Pedagogia
Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Humanas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1994.
Perfil do Profissional O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.
Campo de Atuação Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 155 Diário Oficial do Estado - 24/07/2020
O Curso
Implantado no ano de 1994.
Perfil do Profissional O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.
Campo de Atuação Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 155 Diário Oficial do Estado - 24/07/2020
Coordenação
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 46 35204844
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Email:
Telefone: 46 35204844
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 3 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 073/2023-CEPE de 30/03/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 073/2023-CEPE de 30/03/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Seminário Integrador I | 34 | Anual | 1° ano | Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. |
Filosofia da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo dos filósofos antigos e medievais e modernos que contribuíram significativamente para a reflexão da questão educativa ou que forneceram os fundamentos da educação. |
História da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Análise da História da Educação nas diferentes concepções e correntes historiográficas. Ênfase às instituições educativas, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, identificação as proposições dos principais educadores nos diferentes contextos histórico. |
Introdução à Pedagogia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A construção sócio-histórica da Pedagogia e seus fundamentos epistemológicos. A relação teoria e prática como elemento central da Pedagogia. A trajetória sócio-histórica do curso de Pedagogia no Brasil. A especificidade do trabalho pedagógico e da docência. |
Introdução à Pesquisa | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Introdução à pesquisa em educação. Técnicas de levantamento e análise de dados e procedimentos teórico-práticos necessários para o desenvolvimento de investigações de caráter científico. Procedimentos básicos para a organização do trabalho científico. |
Sociologia da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A sociologia como ciência para interpretação das sociedades. A Sociologia da Educação e o estudo dos fenômenos educativos como fenômenos sociais. Contribuiçoes dos clássicos sociologia para a Sociologia da Educação: Émille Durkheim, Karl Marx, Max Weber e o estudo da realidade sócio educacional e dos processos educacionais de socialização. |
Educação e Infância | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Compreensão da infância a partir das dimensões histórica, cultural, sociológica, econômica, política e pedagógica. Construção sócio-histórica dos conceitos de infância e criança. Estudo da Infância em nossa sociedade e seus modos de educação. |
História da Educação II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Os embates entre os ideais e práticas educativas no processo de construção da escola pública brasileira e da formação de professores. A história da educação brasileira: aspectos econômicos, políticos, administrativas e pedagógicas. A Cultura Afro-Brasileira na História da Educação. A História da Educação como campo de conhecimento. |
Libras | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | O Processo educacional do Surdo no Brasil e a trajetória de Libras..Conceitos referentes ao "sujeito surdo", "Identidade", "Cultura", "Educação Bilíngue", "Língua de sinais". Noção básica de linguística de libras, especificidade gramatical e estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). |
Políticas Educacionais I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estado e politicas sociais. O processo de desenvolvimento do capitalismo brasiliero e suas implicações nas políticas educaciionais a partir de 1930. |
Psicologia da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A evolução dos conceitos e finalidades da Psicologia e Psicologia da Educação. Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento: Psicanálise, Behaviorismo, Teoria Histórico-cultural, Epistemologia Genética e as suas contribuições para o processo educativo. |
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado I | 272 | Anual | 2° ano | Abordagem histórica da Prática de Ensino e das concepções de estágio supervisionado. Desenvolvimento do estágio direcionado à organização do trabalho pedagógico e administrativo nas instituições de Educação Básica. O pedagogo como articulador do trabalho pedagógico e as instâncias colegiadas. Intervenção pedagógica nas escolas com o desenvolvimento de Plano de Ação. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio a partir das observações, problematizações da realidade escolar, ações de intervenção e elaboração de trabalho final. |
Seminário Integrador II | 34 | Anual | 2° ano | Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. |
Filosofia da Educação II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo de filósofos e/ |
Políticas Educacionais II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Políticas para a Educação Básica: LDB e os aspectos organizacionais, financeiros e pedagógicos. Plano nacional de Educação e as perspectivas para formação e trabalho docente, avaliação da qualidade da educação Básica. |
Psicologia da Educação II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Aspectos biológicos, históricos, sociais e culturais do desenvolvimento psicológico. As contribuições da Psicologia da Educação para o entendimento do desenvolvimento humano: psicomotor, emocional, cognitivo, psicossexual e social nas diferentes fases do desenvolvimento e as implicações para a atuação do professor na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Sociologia da Educação II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A análise sociológica da escola. Os sistemas de ensino e a reprodução das desigualdades sociais: a escola como aparelho ideológico de Estado e a escola como violência simbólica. O caráter contraditório da escola na sociedade de classes. Problemáticas escolares brasileiras e a contribuição da análise sociológica. |
Didática I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Fundamentos da Didática. O papel da Didática no âmbito da Formação docente. Didática e as Teorias Pedagógicas. |
Gestão Escolar | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Concepções que fundamentam as teorias das organizações e de administração. Análise crítico-histórica da estrutura da sociedade brasileira e suas implicações para a organização da escola. Organização coletiva do trabalho pedagógico na gestão escolar. |
Linguagem e Alfabetização | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Concepções de linguagem e de aquisição de língua orientadoras das práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Concepções e fundamentos da alfabetização no pensamento pedagógico. Perspectivas de alfabetização, análises das práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita na educação infantil e no ciclo de alfabetização, dos anos iniciais e encaminhamentos teórico-metodológicos para a alfabetização. Análise de propostas pedagógicas e livros didáticos de alfabetização. Análise e elaboração de abordagens didático-metodológicas no trabalho com a alfabetização. |
Psicologia da Educação III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem do conhecimento. Análise dos fatores individuais e contextuais que interferem no processo de aprendizagem. Dificuldades/ |
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II | 272 | Anual | 3° ano | Cuidado e educação: dimensões da prática pedagógica, docência e o pedagogo na Educação Infantil. Orientações teórico-metodológicas, observação, planejamento para a Educação Infantil, regência, reflexões sobre práticas e problemáticas vivenciadas durante o estágio. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. |
Seminário Integrador III | 34 | Anual | 3° ano | Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. |
Ciências Naturais e Suas Metodologias | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Epistemologia e o ensino de Ciências. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural. Conteúdos e metodologias para o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Didática II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Planejamento: conceito e elementos constitutivos. Conceito e tipos de avaliação na educação escolar. |
Língua Portuguesa e Suas Metodologias | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Abordagem histórica da Língua Portuguesa. Estudo das concepções de gramática, seus fundamentos e implicações pedagógicas. Fundamentos orientadores do ensino da leitura e da produção escrita. Análise de propostas pedagógicas e de livros didáticos. Abordagens didático-metodológicas para o trabalho com conteúdos de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Análise de obras de Literatura Infantil e Juvenil, e suas metodologias. |
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | O binômio educar e cuidar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 0 a 5 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para educação infantil. |
Currículo Escolar | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Teorias e conceitos de currículo. Currículo, seleção, distribuição e organização do conhecimento escolar. Política e prescrição curricular para a Educação Básica. Planejamento curricular. |
Geografia e Suas Metodologias | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Educação geográfica e a relação sujeito-objeto na produção do conhecimento. Conteúdos e metodologias para o ensino de Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. |
História e Suas Metodologias | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Teorias do conhecimento histórico. Noção tempo e o saber histórico articulado às experiências humanas em diferentes tempos, territórios e culturas. Conteúdos e metodologias para o ensino de história na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana na escola. |
Matemática e Suas Metodologias I | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Fundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da matemática e sua relação com o ensino. O conhecimento matemático enquanto linguagem, suas diversas formas de representações, aspectos cognitivos ligados a sua compreensão e analisar as suas manifestações nos aspectos sociais e psicológicos. Referenciais curriculares da Matemática e suas relações com os aspectos teóricos e metodológicos do processo de Educação Matemática. |
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado III | 272 | Anual | 4° ano | Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O pedagogo nos anos iniciais. Fundamentação teórico-metodológica da organização da atividade pedagógica. Observação e elaboração de planejamento para inserção pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. |
Seminário Integrador IV | 34 | Anual | 4° ano | Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. |
Didática III | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Organização do Planejamento em diferentes perspectivas: Pedagogia dos Projetos, Pedagogia Libertadora (Tema Gerador), Pedagogia Histórico-Crítica. Interdisciplinaridade como princípio organizativo do Planejamento de Ensino. Dimensões da ação pedagógica e a sala de aula. |
Educação Especial e Inclusiva I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | O desenvolvimento histórico da Educação Especial: concepções e suas articulações com os processos de integração e inclusão. Perspectivas teóricas para educação especial e a escola inclusiva. A organização do atendimento educacional especializado no ensino comum. A formação e o papel do professor/ |
Matemática e Suas Metodologias II | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudo do campo de investigação da Educação Matemática, suas concepções e articulações com outras áreas. Perspectivas atuais: Modelagem Matemática, Etnomatemática, uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, História e Filosofia na Educação Matemática, Resolução de Problemas e o Lúdico no Ensino. Implicações dessas perspectivas nos processos de organização curricular e nos desdobramentos metodológicos. |
Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | O educar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 06 a 10 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental. |
Arte e Suas Metodologias | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Arte indígena, africana e afro-brasileira; manifestações artísticas regionais; características do som e da música; elementos formadores da imagem; fatores expressivos do movimento; jogos dramáticos, improvisação cênica e construção do personagem; abordagem triangular e seus desdobramentos para o ensino da arte no contexto escolar. |
Educação Especial e Inclusiva II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A população-alvo da educação especial e as propostas pedagógicas. Tecnologias assistivas. Análise de experiências em educação inclusiva. |
Educação, Corpo e Movimento | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Corpo e suas manifestações ao longo da história. Influências socioculturais sobre o corpo. Relações entre corpo e educação. A corporeidade como dimensão da linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A dimensão lúdica e o brincar no contexto da infância, da escola e das relações pedagógicas. |
Tópicos Especiais em Educação | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A disciplina constará de conhecimento da área da educação, definido na elaboração do plano de ensino, visando trabalhar temas emergentes no campo da educação e da pedagogia. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski | Doutorado | 55 46 35204844 | lattes.cnpq.br/8269274051863809 | |
André Pereira Pedroso | Doutorado | lattes.cnpq.br/5463031203126624 | ||
Carla Cattelan | Doutorado | lattes.cnpq.br/9166649537920597 | ||
Carla Lavorati | Doutorado | lattes.cnpq.br/9523896264657253 | ||
Carlos Antônio Bonamigo | Doutorado | 55 46 35204848 | lattes.cnpq.br/6131273796214079 | |
Caroline Machado Cortelini Conceição | Doutorado | 55 46 35204844 | lattes.cnpq.br/3093574479627521 | |
Clésio Acilino Antonio | Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/5471605366267648 | |
Célio Roberto Eyng | Doutorado | 55 46 35204848 | lattes.cnpq.br/2842802863546891 | |
Eduardo Nunes Jacondino | Doutorado | 55 46 35204848 | lattes.cnpq.br/3875955392841663 | |
Fabíola Regina Ortega | Mestrado | |||
Franciele Soares dos Santos | Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/8310447915314417 | |
Giseli Monteiro Gagliotto | Pós-Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/0928027113674345 | |
João Paulo Danieli | Mestrado | 55 46 35204848 | lattes.cnpq.br/6439501559272264 | |
Juliana Rodrigues | Mestrado | |||
Karin Cozer de Campos | Doutorado | lattes.cnpq.br/8486541128134649 | ||
Luciane Cerati Borges | Mestrado | |||
Luiz César Teixeira dos Santos | Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/6313753674862841 | |
Mariane Bertonceli | Mestrado | 55 46 35204846 | lattes.cnpq.br/8259653659955018 | |
Sonia Maria dos Santos Marques | Doutorado | 55 46 35204871 | lattes.cnpq.br/8726117539132816 | |
Sueli Ribeiro Comar | Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/6006133117596626 | |
Suely Aparecida Martins | Doutorado | 55 46 35204822 | lattes.cnpq.br/2450774413938872 | |
Vanice Schossler Sbardelotto | Doutorado | lattes.cnpq.br/4576535991559238 | ||
Ângela Maria Silveira Portelinha | Pós-Doutorado | 55 46 35204844 | lattes.cnpq.br/0205582838717075 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 29/05/2008 | Resolução 109/2008-CEPE |
Regulamento de Estágio | 12/04/2018 | Resolução 026/2018-CEPE |
Regulamento de Estágio | 04/07/2024 | Resolução Nº 103/2024-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FB0023 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 766874