Geografia
Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Humanas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Geografia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1985.
Perfil do Profissional Conhecer os conceitos geográficos; articular os elementos que compõem os processos naturais e sociais; e principalmente, desenvolver metodologias de ensino a serem aplicadas em sala de aula.
Campo de Atuação Forma professores de Geografia, para ministrarem aulas no ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 006 Diário Oficial do Estado - 06/02/2024
O Curso
Implantado no ano de 1985.
Perfil do Profissional Conhecer os conceitos geográficos; articular os elementos que compõem os processos naturais e sociais; e principalmente, desenvolver metodologias de ensino a serem aplicadas em sala de aula.
Campo de Atuação Forma professores de Geografia, para ministrarem aulas no ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 006 Diário Oficial do Estado - 06/02/2024
Coordenação
Silvia Regina Pereira
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 46 35204816
Silvia Regina Pereira
Email:
Telefone: 46 35204816
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 007/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 007/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Cartografia Geral e Temática | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Conceitos de Cartografia. Planta, Carta e Mapa. Forma e dimensões da Terra. Movimentos da Terra. Coordenadas geográficas. Fusos horários. Projeções cartográficas. Coordenadas UTM. Elementos de representação cartográfica: título escala, legenda, orientação e grade de coordenadas. Cartografia temática: modos de implantação e variáveis visuais. Métodos estatísticos para estabelecimento de classes temáticas. Elaboração de documentos cartográficos para o ensino de Geografia. |
Climatologia Básica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo das bases meteorológicas necessárias para interpretar, analisar e explicar as variáveis atmosféricas e suas interrelações com a superfície terrestre e a sociedade. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular para o ensino da Climatologia Básica. |
Fundamentos da Educação Geográfica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Teorias pedagógicas. História da Geografia Escolar no Brasil. Educação Geográfica na Educação escolar. Compreensão da relação sujeito-objeto no ato de produção do conhecimento e na espacialidade dos fenômenos vivenciados. |
História e Epistemologia da Geografia I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | As origens do conhecimento geográfico. A Geografia Antiga. A Geografia Medieval. A Geografia Renascentista. Bernhard Varenius e a constituição da Geografia Moderna. |
Mineralogia e Petrografia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo dos processos geradores de minerais e rochas tanto em nível interno da crosta terrestre como aqueles que se desenvolvem na superfície. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular, visando o entendimento de conceitos mineralógicos e petrográficos trabalhados no Ensino. |
Climatogia Dinâmica | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo dos fenômenos climáticos e os sistemas atmosféricos responsáveis pelos tipos e mecanismos do tempo, bem como do ritmo climático em escala regional. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular para o ensino da Climatologia Dinâmica. |
Geografia Econômica I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Teorias da Economia Política. Modos de Produção e Formação Sócio Espacial. Capitalismo em Perspectiva Histórica. Acumulação e Centralização do capital. Estado e Mercado. Ciclos Econômicos e Tecnologia. Divisão Territorial do Trabalho. |
Geologia Histórica | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo da sucessão dos eventos espaço-temporais ao longo da evolução do Planeta e o condicionamento da paisagem natural atual à Tectônica Global. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular visando o entendimento de conceitos da geodinâmica trabalhados no Ensino. |
História e Epistemologia da Geografia II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A Geografia Clássica Alemã. A Geografia Clássica Francesa. Richard Hartshorne e o Método Regional. A Geografia Neopositivista. A Geografia Crítica. A Geografia Humanística. A Geografia no Brasil. |
Introdução à Pesquisa em Geografia | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Fundamentos e características do saber científico. A ciência geográfica e seu objeto de estudo. A pesquisa em Geografia e seus métodos. Diferentes metodologias de produção de informações para a pesquisa em Geografia. Elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Técnicas e normas de pesquisa. |
Cartografia Escolar | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Cartografia escolar e ensino de Geografia. As representações cartográficas enquanto linguagem, percepção, subjetividade e abstração do espaço geográfico. O mapa como recurso didático de referência para o ensino na decodificação e reinterpretação do espaço. Representatividade espacial e o processo de localização, dimensionamento, correlação de fenômenos, princípios e aplicações práticas no ensino da Geografia. |
Geografia Econômica II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Ciclos Econômicos e Organização do Espaço. Desenvolvimento Econômico em Perspectiva Histórica e Geográfica. Industrialização Clássica. Industrialização Tardia. Planificação econômica. Comércio Exterior. Globalização e Financeirização. Dinâmica Geoeconômica do Mundo Atual. |
Geografia do Brasil I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Formação espacial brasileira. Políticas públicas de desenvolvimento e gestão territorial. Infraestrutura, indústria, serviços, transportes e mobilidade do trabalho. |
Geomorfologia Geral | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Introduzir a Ciência Geomorfológica enquanto campo científico, destacando suas abordagens escalares espaciais e temporais, enfatizando as escalas de ação de fatores endógenos e o papel da estrutura geológica na evolução do relevo. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular voltadas ao ensino e materiais didáticos, referente aos conteúdos geomorfológicos. |
Teorias da Região e Regionalização | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | As diferentes abordagens de região na geografia contemporânea. A regionalização como classificação de áreas e como produção de espaços geográficos. A espacialização regional no desenvolvimento capitalista brasileiro: a apropriação do espaço brasileiro entre os séculos XVI e XX: das capitanias hereditárias aos estados da república federativa; relações étnico-raciais: escravidão, abolição da escravatura, imigração estrangeira e assalariamento; industrialização e urbanização. |
Categorias de Análises Geográficas para o Ensino | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Distinção entre conceito e categoria de análise. Concepções de paisagem, território, espaço geográfico, região e lugar. As categorias de análise geográficas e seus desdobramentos no ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares da Geografia. |
Didática | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | O papel da Didática na formação do professor. A relação professor/ |
Geografia Regional do Brasil | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A relação espaço geográfico-território como fundamento teórico-conceitual para entender a Formação do Brasil. História e Geografia do Paraná. A espacialização regional no desenvolvimento capitalista brasileiro no século XXI. Relações étnico-raciais: gênero, raça, etnias e religião, evidenciando implicações na diferencialidade social e territorial brasileira. |
Geografia do Brasil II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Cenários regionais. Espaço brasileiro: permanências, mudanças e contradições. Recursos didáticos e metodologias para o Ensino da Geografia do Brasil. |
Geomorfologia Dinâmica | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Abordagem de fatores exógenos de formação do relevo, processos erosivos físicos e químicos, modelos conceituais a respeito do desenvolvimento de superfícies geomórficas e às mudanças climáticas do Quaternário na evolução das paisagens. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular voltadas ao ensino e materiais didáticos, referente aos conteúdos geomorfológicos. |
Estágio Supervisionado em Geografia I | 200 | Anual | 3° ano | A escola como espaço de formação sociocultural: sujeitos, saberes e práticas. Observação da dinâmica da escola, da infraestrutura física, administrativa e pedagógica. O professor (a) de Geografia no Ensino Fundamental II. Produção do Diário de Bordo com registros reflexivos das atividades, experiências e vivências no cotidiano escolar. Planejamento, execução de aulas de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental. Registros das atividades, experiências e vivências no cotidiano escolar. Escrita do relatório de estágio a partir das vivências e reflexões acerca do estágio. |
Biogeografia | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Princípios de ecologia. Biodiversidade. Delimitação e caracterização de regiões ecológicas e fitogeográficas (escala global, nacional e regional). |
Geografia Agrária I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Panorama dos problemas agrários no mundo. Paradigmas da questão agrária. Questão agrária brasileira e paranaense: dinâmicas capitalistas, modernização, acumulação de capital, concentração fundiária e questão camponesa. |
Geografia Urbana I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | O processo de urbanização. A produção e reprodução do espaço urbano. A urbanização brasileira. A urbanização Paranaense. A Rede Urbana Brasileira. |
Política Educacional | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A relação entre Estado e Educação: análise da política educacional brasileira tendo como base a legislação de ensino, as políticas públicas e o contexto nacional e internacional. A formação dos profissionais da educação no contexto estadual e nacional, e legislação referente aos Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas, aos Direitos Humanos, bem como dos processos históricos e geográficos que lhe deram origem. |
Geografia Agrária II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Questão agrária brasileira, movimentos sociais e lutas no campo. Políticas públicas e dinâmicas de desenvolvimento na agricultura. Educação do campo. Produção de material didático para o ensino de Geografia. |
Geografia Urbana II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estruturação e Reestruturação Urbana. Problemas urbanos. Desigualdade Sócio Espacial. Direito à Cidade. Recursos didáticos e metodologias para o Ensino da Geografia Urbana. |
Libras | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Desenvolvimento das habilidades necessárias para aquisição da Libras – a língua de modalidade visual e gestual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. |
Meio Ambiente e Educação Ambiental | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Os conceitos de natureza e meio ambiente. Crise ambiental contemporânea. Fundamentos e limites do desenvolvimento sustentável. Políticas ambientais internacionais e brasileiras. Educação Ambiental e a questão ambiental no ensino de Geografia. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Projetos de Psicologia Científica e suas implicações educacionais; Teorias da aprendizagem: Comportamentalismo, Epistemologia Genética e Teoria Histórico-cultural da Atividade; Aprendizagem conceitual e desenvolvimento de funções psicológicas: atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, imaginação e sentimento. |
Estágio Supervisionado em Geografia II | 200 | Anual | 4° ano | Entendimento do processo didático-pedagógico do ensino de Geografia no Ensino Médio. Observação do espaço escolar e sua dinâmica e desenvolvimento de práticas/ |
Trabalho de Conclusão de Curso | 102 | Anual | 4° ano | Realização de pesquisa individual e orientada, em Geografia ou em Educação. Levantamento bibliográfico. Revisão bibliográfica. Pesquisa de campo. Análise e interpretação de dados/ |
Geografia da População, Cultura e Diversidade | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Teorias de População. Políticas Demográficas, Reestruturação Produtiva e Evolução da População. Diversidade de Gênero e Sexual, Diversidade Religiosa, Diversidade de Faixa Geracional e Educação das Relações Étnico-Raciais (garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas). Movimentos de População. População, Cultura e Ensino de Geografia. |
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Fundamentos de Sensoriamento Remoto, Fotointerpretação e Fotogrametria. Sistemas Sensores: orbitais e sub-orbitais. Processamento Digital de Imagens. Técnicas de Fotointerpretação. Sistema de Posicionamento Global. Mapeamento de uso e cobertura da terra. Sensoriamento Remoto aplicado ao ensino da Geografia. |
Regionalização do Espaço Mundial I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A configuração do espaço mundial contemporâneo: Europa, América do Norte e América Latina. Imperialismo e expansão mundial do capital. O papel dos Estados Unidos na economia mundial. As Grandes Guerras do século XX e as transformações geopolíticas mundiais. Blocos Econômicos e globalização. |
Educação Especial e Inclusiva | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Legislação brasileira vigente sobre a educação especial. Princípios e fundamentos da educação inclusiva. Caracterização da população-alvo da educação especial (deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ |
Geografia das Águas Continentais e Oceânicas | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Caracterização e dinâmica do ciclo hidrológico no sistema Terra. Oferta, uso e constituição da crise dos recursos hídricos. Princípios orientadores do gerenciamento dos recursos hídricos. Evolução dos modelos de gerenciamento das águas e fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Educação ambiental. |
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Sistemas de informações geográficas (SIG): fundamentos teóricos e conceitos. Estrutura do SIG. Funções e etapas do SIG. Estrutura de dados espaciais. Modelagem de dados espaciais. Geoprocessamento: bases teóricas. Escala das variáveis geográficas. Modelagem tridimensional do relevo. Operações de distâncias. Correlações espaciais. Monitoramento espaço-temporal. Operações de lógica booleana. Operações de lógica difusa. Avaliações espaciais multicritério. Aplicações de SIG e Geoprocessamento no ensino de Geografia. Elaboração de SIG para o ensino de Geografia. |
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Estudo das principais concepções que fundamentam a Gestão Escolar e o trabalho administrativo-pedagógico. Organização do Trabalho Pedagógico: Projeto Político Pedagógico. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. |
Regionalização do Espaço Mundial II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A configuração do espaço mundial contemporâneo: Ásia, África e Leste Europeu. A Nova geopolítica do pós-guerra. Movimentos de libertação nacional na Ásia e África. Industrialização da Ásia. A nova geoeconomia africana. Novas regionalizações no fim do século XX. Os conflitos atuais e a geopolítica no início do séc. XXI. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Domingues Ribas | Doutorado | 55 46 35204856 | lattes.cnpq.br/8821723011418336 | |
Aline Motter Schmitz | Doutorado | |||
Ana Claudia Biz | Doutorado | 55 46 35204829 | lattes.cnpq.br/8651921144403875 | |
Beatriz Rodrigues Carrijo | Doutorado | 55 46 35204827 | lattes.cnpq.br/6422444945289265 | |
Elaiz Aparecida Mensch Buffon | Pós-Doutorado | |||
Elvis Rabuske Hendges | Doutorado | 55 46 35204819 | lattes.cnpq.br/5292160200165795 | |
Fabiano André Marion | Doutorado | 55 46 35204846 | lattes.cnpq.br/5219339866821254 | |
Fernando dos Santos Sampaio | Pós-Doutorado | 55 46 35204845 | lattes.cnpq.br/9668088942812012 | |
Gilvana Fatima Carvalho Briskievicz | Mestrado | |||
Juliano Andres | Doutorado | lattes.cnpq.br/2848989519006412 | ||
Júlio Cesar Paisani | Doutorado | 55 46 35204837 | lattes.cnpq.br/1104080942110403 | |
Lidiane da Paz | Mestrado | 55 46 35204801 | lattes.cnpq.br/6263196947916012 | |
Luciano Zanetti Pessôa Candiotto | Pós-Doutorado | 55 46 35204845 | lattes.cnpq.br/7961997038673966 | |
Luiz Carlos Flávio | Pós-Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/5571807521298064 | |
Marcos Aurelio Saquet | Pós-Doutorado | 55 46 35204834 | ||
Marga Eliz Pontelli | Doutorado | 55 46 35204880 | lattes.cnpq.br/5909311662921266 | |
Maria Daniela Mendes | Especialização | |||
Marina Sória Castellano | Doutorado | lattes.cnpq.br/4059044077930871 | ||
Marlon Clovis Medeiros | Pós-Doutorado | 55 46 35204857 | lattes.cnpq.br/1042406915915706 | |
Murilo Noguti Silva | Especialização | |||
Najla da Silva Mehanna | Pós-Doutorado | 55 46 35204815 | lattes.cnpq.br/0314353938713666 | |
Rafaela Harumi Fujita | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/7601930634370502 | ||
Ricardo Carvalho Leme | Doutorado | 55 46 35204816 | lattes.cnpq.br/8598905185358044 | |
Rosana Cristina Biral Leme | Doutorado | 55 46 35204858 | lattes.cnpq.br/7045318168309807 | |
Roseli Alves dos Santos | Pós-Doutorado | 55 46 35204834 | lattes.cnpq.br/7457374614828255 | |
Silvia Regina Pereira | Doutorado | 55 46 35204816 | lattes.cnpq.br/0675460413851664 | |
Waldiney Gomes de Aguiar | Doutorado | 55 46 35204864 | lattes.cnpq.br/3462751658085969 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 15/12/2011 | Resolução 323/2011-CEPE |
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 28/11/2019 | Resolução 219/2019-CEPE |
Regulamento de Estágio | 21/03/2019 | Resolução 023/2019-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FB0029 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 766893