Ciências Biológicas
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Perfil do Profissional
O curso de Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.
Campo de Atuação
O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 3110 Diário Oficial do Estado - 22/10/2019
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 241/2018-CEPE de 07/10/2018
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Coordenação
Jose Flavio Candido Junior
Email: jose.candido@unioeste.br
Telefone: 45 32207265
Disciplinas da Estrutura Curricular
Docentes
Regulamentos
Projetos de Ensino
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Iimplantado no ano de 1995.
Perfil do Profissional
O curso de Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.
Campo de Atuação
O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 3110 Diário Oficial do Estado - 22/10/2019
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 241/2018-CEPE de 07/10/2018
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 |
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Jose Flavio Candido Junior
Email: jose.candido@unioeste.br
Telefone: 45 32207265
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Anatomia e Morfologia Vegetal | 85 | Anual | 1º ano | Introdução ao Reino Plantae. Ciclos de vida dos vegetais. Célula vegetal. Tecidos vegetais. Morfologia, variações e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (esporângio, gametângio, flor, fruto e semente). Anatomia e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (flor, fruto e semente). |
Bioquímica | 85 | Anual | 1º ano | Biomoléculas; Água, pH e tampão; Estrutura química dos aminoácidos e peptídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos; Enzimas; Bioenergética; Fotossíntese; Metabolismo dos carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos; Integração metabólica e hormonal. |
Fundamentos de Biologia | 68 | Anual | 1º ano | Ementa: Compreensão básica do método científico. Condições para a vida na Terra. Origem da vida. Características básicas da vida incluindo: reprodução sexuada e assexuada, conceito de semaforontes, padrões morfológicos nos diversos grupos biológicos tais como tipos de simetria e de crescimento; obtenção de matéria e energia. Conceitos básicos de Evolução: Seleção Natural, Sexual e Artificial; as bases do Neodarwinismo; Adaptação; Evo-Devo; Heterocronia; convergência, paralelismo e co-evolução. Conceitos básicos de Biogeografia: padrões e mecanismos fundamentais que influenciam a de ocorrência das espécies. |
Introdução à Pesquisa em Biologia | 68 | Anual | 1º ano | Aulas teórico-práticas em grupos nos laboratórios de pesquisadores do próprio curso para que o aluno observe o que é realizado nas diversas áreas da biologia. |
Química Geral | 85 | Anual | 1º ano | Conceitos básicos de química inorgânica; Importância da química; Estequiometria de fórmulas e de reações; Ligações químicas; Soluções e equilíbrio químico; Conceitos básicos de química orgânica; Fundamentos; Teoria estrutural; Hibridação; Funções orgânicas; Estereoquímica. |
Anatomia Humana | 85 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução à anatomia. Aparelhos locomotor e urogenital. Sistemas circulatório, linfático, respiratório, digestório, nervoso e órgãos dos sentidos (olho e orelha). |
Biologia Celular | 85 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Origem da vida e evolução celular; Classificação celular; Métodos de estudo das células; Morfofisiologia dos constituintes de Procariotos e Protozoa; Morfofisiologia dos constituintes das células eucarióticas, membrana plasmática, citoesqueleto; Núcleo celular; Ciclo celular; Tipos de divisão celular; Morte celular programada; Diversidade celular e matriz extracelular; Noções básicas de diferenciação celular; Vírus. |
Histologia Animal | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Métodos de estudo aplicados à histologia; Estudo dos tecidos: epitelial, sistema tegumentar, conjuntivos, adiposo, cartilaginoso, ósseo, sangue, sistema linfóide, nervoso e muscular. |
Ecologia I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | O que é Ecologia, Recurso e condição, Escala, diversidade e rigor científico. Ecologia e Dinâmica de Populações: História de vida, Distribuição e abundância, Crescimento e controle populacional, Dinâmica de populações. Interações entre organismos: Competição, Predação e herbivoria, Parasitismo, Mutualismo e comensalismo e sua importância na conservação dos ambientes naturais |
Métodos e Técnicas em Pesquisa Biológica | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Métodos científicos e técnicas dos diferentes tipos de pesquisa. Fatos, hipóteses, teorias em pesquisa, leis. Introdução à redação de projeto de pesquisa e de dissertação/tese. Estruturas formais e funcionais do discurso científico. Subsídios para a produção e a interpretação de textos científicos: resumo, resenha, relatório, projetos de pesquisa. Ferramentas que fazem parte do ambiente de pesquisa científica. |
Sistemática Filogenética | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Sistemática e diversidade biológica; Noções básicas de classificações biológicas; Coleções científicas em biologia, conceito de série tipo; Códigos e regras internacionais de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica; Grupos monofiléticos e merofiléticos, plesiomorfia, apomorfia, sinapomorfia, simplesiomorfia e homoplasia; Princípio de parcimônia e construção de cladogramas com base em matrizes de características tanto morfológicas quanto moleculares. Bioinformática na sistemática filogenética |
Zoologia dos Invertebrados I | 85 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Diversidade animal quanto aos padrões de estrutura corporal, tamanho, habitat e modo de vida. Estudo geral de Protozoa. Estudo morfofuncional e sistemático de Animalia, [com abordagem] de Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida. Adaptações morfológicas e fisiológicas; ecologia, conservação ambiental para os seus táxons e importância econômica. |
Biofísica | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Biofísica das membranas. Fluídos, tensão superficial e capilaridade. Bioeletricidade, Biopotenciais, Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular, movimentos, biomecânica e elasticidade. Biofísica dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Biofísica da Visão. Ondas mecânicas, bioacústica e comunicação sonora. Geomagnetismo, biomagnetismo e radiação eletromagnética. |
Embriologia Animal | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Gametogênese e tipos de ovos; Sinalização celular entre gametas; Etapas da fertilização e bloqueios de poliespermia; Tipos de clivagens; Blastulação; Determinação celular e Afinidade seletiva; Movimentos de gastrulação e os três folhetos embrionários; Notocorda e Neurulação; Desenvolvimento de anamniotas; Desenvolvimento de amniotas; Embriologia de mamíferos placentários; Anexos embrionários; Teratologia. |
Fisiologia Vegetal | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | A água no sistema solo-planta-atmosfera (absorção e perdas). Crescimento e produtividade vegetal. Interceptação da energia radiante. Mecanismos fotossintéticos nas plantas. Distribuição de assimilados nas plantas. Respiração e economia de carbono nas plantas. Regulação do crescimento e desenvolvimento. Aspectos fisiológicos e ecológicos da germinação. Respostas aos estímulos. |
Genética Molecular | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estrutura e função dos ácidos nucléicos; Cromossomos procarioto e eucarioto; Fluxo da informação genética; Código genético; Mutação; Regulação da expressão gênica procariota; Diversidade de anticorpos e câncer; Técnicas em genética molecular. |
Sistemática de Criptógamas e Micologia | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Introdução à taxonomia vegetal. Sistemas de classificação e filogenia dos grandes grupos vegetais. Caracterização morfológica e sistemática e importância econômica dos seguintes grupos vegetais: Algas (Cyanophyta/Cyanobactéria, Euglenophyta, Bacillariophyta, Chlorophyta, Charophyta, Rhodophyta, Phaeophyta), Reino Fungi, Fungos liquenizados, Bryophyta, Lycophyta e Monilophyta. |
Zoologia dos Invertebrados II | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo morfofuncional, sistemático, aspectos evolutivos e ecológicos de Arthropoda, Nematoda, Rotifera, Acanthocephala e Echinodermata.relação. Importância dos grupos estudados como bioindicadores ambientais e/ou seu papel no desenvolvimento sustentável. |
Bioestatística I | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Noções básicas de matemática. Introdução à Estatística Descritiva: tabelas, gráficos, distribuição de frequências, medidas de tendência central, medidas de posição, medidas de dispersão dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade Clássica e Distribuições de Probabilidade (Normal, Poisson e Binomial). |
Fisiologia Humana | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Meio interno e homeostase; Fisiologia dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiovascular, respiratório e renal. |
Genética Geral e Humana | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Mendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Alelos múltiplos. Alelos letais. Fatores que modificam as proporções mendelianas. Interação gênica. Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento genético. Princípios da Herança poligênica e multifatorial. Herança extranuclear. Estrutura e função dos cromossomos. Alterações cromossômicas. Origem e efeitos das alterações cromossômicas no homem. |
Geologia | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
Sistemática de Fanerógamas | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Sistemas de classificação e filogenia. Técnicas de coleta e herborização. Chaves dicotômicas. Espécies de interesse econômico e florístico para a região. Caracterização morfológica e sistemática das principais famílias de Gimnospermas e Angiospermas. |
Estágio Supervisonado em Ciências Biológicas I | 136 | Anual | 3º ano | Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. |
Bioestatística II | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estimação pontual e por intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Introdução à correlação e regressão. Introdução à analise de variância e testes de comparações múltiplas. Testes de associação entre variáveis qualitativas (teste de qui quadrado e resíduos ajustados). |
Ecologia II | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estrutura e dinâmica de comunidades: Comunidades Ecológicas, Sucessão ecológica, Biogeografia, Partição de recursos e coexistência, Teorias de não equilíbrio (hipótese de distúrbio intermediário e hipótese neutra). Estrutura e funcionamento de Ecossistemas: Produtividade primária e secundária, Fluxo de energia e teias tróficas, Ciclos Biogeoquímicos. Ecologia Aplicada: Biologia da Conservação, Degradação de hábitats, Sustentabilidade, Mudanças climáticas globais, conservação e educação ambiental. |
Genética de Populações e Evolução | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Frequências alélicas, genotípicas e fenotípicas; Dinâmica dos genes nas populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg e suas aplicações; Teorias evolucionistas; Fatores ecológicos e evolutivos; Estrutura de populações, seleção e deriva; Especiação; Filogenética; Evolução humana. |
Imunologia | 51 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Fundamentos de imunologia. Sistema imune, imunidade inata e adaptativa. Sistema linfoide. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Processamento e apresentação de antígenos, ativação e regulação das respostas imunes. Resposta imune celular e humoral. Reações de Hipersensibilidades do tipo I, II, III e IV. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores. Doenças auto-imunes. Imunodeficiências. |
Optativa I | 34 | Semestral | 3º ano 1º semestre | ... |
Zoologia dos Cordados I | 85 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Origem e relações evolutivas de Hemichordata e Chordata. Morfofisiologia de Hemichordata. Diversidade, Morfologia funcional e sistemática de cordados basais (Cephalochordata e Urochordata) e vertebrados anamniotos (peixes e anfíbios). Comparação entre órgãos e sistemas e relações evolutivas e adaptativas. Origem e evolução de Tetrapoda e a invasão dos ambientes terrestres. Importância ecológica, ameaças e conservação dos grupos viventes. |
Microbiologia Geral e Ambiental | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Características gerais de bactérias, fungos, vírus e sua patogonia. Estrurua, fisiologia, nutrição, genética e metabolismo de microrganimos homem-ambiente. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos. Macanismo ação dos antimicrobiano. Mecanismos de patogenicidade microbiana e resistência do hospedeiro. Caracterização dos microrganismos em seus habitats naturais (solo, água e ar) e seu potencial de aplicação. Microbiologia do ar. água e solo. Ecologia microbiana. Biorremediação. |
Optativa II | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | ... |
Paleontologia | 85 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Processos de fossilização e tafonomia. Estratigrafia e bioestratigrafia. Origem e registro da vida nos eons Arqueano e Proterozoico. Contexto tectônico e ambiental relacionado à história da vida no Eon Fanerozoico: faunas dos períodos Ediacarano e Cambriano. Principais grupos de invertebrados fósseis. Origem e diversificação dos principais grupos de plantas e de vertebrados. Paleontologia da Bacia do Paraná. Noções de preservação do patrimônio paleontológico. |
Redação Científica em Biologia | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estrutura básica de um texto científico: texto, tabelas e figuras. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Estilos de redação técnica. Apresentação implícita e explícita de hipóteses. Elaboração de projetos, e relatos técnico/científicos. Citação de referências Bibliográficas. |
Zoologia dos Cordados II | 85 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo morfofuncional e sistemático de tetrápodes Amniota. Comparações dos órgãos e sistemas em Sauropsida (Testudines, Lepidosauria e Archosauria) e Synapsida (Mammalia). Diversidade, adaptações morfológicas, história evolutiva, ecologia, ameaças e conservação ambiental para seus táxons. |
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II | 204 | Semestral | 4º ano | Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. |
Optativa III | 34 | Semestral | 4º ano | ... |
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas | 204 | Anual | 4º ano | Trabalho de conclusão de curso aplicado a biologia. |
Antropologia e Sociologia | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A pré-história da Antropologia; principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo; A especificidade da prática antropológica; o ato de pensar; do senso comum ao senso crítico; Ética profissional; A formação cultural de um povo e seus conceitos éticos, considerando os diretos humanos e relações étnico-raciais. Relação da Sociologia e Antropologia na formação dos conceitos de conservação e educação ambiental. |
Educação Ambiental | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo; Meio ambiente e sociedade; Plano Nacional de Educação Ambiental; Interdisciplinariedade em Educação Ambiental; Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não-formais; Documentos planetários. Desenvolvimento da prática para a formação do professor de Ciências Biológicas. |
Fisiologia Animal Comparada | 85 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Osmorregulação; Excreção do nitrogênio amínico; Órgão de excreção e formação de urina; Respiração; Fisiologia do mergulho; Digestão; Termorregulação; Hormônios; Fotocepção e visão; Sistema nervoso e comportamento. |
Gestão e Consultoria Ambiental | 85 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Introdução e histórico da problemática ambiental local, regional e global. Principais problemas ambientais e suas consequências à vida no planeta, e a importância do desenvolvimento sustentável e a educação ambiental para a solução de problemas. Noções gerais de legislação ambiental e avaliações de impactos ambientais. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), auditorias ambientais nas empresas e as normas ISO. Unidades de conservação e ICMS ecológico. Tecnologias alternativas e empreendedorismo na gestão ambiental. Experiências em consultoria ambiental. Atribuições do profissional biólogo. |
História e Filosofia da Ciência | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | História da constituição das Ciências como conhecimento humano: dos povos pré-históricos à Revolução Científica; Principais períodos, fatos e personagens da história das Ciências da Natureza: Ciência Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; Constituição da Biologia como Ciência Autônoma: o papel da Evolução; Imagens contextualizadas da Ciência, do Cientista e do Método Científico; Relações entre Ciência e Sociedade. |
Parasitologia | 51 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Relação parasito-hospedeiro; Aspectos morfológicos, biológicos, epidemiológicos e profiláticos das principais parasitoses intestinais, tissulares e sanguíneas; Vetores. |
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Ana Carla Marques da Silva | Mestrado | 55 45 32203130 | ana.silva@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1536694023683011 |
Ana Tereza Bittencourt Guimarães | Doutorado | ana.bittencourt@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7043053823250811 | |
Andréa Maria Teixeira Fortes | Doutorado | 55 45 32207206 | andrea.fortes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1584973071720617 |
Angélica Soares | Doutorado | 55 45 32205793 | angelica.soares@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1540117704079178 |
Ednéia Fátima Brambilla Torquato | Doutorado | 55 45 32207405 | edneia.torquato@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9756944685266007 |
Eliseu Vieira Dias | Doutorado | eliseu.dias@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5970789398466562 | |
Fabiana Gisele da Silva Pinto | Doutorado | 55 45 32207201 | fabiana.pinto@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9361463429150328 |
Gláucia Soares Tolentino | Doutorado | glaucia.tolentino@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4719172268012237 | |
Helaine Maruska Vieira Silva | Doutorado | 55 45 32207489 | helaine.silva@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7770981509392180 |
Joao Paulo de Arruda Amorim | Doutorado | 55 45 32207402 | joao.amorim@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4100033010756626 |
Jocicléia Thums Konerat | Doutorado | jocicleia.konerat@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2337560357435337 | |
Jose Flavio Candido Junior | Doutorado | 55 45 32207265 | jose.candido@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2097727596751405 |
Kamilla Zabotti Giuffrida | Mestrado | kamilla.giuffrida@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7776166388603921 | |
Karine Orlandi Bonato | Doutorado | karine.bonato@unioeste.br | ||
Lianara Teresinha Mumbach Brandenburg | Mestrado | 55 45 32203198 | lianara.brandenburg@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2056858385079462 |
Luciana Paula Gregio D'arce Rodrigues | Doutorado | 55 45 32203235 | luciana.rodrigues2@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8509075458523465 |
Luis Francisco Angeli Alves | Doutorado | 55 45 32203288 | luis.alves@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0613029292752945 |
Lívia Godinho Temponi | Doutorado | 55 45 32207335 | livia.temponi@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6073829585718937 |
Marcia Miranda Torrejais | Doutorado | 55 45 32205793 | marcia.torrejais@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6079757636423339 |
Margarete Nakatani | Doutorado | 55 45 32207489 | margarete.nakatani@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5781242319797780 |
Maria Lucia Bonfleur | Doutorado | 55 45 32203257 | maria.bonfleur@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4991058118655491 |
Marina Kimiko Kadowaki | Pós-Doutorado | 55 45 32203292 | marina.kadowaki@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1819723253019762 |
Maristela Jorge Padoin | Doutorado | 55 45 32203247 | maristela.padoin@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5242004138264449 |
Miryan Denise Araujo Coracini | Doutorado | 55 45 32204214 | miryan.coracini@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1022962740238794 |
Norma Catarina Bueno | Pós-Doutorado | 55 45 32203239 | norma.bueno@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9418172604810458 |
Rafaela Maria Moresco | Doutorado | rafaela.moresco@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5267818086748215 | |
Roberto Laridondo Lui | Doutorado | 55 45 32203235 | roberto.lui@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9248633088721225 |
Rosilene Luciana Delariva | Doutorado | 55 45 32207396 | rosilene.delariva@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4590095662665915 |
Sandra Lucinei Balbo | Doutorado | 55 45 32203257 | sandra.balbo@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9681926747750294 |
Shirley Martins Silva | Doutorado | 55 45 32207350 | shirley.silva@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8306632785180942 |
Silvano Piovan | Doutorado | silvano.piovan@unioeste.br | ||
Vladimir Pavan Margarido | Pós-Doutorado | 55 45 32203235 | vladimir.margarido@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5121185222918238 |
Titulo | Data | Arquivo |
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Regulamento de Estágio | 28/05/2010 | Resolução 083/2010-CEPE |
Regulamento de Monografia | 27/03/2008 | Resolução 100/2008-CEPE |
Regulamento de TCC | 26/04/2011 | Resolução 059/2011-CEPE |
Não encontrado |
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Fonte: Academus; Curso CSC0004 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2022
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