2018 | 2022 | 5 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 010/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 010/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 116 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 260 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Projetos | 49 | Anual | - | ... |
Filosofia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Os fundamentos ontológicos do ser social. A dimensão da sociabilidade, trabalho e alienação. As formas de consciência: política, ciência, religião, moral e arte. As atuais reflexões éticas sobre a ciência e suas repercussões no mundo do trabalho. Correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social. |
Introdução ao Serviço Social | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: o Serviço Social no contexto da produção e reprodução das relações sociais. O desenvolvimento do Serviço Social nas bases da expansão do sistema capitalista monopolista brasileiro. Marco regulatório da profissão de Serviço Social. O exercício profissional e os espaços sócio-ocupacionais. Atribuições e competências da/ |
Leitura e Redação Científica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Produção de conhecimento na área do Serviço Social. Normas da ABNT e pesquisa em base de dados aplicados ao Serviço Social. Leitura e produção de redação científica, resumos, resenhas e artigos científicos. A produção e interpretação de textos críticos. Organização e sistematização de dados científicos. Exposição de trabalhos científicos. Construção e exposição de seminários. |
Sociologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A emergência da sociedade burguesa e a constituição do ser social; a configuração da sociologia como campo científico; as matrizes clássicas do pensamento sociológico (Marx Weber, Durkheim). Processos sociais fundamentais: industrialização, modernização, urbanização e seus constitutivos, globalização. |
“Questão Social” e Serviço Social I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A gênese da “questão social” na sociedade capitalista. Pobreza, pauperismo e “questão social”. Questão Social e classes sociais. As expressões da “Questão Social”. Questão Social, problema social e exclusão social: diferenças e aproximações. “Questão Social” e política social. “Questão Social” e Serviço Social: o objeto da profissão. |
Antropologia | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A constituição da Antropologia como disciplina; O campo e objeto de estudo; Alteridade; Cultura e Sociedade; A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da subjetividade. Imaginário, representações sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais com ênfase na realidade brasileira e suas particularidades regionais e multiculturais a partir de abordagens teórico-antropológicas. Tendências da antropologia contemporânea. |
Formação sociohistórica do Brasil e América Latina | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Herança escravista e colonial da sociedade brasileira e constituição do Estado nacional. A particularidade do processo de inserção brasileira nas relações capitalistas de produção. Capitalismo dependente. Superexploração do trabalho. Ditaduras, democratização e lutas sociais na América Latina. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: a emergência do capitalismo urbano-industrial na Europa, na América Latina e no Brasil no final do século XIX até a década de 1940. |
Metodologia da Pesquisa | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A pesquisa na produção do conhecimento teórico-científico e a razão científica. Fundamentos da pesquisa qualitativa e quantitativa. Métodos e técnicas de pequisa. O projeto de pesquisa e as normas da ABNT. |
Universidade e Sociedade | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A inserção na Universidade pública e a vida acadêmica; A inserção da Unioeste no contexto regional; O Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão; Projetos de pesquisa e extensão do curso de graduação em Serviço Social. Perspectivas sócio-históricas e conceituais da Educação Inclusiva. |
Direito e Legislação Social | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Os fundamentos do direito na sociedade de classes. A organização do Estado, dos poderes e da ordem social. Os direitos humanos e as garantias constitucionais. A legislação social no Brasil: da Constitução Federal de 1988 à atualidade. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: a particularidade do desenvolvimento do Serviço Social na América Latina e no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. |
Trabalho, Processo de Trabalho e Constituição da Sociabilidade | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A centralidade ontológica da categoria trabalho na formação do ser social e sua refração no Serviço Social: o processo de produção capitalista moderno e a formação do valor trabalho. O trabalho e o processo de trabalho como eixos centrais da produção e reprodução da vida social: do Artesanato ao Toyotismo. Repercussões na constituição das formas e organização dos sujeitos sociais e seus rebatimentos no trabalho profissional de assistentes sociais. |
Ética e Serviço Social I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Gênese e desenvolvimento sócio-histórico dos fundamentos ontológicos da ética. A práxis humana e o modo de objetivação de capacidades e valores, com ênfase na sociedade capitalista. O fundamento epistemológico e ontológico-social da dimensão ético-moral da vida social e os direitos humanos. |
“Questão Social” e Serviço Social II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A “questão social” no capitalismo tardio-financeiro. “Questão Social” e Neoliberalismo. O debate sobre a chamada “nova questão social”. A escola regulacionista e a “questão social”. As particularidades das expressões da “questão social” no Brasil: capitalismo periférico e “questão social”. Questão Social na agenda (neo)conservadora. Novas expressões da questão social. Desqualificação e desfiliação social. Questão Social no debate contemporâneo do Serviço Social. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: particularidade do desenvolvimento do Serviço Social no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. |
Política Social e o Serviço Social I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Fundamentos das Políticas Sociais: marxismo, positivismo/ |
Psicologia Social | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Introdução à História da Psicologia. História da psicologia social: América Latina e Brasil. Psicologia social como área de conhecimento e como área de atuação. Aspectos teóricos e conceituais: definições e problematizações de psicologia social. Fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos de psicologia social. Psicologia social e Movimentos Sociais. Interface entre o Serviço Social e a Psicologia Social. |
Questão Agrária, Ruralidades e Desenvolvimento Regional | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A questão agrária e ambiental como expressão da “questão social”. O rural enquanto espaço de relações capitalistas e a lógica do desenvolvimento agrícola contemporâneo. A transformação do trabalhador agrícola familiar pela empresa capitalista do agronegócio. A Revolução Verde. Apropriação privada dos recursos naturais e os impactos ambientais. O processo de modernização da agricultura (Educação ambiental) e as facetas contemporâneas dos processos de desenvolvimento rural no Brasil, com ênfase às particularidades do Sudoeste do Paraná. |
Ética e Serviço Social II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Os Códigos de Ética na trajetória sócio-histórica do Serviço Social brasileiro e a Lei 8.662/ |
Estágio Supervisionado em Serviço Social I | 102 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Introdução ao exercício profissional através da problematização das diferentes expressões da “questão social” concernentes ao espaço sócio-ocupacional/ |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social IV | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: a particularidade do desenvolvimento do Serviço Social dos anos 1990 à atualidade, na particularidade brasileira e latino-americana. Modernidade e pós-modernidade no Serviço Social brasileiro. |
Núcleo Temático 1: Política de Assistência Social e Serviço Social | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A trajetória histórica da Assistência Social: filantropia, ação pública e política social de Estado. O processo de institucionalização da Assistência Social no Brasil: o complexo previdenciário-assistencial. Assistência social e cidadania: a Constituição de 1988. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). A Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O Sistema Único de Assistência Social (SUAS): serviços, equipamentos e sujeitos. Proteção Social Básica: fundamentos, programas e serviços. Proteção Social Especial de média e alta complexidade: fundamentos, programas e serviços. Tendências Contemporâneas da Política de Assistência Social. O Serviço Social na Assistência Social: gestão e trabalho profissional. |
Pesquisa em Serviço Social I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa científica. A pesquisa social e o Serviço Social: a razão formal-abstrata e a razão crítico-dialética na produção do conhecimento. As abordagens quantitativas, qualitativas e crítico-dialética na pesquisa em Serviço Social: caracteríticas e diferenças. Paradigmas modernos e pós-modernos na pesquisa em Serviço Social. |
Política Social e Serviço Social II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Política Social e a crise estrutural do capital: neoliberalismo, gerencialismo e mercantilização. Tendências contemporâneas da política social. Política social, emancipação humana e emancipação política. Sujeitos coletivos, movimentos sociais e políticas sociais. Modelos clássicos de bem-estar social: liberal/ |
Práxis Profissional em Serviço Social I | 34 | Semestral | 3° ano 1º semestre | O significado social do estágio supervisionado na formação profissional em Serviço Social: Legislações, política, resoluções e normativas reguladoras do Estágio Supervisionado e a elaboração de documentos de acompanhamento de estágio como instrumento pedagógico. A práxis como mediação entre a formação e o trabalho profissional. Aproximação ao debate teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo da profissão. A dimensão investigativa do Serviço Social e o estágio supervisionado. As demandas e as respostas sócio-profissionais nos espaços sócio-ocupacionais. |
Classes Sociais e Movimentos Sociais | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Sociedade capitalista e luta de classes. Sociedade civil, classes sociais e sujeitos coletivos. Estado, lutas sociais e as relações de exploração/ |
Estágio Supervisionado em Serviço Social II | 102 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Apreensão das competências e atribuições privativas da/ |
Gestão Social e Análise de Políticas Públicas | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A gestão democrática. A descentralização político-administrativa e o poder local. As relações entre Estado e sociedade civil na contemporaneidade e as novas formas de gestão social. A avaliação de políticas e programas sociais, como procedimento estratégico de gestão social. Introdução a conceitos e enfoques teóricos relevantes para o estudo empírico do processo de formulação e implementação de políticas públicas. O papel das políticas públicas como delineador da estrutura sócio-política e administrativa do Estado. Participação popular como estratégias de publicização e controle social democrático das políticas públicas. Processo de decisão, implantação e avaliação de políticas além das ferramentas e dificuldades de operacionalização. |
Núcleo Temático 2: Política de Saúde e Serviço Social | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | O debate sobre as perspectivas de saúde. Determinação e determinantes sociais da saúde. Política de Saúde e reprodução social no capitalismo. Atenção primária em saúde e promoção da saúde. Origens e institucionalização do sistema de saúde do Brasil. Movimento de Reforma Sanitária. Saúde e democracia: a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendências contemporâneas da política de saúde. Serviço Social na Saúde: trajetória histórica. A relação entre Projeto de Reforma Sanitária e o Projeto Ético-Político Profissional. A prática do Serviço Social na Saúde: instrumentos e estratégias profissionais. O Serviço Social na atenção primária em saúde, na média e na alta complexidade. |
Pesquisa em Serviço Social II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A construção do projeto de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com vinculação às Linhas de Pesquisa dos docentes. |
Práxis Profissional em Serviço Social II | 34 | Semestral | 3° ano 2º semestre | O estágio supervisionado na formação profissional em Serviço Social. O projeto ético-político e o exercício profissional na defesa de direitos nos espaços sócio-ocupacionais a partir da inserção nos diferentes campos da política social e grupos populacionais. A dimensão investigativa do Serviço Social e o estágio supervisionado. As demandas e as respostas sócio-profissionais nos espaços sócio-ocupacionais. Elaboração da documentação de estágio estabelecida no Regulamento de estágio supervisionado. |
Educação Popular e Extensão Universitária | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A Extensão Universitária no contexto da realidade brasileira. Educação formal e educação popular insurgente - trajetórias e territórios populares. A extensão universitária e a educação popular como espaços de formação e trabalho profissional das/ |
Estágio Supervisionado em Serviço Social III | 102 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Apropriação do exercício profissional na perspectiva da totalidade a partir da experiência de estágio supervisionado no contexto da formação profissional em Serviço Social. Planejamento e formulação do projeto de intervenção no campo de estágio supervisionado. Elaboração da documentação de estágio estabelecida no Regulamento de estágio supervisionado. |
Gênero, Diversidade Sexual e Serviço Social | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A estruturação das relações sociais de gênero e sexo. Desigualdades de gênero na sociabilidade cisheteropatriarcal capitalista. Gênero, Diversidade Sexual, poder e empoderamentos. Diversidade sexual – sexualidades, identidades e performatividades de gênero. Gênero e teoria feminista: a condição das mulheres. Corpos, regulações sociais de sexo e reprodução social. Gênero e Masculinidades. O Serviço Social no enfrentamento às opressões/ |
Instrumentalidade do Serviço Social e as dimensões da profissão | 34 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A instrumentalidade do Serviço Social como possibilidade de operar as sínteses entre as dimensões da profissão. A instrumentalidade do Serviço Social e as racionalidades que dela derivam: instrumental e critico-dialético. A categoria mediação. Mediação e práxis profissional. A dimensão técnico-operativa, suas particularidades, limites e possibilidades a partir de uma abordagem crítico-dialética. A dimensão técnico-operativa como a razão de ser da profissão. Relação teoria e prática. |
Libras | 34 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: introdução aos conceitos básicos e concepção sociocultural sobre a surdez e implicações sociais, linguísticas, legais e culturais. A construção de uma sociedade inclusiva. LIBRAS: o alfabeto; expressões manuais e não manuais; diálogos com vocabulário básico. |
Práxis Profissional em Serviço Social III | 34 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estágio supervisionado em Serviço Social: fortalecer o entendimento do exercício profissional como especialização do trabalho coletivo na sociedade capitalista e a importância da instrumentalidade no exercício profissional. A dimensão investigativa do Serviço Social e o estágio supervisionado. As demandas e as respostas sócio-profissionais nos espaços sócio-ocupacionais. Formulação do projeto de intervenção no campo de estágio supervisionado. Elaboração da documentação de estágio estabelecida no Regulamento de estágio supervisionado. |
Questão Étnico-Racial e Serviço Social | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Raça/ |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 34 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A produção do conhecimento e o Serviço Social. Elaboração dos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) convergentes com as Linhas de Pesquisa das/ |
Estágio Supervisionado em Serviço Social IV | 102 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Implementação, monitoramento e avaliação do projeto de intervenção profissional. Apropriação do exercício profissional na perspectiva da totalidade a partir da experiência de estágio supervisionado no contexto da formação profissional em Serviço Social. Elaboração da documentação de estágio estabelecida no Regulamento de estágio supervisionado. |
Fundamentos e Financiamento das Políticas Públicas | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Fundamentos das políticas públicas. Matrizes/ |
Núcleo Temático 3: Infâncias, Juventudes e Envelhecimento | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | O debate geracional no mundo contemporâneo. Os processos que envolvem infância, juventude e velhice enquanto construções sociais, históricas e culturais, bem como expressões da questão social. Indicadores socioeconômicos, proteção social e protagonismo político. As demandas pela reconfiguração do espaço urbano e de equipamentos sociais. Políticas e programas sociais para infâncias, juventude e envelhecimento. O trabalho da/ |
Práxis Profissional em Serviço Social IV | 34 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Estágio supervisionado em Serviço Social. Relação teórico-prática no acompanhamento da formação e exercício profissional nos respectivos campos de estágio. A dimensão investigativa do Serviço Social e o estágio supervisionado. As demandas e as respostas sócio-profissionais nos espaços sócio-ocupacionais. Execução, monitoramento e avaliação do projeto de intervenção no campo de estágio supervisionado com apresentação. Elaboração da documentação de estágio estabelecida no Regulamento de estágio supervisionado. |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 34 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A produção do conhecimento e o Serviço Social. Elaboração dos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) convergentes com as Linhas de Pesquisa das/ |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Adriana Brito da Silva | Mestrado | |||
Alessandra Vieira Fernandes | Mestrado | |||
Clério Plein | Doutorado | 55 46 35204803 | lattes.cnpq.br/4958851752576901 | |
Douglas Alexandre Boschini | Doutorado | |||
Elouise Mileni Stecanella | Mestrado | lattes.cnpq.br/4238863472745393 | ||
Esdras Tavares de Oliveira | Doutorado | lattes.cnpq.br/6879696036329822 | ||
Evandro Alves Barbosa Filho | Doutorado | |||
Francieli do Rocio de Campos | Doutorado | 55 46 35204895 | lattes.cnpq.br/3491240523407392 | |
Iana Carla Couto | Doutorado | |||
Talita Lúcia Lamb | Mestrado | lattes.cnpq.br/7277929901390067 | ||
Vanessa Furtado Fontana | Doutorado | lattes.cnpq.br/4422601480776919 | ||
Vanice Martins Fedrigo | Mestrado | lattes.cnpq.br/0395305154934474 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 18/05/2017 | Resolução 131/2017-CEPE |
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso | 13/12/2022 | Resolução 242/2022-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FB0041 ; Grade 2023/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 723274