Ciências Biológicas
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
O curso de Ciências Biológicas teve o início das atividades no ano de 1995. História: As Ciências Biológicas na Unioeste tiveram seu início na década de 70, com a intensa colonização da região oeste, decorrente da crescente expansão da agricultura, mecanizada e intensiva, que levou também à modernização das atividades econômicas e o aumento da população. A demanda por educação passou a representar a instrumentalização para ao ingresso no mercado de trabalho e, em última instância, para melhores condições de sobrevivência em um novo contexto econômico. Essa demanda fez com que, no Oeste do Paraná, a década de 1970 tenha se transformado na década da construção de escolas. A implantação de novas escolas, ou ampliação das existentes, requereu crescente número de professores habilitados e qualificados para o ensino, tendo sido assim, implantados os primeiros cursos superiores no Oeste do Paraná visando à formação de professores. Neste contexto surgiu o Curso de Ciências - Licenciatura de 1º grau oferecido pela então Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel). A partir de 1986 passou-se a oferecer a modalidade “Habilitação em Biologia”, sendo que na sequência, foi implantado o Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, criado pelo Parecer 260/92 – CEE. No ano de 2002, foi aprovada a expansão de vagas para o curso de Ciências Biológicas, com a divisão do curso nas modalidades Licenciatura e Bacharelado já no vestibular 2002/2003, segundo as diretrizes curriculares para Biologia. Em 2008 foi feita nova reestruturação do Plano Político Pedagógico do curso, buscando atualizar as abordagens e buscando o oferecimento de disciplinas e conteúdos mais adequados à formação profissional do biólogo. Essa alteração não teve grandes modificações, caracterizando-se por uma série de ajustes de menor expressão, uma vez que os egressos estavam apresentando substancial sucesso na inserção em cursos de pós-graduação, docência e iniciativa privada. Passados alguns anos é chegada a hora de nova reestruturação do Plano Político Pedagógico, novamente com ajustes de menor envergadura, considerando-se as poucas mudanças propostas. Mais uma vez, a avaliação da necessidade de poucas mudanças se dá com base no número e expressão dos egressos no mercado de trabalho e/ou aprovação em cursos de pós-graduação em instituições renomadas em todo o Brasil e exterior. Biólogos formados na Unioeste têm atuado em Instituições de Ensino como docentes, desde o nível fundamental ao superior, bem como em Secretarias Municipais de Meio Ambiente (ou órgãos equivalentes), em empresas do setor agroindustrial, Instituições de Pesquisa, etc. Além disso, cerca de 50% dos egressos encaminharam-se a outras instituições de ensino superior do estado do Paraná e de outros Estados do Brasil, em busca de aprimoramento, participando de Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Este último fato demonstra a maturidade dos docentes da Unioeste na formação dos alunos, dando-lhes embasamento para a vivência profissional e no encaminhamento para a iniciação científica, de forma que estes se encontram em níveis semelhantes aos alunos formados nas tradicionais escolas de Biologia do Brasil.
Perfil do Profissional O curso de Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.
Campo de Atuação O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 227 Diário Oficial do Estado - 13/12/2023
O Curso
O curso de Ciências Biológicas teve o início das atividades no ano de 1995. História: As Ciências Biológicas na Unioeste tiveram seu início na década de 70, com a intensa colonização da região oeste, decorrente da crescente expansão da agricultura, mecanizada e intensiva, que levou também à modernização das atividades econômicas e o aumento da população. A demanda por educação passou a representar a instrumentalização para ao ingresso no mercado de trabalho e, em última instância, para melhores condições de sobrevivência em um novo contexto econômico. Essa demanda fez com que, no Oeste do Paraná, a década de 1970 tenha se transformado na década da construção de escolas. A implantação de novas escolas, ou ampliação das existentes, requereu crescente número de professores habilitados e qualificados para o ensino, tendo sido assim, implantados os primeiros cursos superiores no Oeste do Paraná visando à formação de professores. Neste contexto surgiu o Curso de Ciências - Licenciatura de 1º grau oferecido pela então Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel). A partir de 1986 passou-se a oferecer a modalidade “Habilitação em Biologia”, sendo que na sequência, foi implantado o Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, criado pelo Parecer 260/92 – CEE. No ano de 2002, foi aprovada a expansão de vagas para o curso de Ciências Biológicas, com a divisão do curso nas modalidades Licenciatura e Bacharelado já no vestibular 2002/2003, segundo as diretrizes curriculares para Biologia. Em 2008 foi feita nova reestruturação do Plano Político Pedagógico do curso, buscando atualizar as abordagens e buscando o oferecimento de disciplinas e conteúdos mais adequados à formação profissional do biólogo. Essa alteração não teve grandes modificações, caracterizando-se por uma série de ajustes de menor expressão, uma vez que os egressos estavam apresentando substancial sucesso na inserção em cursos de pós-graduação, docência e iniciativa privada. Passados alguns anos é chegada a hora de nova reestruturação do Plano Político Pedagógico, novamente com ajustes de menor envergadura, considerando-se as poucas mudanças propostas. Mais uma vez, a avaliação da necessidade de poucas mudanças se dá com base no número e expressão dos egressos no mercado de trabalho e/ou aprovação em cursos de pós-graduação em instituições renomadas em todo o Brasil e exterior. Biólogos formados na Unioeste têm atuado em Instituições de Ensino como docentes, desde o nível fundamental ao superior, bem como em Secretarias Municipais de Meio Ambiente (ou órgãos equivalentes), em empresas do setor agroindustrial, Instituições de Pesquisa, etc. Além disso, cerca de 50% dos egressos encaminharam-se a outras instituições de ensino superior do estado do Paraná e de outros Estados do Brasil, em busca de aprimoramento, participando de Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Este último fato demonstra a maturidade dos docentes da Unioeste na formação dos alunos, dando-lhes embasamento para a vivência profissional e no encaminhamento para a iniciação científica, de forma que estes se encontram em níveis semelhantes aos alunos formados nas tradicionais escolas de Biologia do Brasil.
Perfil do Profissional O curso de Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.
Campo de Atuação O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 227 Diário Oficial do Estado - 13/12/2023
Coordenação
Norma Catarina Bueno
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Telefone: 45 32203239
Norma Catarina Bueno
Email:
Telefone: 45 32203239
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 |
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Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 029/2023-CEPE de 30/03/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 029/2023-CEPE de 30/03/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Anatomia e Morfologia Vegetal | 85 | Anual | 1º ano | Introdução ao Reino Plantae. Ciclos de vida dos vegetais. Célula vegetal. Tecidos vegetais. Morfologia, variações e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (esporângio, gametângio, flor, fruto e semente). Anatomia e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (flor, fruto e semente). |
Bioquímica | 85 | Anual | 1º ano | Biomoléculas; Água, pH e tampão; Estrutura química dos aminoácidos e peptídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos; Enzimas; Bioenergética; Fotossíntese; Metabolismo dos carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos; Integração metabólica e hormonal. |
Fundamentos de Biologia | 68 | Anual | 1º ano | Ementa: Compreensão básica do método científico. Condições para a vida na Terra. Origem da vida. Características básicas da vida incluindo: reprodução sexuada e assexuada, conceito de semaforontes, padrões morfológicos nos diversos grupos biológicos tais como tipos de simetria e de crescimento; obtenção de matéria e energia. Conceitos básicos de Evolução: Seleção Natural, Sexual e Artificial; as bases do Neodarwinismo; Adaptação; Evo-Devo; Heterocronia; convergência, paralelismo e co-evolução. Conceitos básicos de Biogeografia: padrões e mecanismos fundamentais que influenciam a de ocorrência das espécies. |
Introdução à Pesquisa em Biologia | 68 | Anual | 1º ano | Aulas teórico-práticas em grupos nos laboratórios de pesquisadores do próprio curso para que o aluno observe o que é realizado nas diversas áreas da biologia. |
Química Geral | 85 | Anual | 1º ano | Conceitos básicos de química inorgânica; Importância da química; Estequiometria de fórmulas e de reações; Ligações químicas; Soluções e equilíbrio químico; Conceitos básicos de química orgânica; Fundamentos; Teoria estrutural; Hibridação; Funções orgânicas; Estereoquímica. |
Anatomia Humana | 85 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução à anatomia. Aparelhos locomotor e urogenital. Sistemas circulatório, linfático, respiratório, digestório, nervoso e órgãos dos sentidos (olho e orelha). |
Biologia Celular | 85 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Origem da vida e evolução celular; Classificação celular; Métodos de estudo das células; Morfofisiologia dos constituintes de Procariotos e Protozoa; Morfofisiologia dos constituintes das células eucarióticas, membrana plasmática, citoesqueleto; Núcleo celular; Ciclo celular; Tipos de divisão celular; Morte celular programada; Diversidade celular e matriz extracelular; Noções básicas de diferenciação celular; Vírus. |
Histologia Animal | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Métodos de estudo aplicados à histologia; Estudo dos tecidos: epitelial, sistema tegumentar, conjuntivos, adiposo, cartilaginoso, ósseo, sangue, sistema linfóide, nervoso e muscular. |
Ecologia I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | O que é Ecologia, Recurso e condição, Escala, diversidade e rigor científico. Ecologia e Dinâmica de Populações: História de vida, Distribuição e abundância, Crescimento e controle populacional, Dinâmica de populações. Interações entre organismos: Competição, Predação e herbivoria, Parasitismo, Mutualismo e comensalismo e sua importância na conservação dos ambientes naturais |
Métodos e Técnicas em Pesquisa Biológica | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Métodos científicos e técnicas dos diferentes tipos de pesquisa. Fatos, hipóteses, teorias em pesquisa, leis. Introdução à redação de projeto de pesquisa e de dissertação/ |
Sistemática Filogenética | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Sistemática e diversidade biológica; Noções básicas de classificações biológicas; Coleções científicas em biologia, conceito de série tipo; Códigos e regras internacionais de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica; Grupos monofiléticos e merofiléticos, plesiomorfia, apomorfia, sinapomorfia, simplesiomorfia e homoplasia; Princípio de parcimônia e construção de cladogramas com base em matrizes de características tanto morfológicas quanto moleculares. Bioinformática na sistemática filogenética |
Zoologia dos Invertebrados I | 85 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Diversidade animal quanto aos padrões de estrutura corporal, tamanho, habitat e modo de vida. Estudo geral de Protozoa. Estudo morfofuncional e sistemático de Animalia, [com abordagem] de Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida. Adaptações morfológicas e fisiológicas; ecologia, conservação ambiental para os seus táxons e importância econômica. |
Biofísica | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Biofísica das membranas. Fluídos, tensão superficial e capilaridade. Bioeletricidade, Biopotenciais, Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular, movimentos, biomecânica e elasticidade. Biofísica dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Biofísica da Visão. Ondas mecânicas, bioacústica e comunicação sonora. Geomagnetismo, biomagnetismo e radiação eletromagnética. |
Embriologia Animal | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Gametogênese e tipos de ovos; Sinalização celular entre gametas; Etapas da fertilização e bloqueios de poliespermia; Tipos de clivagens; Blastulação; Determinação celular e Afinidade seletiva; Movimentos de gastrulação e os três folhetos embrionários; Notocorda e Neurulação; Desenvolvimento de anamniotas; Desenvolvimento de amniotas; Embriologia de mamíferos placentários; Anexos embrionários; Teratologia. |
Fisiologia Vegetal | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | A água no sistema solo-planta-atmosfera (absorção e perdas). Crescimento e produtividade vegetal. Interceptação da energia radiante. Mecanismos fotossintéticos nas plantas. Distribuição de assimilados nas plantas. Respiração e economia de carbono nas plantas. Regulação do crescimento e desenvolvimento. Aspectos fisiológicos e ecológicos da germinação. Respostas aos estímulos. |
Genética Molecular | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estrutura e função dos ácidos nucléicos; Cromossomos procarioto e eucarioto; Fluxo da informação genética; Código genético; Mutação; Regulação da expressão gênica procariota; Diversidade de anticorpos e câncer; Técnicas em genética molecular. |
Sistemática de Criptógamas e Micologia | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Introdução à taxonomia vegetal. Sistemas de classificação e filogenia dos grandes grupos vegetais. Caracterização morfológica e sistemática e importância econômica dos seguintes grupos vegetais: Algas (Cyanophyta/ |
Zoologia dos Invertebrados II | 85 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo morfofuncional, sistemático, aspectos evolutivos e ecológicos de Arthropoda, Nematoda, Rotifera, Acanthocephala e Echinodermata.relação. Importância dos grupos estudados como bioindicadores ambientais e/ |
Bioestatística I | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Noções básicas de matemática. Introdução à Estatística Descritiva: tabelas, gráficos, distribuição de frequências, medidas de tendência central, medidas de posição, medidas de dispersão dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade Clássica e Distribuições de Probabilidade (Normal, Poisson e Binomial). |
Fisiologia Humana | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Meio interno e homeostase; Fisiologia dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiovascular, respiratório e renal. |
Genética Geral e Humana | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Mendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Alelos múltiplos. Alelos letais. Fatores que modificam as proporções mendelianas. Interação gênica. Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento genético. Princípios da Herança poligênica e multifatorial. Herança extranuclear. Estrutura e função dos cromossomos. Alterações cromossômicas. Origem e efeitos das alterações cromossômicas no homem. |
Geologia | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Origem do Universo e do Sistema Solar. Estrutura e constituição da Terra. Tectônica de Placas. Escala geológica do tempo. Elementos de mineralogia. Rochas Magmáticas e vulcanismo. Rochas Metamórficas. Rochas Sedimentares. Intemperismo, formação do solo e sua conservação. Padrões básicos de circulação atmosférica e oceânica. Elementos de hidrologia e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável. |
Sistemática de Fanerógamas | 85 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Sistemas de classificação e filogenia. Técnicas de coleta e herborização. Chaves dicotômicas. Espécies de interesse econômico e florístico para a região. Caracterização morfológica e sistemática das principais famílias de Gimnospermas e Angiospermas. |
Estágio SupervisIonado em Ciências Biológicas I | 136 | Anual | 3º ano | Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. |
Bioestatística II | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estimação pontual e por intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Introdução à correlação e regressão. Introdução à analise de variância e testes de comparações múltiplas. Testes de associação entre variáveis qualitativas (teste de qui quadrado e resíduos ajustados). |
Ecologia II | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estrutura e dinâmica de comunidades: Comunidades Ecológicas, Sucessão ecológica, Biogeografia, Partição de recursos e coexistência, Teorias de não equilíbrio (hipótese de distúrbio intermediário e hipótese neutra). Estrutura e funcionamento de Ecossistemas: Produtividade primária e secundária, Fluxo de energia e teias tróficas, Ciclos Biogeoquímicos. Ecologia Aplicada: Biologia da Conservação, Degradação de hábitats, Sustentabilidade, Mudanças climáticas globais, conservação e educação ambiental. |
Genética de Populações e Evolução | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Frequências alélicas, genotípicas e fenotípicas; Dinâmica dos genes nas populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg e suas aplicações; Teorias evolucionistas; Fatores ecológicos e evolutivos; Estrutura de populações, seleção e deriva; Especiação; Filogenética; Evolução humana. |
Imunologia | 51 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Fundamentos de imunologia. Sistema imune, imunidade inata e adaptativa. Sistema linfoide. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Processamento e apresentação de antígenos, ativação e regulação das respostas imunes. Resposta imune celular e humoral. Reações de Hipersensibilidades do tipo I, II, III e IV. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores. Doenças auto-imunes. Imunodeficiências. |
Optativa I | 34 | Semestral | 3º ano 1º semestre | ... |
Zoologia dos Cordados I | 85 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Origem e relações evolutivas de Hemichordata e Chordata. Morfofisiologia de Hemichordata. Diversidade, Morfologia funcional e sistemática de cordados basais (Cephalochordata e Urochordata) e vertebrados anamniotos (peixes e anfíbios). Comparação entre órgãos e sistemas e relações evolutivas e adaptativas. Origem e evolução de Tetrapoda e a invasão dos ambientes terrestres. Importância ecológica, ameaças e conservação dos grupos viventes. |
Microbiologia Geral e Ambiental | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Características gerais de bactérias, fungos, vírus e sua patogonia. Estrurua, fisiologia, nutrição, genética e metabolismo de microrganimos homem-ambiente. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos. Macanismo ação dos antimicrobiano. Mecanismos de patogenicidade microbiana e resistência do hospedeiro. Caracterização dos microrganismos em seus habitats naturais (solo, água e ar) e seu potencial de aplicação. Microbiologia do ar. água e solo. Ecologia microbiana. Biorremediação. |
Optativa II | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | ... |
Paleontologia | 85 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Processos de fossilização e tafonomia. Estratigrafia e bioestratigrafia. Origem e registro da vida nos eons Arqueano e Proterozoico. Contexto tectônico e ambiental relacionado à história da vida no Eon Fanerozoico: faunas dos períodos Ediacarano e Cambriano. Principais grupos de invertebrados fósseis. Origem e diversificação dos principais grupos de plantas e de vertebrados. Paleontologia da Bacia do Paraná. Noções de preservação do patrimônio paleontológico. |
Redação Científica em Biologia | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estrutura básica de um texto científico: texto, tabelas e figuras. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Estilos de redação técnica. Apresentação implícita e explícita de hipóteses. Elaboração de projetos, e relatos técnico/ |
Zoologia dos Cordados II | 85 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo morfofuncional e sistemático de tetrápodes Amniota. Comparações dos órgãos e sistemas em Sauropsida (Testudines, Lepidosauria e Archosauria) e Synapsida (Mammalia). Diversidade, adaptações morfológicas, história evolutiva, ecologia, ameaças e conservação ambiental para seus táxons. |
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II | 204 | Semestral | 4º ano | Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. |
Optativa III | 34 | Semestral | 4º ano | ... |
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas | 204 | Anual | 4º ano | Trabalho de conclusão de curso aplicado a biologia. |
Antropologia e Sociologia | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A pré-história da Antropologia; principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo; A especificidade da prática antropológica; o ato de pensar; do senso comum ao senso crítico; Ética profissional; A formação cultural de um povo e seus conceitos éticos, considerando os diretos humanos e relações étnico-raciais. Relação da Sociologia e Antropologia na formação dos conceitos de conservação e educação ambiental. |
Educação Ambiental | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo; Meio ambiente e sociedade; Plano Nacional de Educação Ambiental; Interdisciplinariedade em Educação Ambiental; Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não-formais; Documentos planetários. Desenvolvimento da prática para a formação do professor de Ciências Biológicas. |
Fisiologia Animal Comparada | 85 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Osmorregulação; Excreção do nitrogênio amínico; Órgão de excreção e formação de urina; Respiração; Fisiologia do mergulho; Digestão; Termorregulação; Hormônios; Fotocepção e visão; Sistema nervoso e comportamento. |
Gestão e Consultoria Ambiental | 85 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Introdução e histórico da problemática ambiental local, regional e global. Principais problemas ambientais e suas consequências à vida no planeta, e a importância do desenvolvimento sustentável e a educação ambiental para a solução de problemas. Noções gerais de legislação ambiental e avaliações de impactos ambientais. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), auditorias ambientais nas empresas e as normas ISO. Unidades de conservação e ICMS ecológico. Tecnologias alternativas e empreendedorismo na gestão ambiental. Experiências em consultoria ambiental. Atribuições do profissional biólogo. |
História e Filosofia da Ciência | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | História da constituição das Ciências como conhecimento humano: dos povos pré-históricos à Revolução Científica; Principais períodos, fatos e personagens da história das Ciências da Natureza: Ciência Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; Constituição da Biologia como Ciência Autônoma: o papel da Evolução; Imagens contextualizadas da Ciência, do Cientista e do Método Científico; Relações entre Ciência e Sociedade. |
Parasitologia | 51 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Relação parasito-hospedeiro; Aspectos morfológicos, biológicos, epidemiológicos e profiláticos das principais parasitoses intestinais, tissulares e sanguíneas; Vetores. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Alexandre Scheifele | Doutorado | lattes.cnpq.br/8471173903124675 | ||
Ana Carla Marques da Silva | Mestrado | 55 45 32203130 | lattes.cnpq.br/1536694023683011 | |
Andréa Maria Teixeira Fortes | Doutorado | 55 45 32203177 | lattes.cnpq.br/1584973071720617 | |
Angélica Soares | Doutorado | 55 45 32205793 | lattes.cnpq.br/1540117704079178 | |
Ariana Cericatto da Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/6653386096189507 | ||
Crislei Larentis | Doutorado | 55 45 32203254 | ||
Débora Jacomini | Doutorado | 55 45 32203000 | lattes.cnpq.br/0808153078488417 | |
Ednéia Fátima Brambilla Torquato | Doutorado | 55 45 32207405 | lattes.cnpq.br/9756944685266007 | |
Elaine Manoela Porto Amorim | Doutorado | 55 45 32207402 | lattes.cnpq.br/8259986555600622 | |
Fabiana Gisele da Silva Pinto | Doutorado | 55 45 32207201 | lattes.cnpq.br/9361463429150328 | |
Fernanda Aparecida Meglhioratti | Pós-Doutorado | 55 45 32204272 | ||
Janaine Kunrath Hammes | Doutorado | |||
Jose Flavio Candido Junior | Doutorado | lattes.cnpq.br/2097727596751405 | ||
Lianara Teresinha Mumbach Brandenburg | Mestrado | 55 45 32203198 | lattes.cnpq.br/2056858385079462 | |
Luciana Paula Gregio D'arce Rodrigues | Doutorado | 55 45 33214695 | lattes.cnpq.br/8509075458523465 | |
Luciano Lazzarini Wolff | Doutorado | 55 45 32203254 | lattes.cnpq.br/1264659516837674 | |
Luis Francisco Angeli Alves | Doutorado | 55 45 32203288 | lattes.cnpq.br/0613029292752945 | |
Lívia Godinho Temponi | Doutorado | 55 45 32207335 | lattes.cnpq.br/6073829585718937 | |
Marcel Baeta Lacerda Santos | Doutorado | |||
Marcia Miranda Torrejais | Doutorado | 55 45 32205793 | lattes.cnpq.br/6079757636423339 | |
Margarete Nakatani | Doutorado | 55 45 32207489 | lattes.cnpq.br/5781242319797780 | |
Maria Lucia Bonfleur | Doutorado | 55 45 32203257 | lattes.cnpq.br/4991058118655491 | |
Maristela Jorge Padoin | Doutorado | 55 45 32203247 | lattes.cnpq.br/5242004138264449 | |
Miryan Denise Araujo Coracini | Doutorado | 55 45 32204214 | lattes.cnpq.br/1022962740238794 | |
Norma Catarina Bueno | Pós-Doutorado | 55 45 32203239 | lattes.cnpq.br/9418172604810458 | |
Rafaela Maria Moresco | Doutorado | lattes.cnpq.br/5267818086748215 | ||
Ralpho Rinaldo dos Reis | Doutorado | 55 45 32203210 | lattes.cnpq.br/0979626502949916 | |
Roberto Laridondo Lui | Doutorado | 55 45 32203275 | lattes.cnpq.br/9248633088721225 | |
Rosilene Luciana Delariva | Doutorado | 55 45 32207396 | lattes.cnpq.br/4590095662665915 | |
Sandra Lucinei Balbo | Pós-Doutorado | 55 45 32203257 | lattes.cnpq.br/9681926747750294 | |
Shirley Martins Silva | Doutorado | 55 45 32207350 | lattes.cnpq.br/8306632785180942 | |
Sonia de Lucena Mioranza | Doutorado | 55 45 32203255 | lattes.cnpq.br/8159944391263327 | |
Thaís Duarte Bifano | Pós-Doutorado | 55 45 32203216 | lattes.cnpq.br/0871689035821721 | |
Vladimir Pavan Margarido | Pós-Doutorado | 55 45 32203235 | lattes.cnpq.br/5121185222918238 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
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Regulamento de Estágio | 28/05/2010 | Resolução 083/2010-CEPE |
Regulamento de Monografia | 27/03/2008 | Resolução 100/2008-CEPE |
Regulamento de TCC | 12/06/2019 | Resolução 092/2019-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
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Fonte: Academus; Curso CSC0004 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
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