática
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Matemática
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Perfil do Profissional
Deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa.
Campo de Atuação
O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 1687 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 256/2016-CEPE de 07/10/2008
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Coordenação
Jean Sebastian Toillier
Email: jean.toillier@unioeste.br
Telefone:
Disciplinas da Estrutura Curricular
Docentes
Regulamentos
Projetos de Ensino
Centro: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Matemática
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantando no ano de 1987.
Perfil do Profissional
Deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa.
Campo de Atuação
O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 1687 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 256/2016-CEPE de 07/10/2008
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 5 | 5 | 4 | 5 | 5 |
---|
Jean Sebastian Toillier
Email: jean.toillier@unioeste.br
Telefone:
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Complementos de Matematica | 136 | Anual | 1º ano | Conjuntos numéricos. Funções reais de variável real. Progressões. Razões trigonométricas. Polinômios. Análise combinatória. Binômio de Newton. |
Cálculo Diferencial e Integral I | 136 | Anual | 1º ano | Limites. Continuidade. Derivadas com uma variável real. Integrais com uma variável real. |
Desenho Geométrico | 68 | Anual | 1º ano | Lugares geométricos. Operações e construções com ângulos. Construções com segmentos. Aplicações do teorema de Pitágoras. Segmento Áureo. Triângulos. Quadriláteros. Translação. Simetria. Homotetia. Equivalência. Retificação da circunferência e de arcos de circunferência. Divisão da circunferência. |
Fundamentos da Matemática | 102 | Anual | 1º ano | Lógica simbólica. Teoria dos conjuntos. Métodos de demonstração. Álgebra dos inteiros. |
Geometria Analítica e Vetorial | 102 | Anual | 1º ano | Vetores no plano e no espaço tridimensional, retas, planos, cônicas e quádricas. |
Geometria Euclidiana I | 68 | Anual | 1º ano | Axiomas. Congruências. Polígonos. Semelhança de triângulos. Circunferência e círculo. Áreas. |
Laboratório de Ensino de Matemática | 68 | Anual | 1º ano | Discussão de possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino de conteúdos abordados na disciplina de Complementos de Matemática, entre outras. Análise e confecção de materiais didáticos. |
Cálculo Diferencial e Integral II | 136 | Anual | 2º ano | Sequências. Séries numéricas. Séries de potências. Funções reais de várias variáveis reais. Limites. Continuidade. Derivadas. Integrais múltiplas. Teorema de Green. Equações Diferenciais Ordinárias. |
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática | 102 | Anual | 2º ano | Estudo de linhas teóricas da Didática da Matemática. Estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica. Opções metodológicas para conteúdos estruturantes da Matemática da Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre aspectos étnico-raciais. |
Física I | 68 | Anual | 2º ano | Sistemas métricos. Movimento em duas e três dimensões. Leis de Newton. Trabalho e Energia. Calorimetria. Termometria. Primeira Lei da Termodinâmica. |
Geometria Euclidiana II | 68 | Anual | 2º ano | Ponto, reta e plano no espaço. Intersecção de retas e planos. Paralelismo e perpendicularismo entre retas e planos. Diedros. Triedros. Poliedros. Esfera. Cilindro e cones. |
Optativa I | 68 | Semestral | 2º ano | ... |
Psicologia da Educação Aplicada à Educação Matemática | 68 | Semestral | 2º ano | Teorias do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais relativas à educação matemática. Análise das concepções teóricas sobre o processo ensino e aprendizagem: enfoques comportamentalista, humanista, cognitivista, histórico-cultural e implicações para a prática docente. |
Tendências em Educação Matemática | 68 | Anual | 2º ano | Introdução à Filosofia da Matemática e à Filosofia da Educação Matemática. Pressupostos teóricos e práticos do conhecimento científico na Educação Matemática. Estudo e análise das tendências em Educação Matemática no âmbito do ensino e da pesquisa. |
Álgebra Linear | 102 | Anual | 2º ano | Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais. Produto Interno e ortogonalização de bases. Transformações lineares. Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores. |
Estatística Básica | 68 | Anual | 3º ano | Análise exploratória de dados. Aplicação da análise exploratória em dados ambientais. Probabilidades. Amostragem e estimadores. Teste de hipóteses. Correlação e regressão. Análise de variância. |
Física II | 68 | Semestral | 3º ano | Conceitos em eletrostática; corrente elétrica e resistência elétrica; circuitos de corrente contínua; princípios de eletromagnetismo. |
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado I | 272 | Anual | 3º ano | Evolução histórica da Educação Brasileira. Estudo da organização escolar na Educação Básica: políticas e legislação, estruturas e funcionamento. Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Fundamental. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Fundamental. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental. |
Métodos Numéricos Computacionais | 102 | Anual | 3º ano | Erros. Zeros de funções. Sistemas de equações lineares e não-lineares. Interpolação polinomial. Ajuste de funções. Diferenciação numérica. Integração numérica. Solução de equações diferenciais ordinárias. Cálculo de máximos e mínimos de funções reais de uma variável real. |
Optativa II | 68 | Semestral | 3º ano | ... |
Resolução de Problemas e Modelagem Matemática | 102 | Anual | 3º ano | Análise e discussão de métodos, abordagens e técnicas para explorar a resolução de problemas e a modelagem matemática. Modelagem como método de produção científica e tecnológica. Resolução de problemas e modelagem como opção metodológica da prática educativa. Modelagem Matemática relativa a temas ambientais. |
Álgebra | 136 | Anual | 3º ano | Relações de ordem e equivalência. Aplicações, funções e leis de composição interna. Construção dos números inteiros e racionais como classes de equivalência. Grupos: conceitos e propriedades, Teorema de Lagrange, subgrupos normais e grupos quocientes. Anéis: conceitos e propriedades, ideais, anéis de integridade e anéis quociente. Corpos: conceitos e propriedades, corpos finitos, infinitos e característica, corpo de frações de um anel de integridade. Anéis de polinômios. |
Análise Real | 136 | Anual | 4º ano | Conjuntos finitos e infinitos. Números reais. Sequências de números reais. Séries numéricas. Noções de Topologia na Reta. Limites de funções. Funções contínuas. Derivadas. Integral de Riemann. Sequências de funções. |
Cálculo de Probabilidades | 68 | Anual | 4º ano | Definição axiomática de probabilidades e propriedades de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Esperança matemática. Distribuição e esperança condicionais. Funções de variáveis aleatórias. Função geratriz de momentos. Leis dos grandes números. Funções características e convergência. Teorema central do limite. |
História da Matemática | 68 | Anual | 4º ano | Estudo de produções científicas relacionadas com as idéias fundamentais da Matemática. Tendências teórico-metodológicas que fundamentam a produção científica da Matemática e seu ensino. Estudo das relações étnico-raciais e da história, cultura e produção científica afro-brasileira, africana e indígena. |
Libras | 68 | Semestral | 4º ano | O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Língua Brasileira de Sinais. Conceitos referentes ao “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue”, “língua(gem)”. Noção básica de linguística da Língua Brasileira de Sinais. Especificidades gramatical e de estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais. |
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado II | 272 | Anual | 4º ano | Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Médio. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Médio. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental. |
Monografia | 136 | Anual | 4º ano | Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas de Educação Matemática e Matemática. Normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos. |
Optativa III | 68 | Semestral | 4º ano | ... |
Variaveis Complexas | 68 | Anual | 4º ano | Números complexos, Funções Complexas, Continuidade e limites de funções complexas, Diferenciação complexa, Transformações através de funções elementares, Integração Complexa. |
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Adelize Trentin Lemes | Mestrado | adelize.lemes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2121638750811193 | |
Amarildo de Vicente | Doutorado | 55 45 32203167 | amarildo.vicente@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4990988054246839 |
André Vicente | Doutorado | 55 45 32207292 | andre.vicente@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5363258579893221 |
Arleni Elise Sella Langer | Mestrado | 55 45 32203287 | arleni.sella@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0680429306744973 |
Clezio Aparecido Braga | Doutorado | 55 45 32203166 | clezio.braga@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2354877304415098 |
Dulcyene Maria Ribeiro | Pós-Doutorado | 55 45 32203164 | dulcyene.ribeiro@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2317743898339524 |
Emerson Mario Boldo | Doutorado | emerson.boldo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9118963600147548 | |
Fabiana Magda Garcia Papani | Doutorado | 55 45 32203164 | fabiana.papani@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5105432174707505 |
Felipe Leandro da Silva Costa | Doutorado | felipe.costa9@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3292140878100133 | |
Flavio Roberto Dias Silva | Doutorado | flavio.silva4@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9019677210728492 | |
Francieli Cristina Agostinetto Antunes | Mestrado | 55 45 32203164 | francieli.antunes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8670412633799111 |
Jean Sebastian Toillier | Mestrado | jean.toillier@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0183168966052104 | |
Katiuscia Wagner | Mestrado | katiuscia.wagner@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2600950670521450 | |
Luciana Pagliosa Carvalho Guedes | Doutorado | 55 45 32207320 | luciana.guedes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3195220544719864 |
Miguel Angel Uribe Opazo | Doutorado | 55 45 32203175 | miguel.opazo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4179444121729414 |
Pamela Gonçalves | Mestrado | pamela.goncalves@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5771836689218162 | |
Paulo Domingos Conejo | Doutorado | paulo.conejo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9877889524998591 | |
Pedro Pablo Durand Lazo | Doutorado | 55 45 32203164 | pedro.lazo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6562031070856171 |
Raquel Lehrer | Doutorado | 55 45 32203167 | raquel.lehrer@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1796744155338645 |
Renato Ribeiro Guimarães | Doutorado | renato.guimaraes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2092973792615484 | |
Rosangela Villwock | Doutorado | 55 45 32203167 | rosangela.villwock@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2576133417405952 |
Sandro Marcos Guzzo | Doutorado | 55 45 32203167 | sandro.guzzo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3819068946086008 |
Simone Aparecida Miloca | Doutorado | 55 45 32207355 | simone.miloca@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4694429479318132 |
Titulo | Data | Arquivo |
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Regulamento de Estágio | 03/08/2009 | Resolução 175/2009-CEPE |
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Fonte: Academus; Curso CSC0027 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021
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