Unati em Fco. Beltrão inicia atividades

A Universidade da Terceira Idade (Unati) é um programa de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sendo que no campus de Francisco Beltrão as atividades iniciaram neste ano. Por ser um programa permanente, todos os anos haverá novas turmas.
"A Universidade da Terceira Idade é um curso de extensão denominado Ciências do Envelhecimento Humano, com carga horária de mil horas, que abordará temas ligados ao envelhecimento humano ativo", explica a professora Lirane de Almeida, doutora em Saúde Coletiva.
Podem participar pessoas acima de 60 anos e, no caso de não preenchimento de todas as vagas, são aceitas pessoas a partir de 50 anos. As aulas iniciaram segunda-feira, dia 9, com 75 inscritos, distribuídos em seis disciplinas diferentes. O critério de seleção é a idade e a ordem de inscrição. Para o ano letivo de 2016, já foi realizada a seleção para o primeiro e o segundo trimestres de aulas.
"Os 75 inscritos estão matriculados em seis turmas, ou seja, cada aluno obrigatoriamente precisa matricular-se em duas disciplinas, mas pode matricular-se em todas as disciplinas se assim desejar", acrescenta Lirane. Em geral, cada disciplina tem 40 alunos. Para obter a certificação, é necessário cumprir as mil horas de formação. Ao final do curso, é realizada uma formatura coordenada pela pró-reitoria de extensão. É exigido, no mínimo, 75% de presença e média final 70 nas disciplinas ofertadas.
O corpo docente é formado por professores da instituição, de outras instituições colaboradoras, pós-graduandos e graduandos da Unioeste e voluntários.

Qual a importância?
"Meu sonho era estudar, mas não tive oportunidade. Ano passado terminei ensino médio e agora minha filha (Francieli Lorenzi), que leciona na Unioeste, me inscreveu. Estou gostando bastante", afirma Etelvino Lorenzi, 60 anos, ele está fazendo o curso para adquirir conhecimento e também como distração.
"Para aprender, não tem idade. A gente passa uma tarde diferente, o tempo passa sem perceber", diz Maria da Luz Julianotte, 64 anos, que também está "adorando". Ela já participa de um curso da Unioeste sobre plantas medicinais e as colegas bolsistas incentivaram-na a se inscrever. 
Segundo a professora Lirane, a Unati é um programa da Pró-Reitoria de Extensão e existe nos demais campi da Unioeste, cada um formatado de acordo com a realidade local. Em Francisco Beltrão, o nome do curso é Ciências do Envelhecimento Humano. "É objetivo da Unati estabelecer um espaço de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltados para questões inerentes ao envelhecimento da população. Para o idoso, é oportunizar um ambiente de aprendizagem, de troca de experiências, socialização do saber e de relações sociais. A universidade quer contribuir através do conhecimento para que o idoso se mantenha ativo, mantenha a sua independência funcional. A independência funcional é entendida como a manutenção das atividades básicas da vida diária e atividades instrumentais da vida diária, necessárias e suficientes para uma vida independente e autônoma."
O curso está sendo realizado no campus da Unioeste de Francisco Beltrão, no bloco 4, nas salas 410 e 411. Para o período letivo de 2016, as disciplinas foram distribuídas em dois trimestres. O primeiro vai de maio a julho, e o segundo de setembro a novembro.



*Matéria reproduzida. Link da matéria e creditos em http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/244686/universidade-da-terceira-idade-inicia-atividades-no-campus-de-francisco-beltrao

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.