Discente e Docente do PPGTGS Publicam Artigo na Revista Extensão & Cidadania

O PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU TEM VALOR CULTURAL?
Esta é uma questão que o parque nacional busca responder e promover enquanto busca manter a integridade das suas paisagens naturais e culturais.
Em pesquisa realizada pelo discente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - PPGTGS, João Abner Santos Bezerra, é investigada a relação entre a ação de extensão em Museologia Social promovida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e o objetivo de manutenção da integridade da paisagem cultural do Parque Nacional do Iguaçu, enquanto unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
A pesquisa é uma atividade da disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pelo Professor Doutor Cláudio Alexandre de Souza, do mesmo programa. Durante a investigação foi analisada a ação de extensão “Museologia Social no Parque Nacional do Iguaçu: Levantamento, Inventário e Conservação dos Bens Culturais” e sua relação com gestão e educação ambiental. A ação é coordenada pelo também curador da coleção, Msc. Pedro Louvain.
“A associação de uma atividade de Museologia Social não é imediata com o que eu pensava sobre educação ambiental. Museologia tratando de obras humanas como construções, cerâmicas e artefatos pré-históricos parece distante da educação ambiental que acessamos no cotidiano e tem remetido muito a separação de lixo e reciclagem", afirma o mestrando João Abner.
A partir do conceito de Valores Culturais da Natureza e os princípios de educação ambiental, o estudante investiga como a ação de extensão funciona e atende aos objetivos do Parque Nacional. "A perspectiva de sensibilizar pela história, identificação com local e pertencimento é um pouco nova, e precisa ser mais difundida. É isto que a ação de museologia também está fazendo”, diz o estudante.
É possível saber mais sobre os Valores Culturais da Natureza e como eles podem contribuir para a preservação e conservação ambiental no curso de mesmo nome disponível pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, pelo link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/909
Estando em Foz do Iguaçu e região, pesquisadores ou instituições como escolas, que desejarem acesso aos documentos podem entrar em contato com o coordenador da ação de extensão pelo
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O discente João Abner agradece a oportunidade enriquecedora de conhecimento e destaca que a pesquisa surpreendeu pela nova perspectiva de pensar conservação do meio ambiente de uma forma diferente. Foto realizada pelo estudante João Abner em visita técnica: Cachoeira e Usina Hidrelétrica São João desativada - Patrimônio natural e arquitetônico dentro do Parque Nacional.

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