Oficina de Criação e Produção Cênica

 

Alguns detalhes da Oficina

 

A proposta dessa oficina é reunir pessoas que queiram se envolver com uma produção Cênica e, na sequência, quem sabe, a apresentação desse resultado artístico.  Mas, a intenção mesmo é falar sobre teatro, música, cinema, dança...enfim, linguagens que fazem parte de um movimento artístico cultural.  Cada campus irá receber esse incentivo num formato de Projeto de Extensão dialogando com toda comunidade acadêmica, artistas locais e espaços alternativos.
Para a criação e produção de uma peça, performance ou interferência cênica, ou seja, algum resultado artístico, será apresentada durante a oficina opções de linguagens teatrais e exercícios como alternativas de montagens. Esse material será em forma de textos, imagens e sons.  Assim, dependendo dessas identificações com esse material apresentado, o grupo de pessoas envolvidas escolhem formas de como mostrar esses resultados vivenciados durante a oficina.

 

Sobre esse material que deverá ser apresentado são movimentos teatrais que contribuem com a construção cênica, isso em termos de textura, partitura corporal e atmosfera que requer a produção cênica. Quando falamos em movimento nos referimos a inúmeros criadores teatrais: Bertolt Brecht e Heiner Muller – O Teatro Político e Pós Dramático / Bob Wilson, Jerzy Grotovski, Tadeusz Kantor, Pina Bausch, José Celso Martines Correa, Antunes Filho, Peter Brook...etc. Assim, se pensarmos em criação e montagem, esses autores e encenadores oferecem nos uma gama de ideias, mas devemos considerar que essa inspiração e construção dependerá desse grupo de pessoas, sobretudo como produzir sentido a partir dos materiais que estarão à disposição durante a Oficina.

 

Nos anos de 1997 a 2007 houve um movimento teatral na Unioeste bem intenso, resultado de um projeto de Formação de Grupos de Teatro na Unioeste. A partir de oficinas que eram oferecidas aos campi, os grupos de teatro iam se formando e, consequentemente, depois de muitos ensaios, as peças eram apresentadas nos campi, nos teatros, em festivais e outros espaços culturais. Trabalhamos com vários autores: Bertolt Brecht, Oduvaldo Vianna Filho, Nelson Rodrigues, Antonin Artaud, Martins Penna, Qorpo Santo, Jean Tardieu, Federico Garcia Lorca entre outros. Apresentamos alguns artistas para falar do teatro nas suas diversas técnicas e linguagens:  Pina Bausch, Ute Lemper, Naná Vasconcelos, Zé Celso Martines, inclusive o cinema expressionista alemão. Enfim, era uma infinidade de coisas que serviam para estimular a criação das pessoas, amigos e artistas convidados.
Nesse contexto, a PROEX, junto da Divisão de Assuntos Comunitários propõem voltar com esse movimento artístico: Projeto de Oficinas de Criação e Produção Cênica, que poderá ser uma maneira criativa de aproximar a comunidade acadêmica e externa, no sentido de envolver pessoas no processo de oficinas e formação de plateia. “Não existe nenhuma ação humana, nenhuma ação social que não esteja permeada pela cultura”,  ARRUDA, p 12, 2014
 
Neuri Mossmann

 

Essas Oficinas serão ministradas pelo Filósofo, ator e diretor Neuri Mossmann que, a dez anos atrás, passou pelos campi da Unioeste e montou vários espetáculos. Entre eles Padaria de Bertolt Brecht, O Despertar da Primavera de Frank Wedekind, Eu Sou Vida, Eu não Sou Morte de Qorpo Santo, Quem Casa Quer Casa de Martins Pena, enfim chegou a levar as oficinas para as comunidades junto com os acadêmicos da Unioeste.  Hoje está de volta na Pró-reitoria de Extensão com essa finalidade. Passar pelos campi e fazer um resgate teatral e cultural. Acreditamos que é possível rever essas ações por meio desse movimento de oficinas e encontros de pessoas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.