•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Atenção! A página do PPGTGS encontra-se de cara nova! A partir de 25/09/2024 a página antiga (https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgtgs) deixou de ser atualizada! Salve o atual endereço no seu histórico e continue atualizado!

Sobre os Projetos de Intervenção da Turma 9 (2024-2026)

Sobre os Projetos de Intervenção da Turma 9 (2024-2026)
IMG 3468 1
 
Título: Avaliação da ferramenta de visualização quatiview e seu impacto no processo de aprendizagem de algoritmos e estrutura de dados no nível superior
 
Pitch: Cursos de Computação enfrentam altos índices de evasão, principalmente devido às dificuldades enfrentadas por alunos nas disciplinas introdutórias, como Algoritmos e Estruturas de Dados. QuatiView é uma ferramenta de visualização Web, desenvolvida com o objetivo de contribuir com métodos de ensino-aprendizagem de algoritmos e estrutura de dados, considerada uma aliada nesse processo. O projeto de intervenção propõe o desenvolvimento e a validação de um método de avaliação do QuatiView, a fim de medir sua usabilidade e identificar possíveis melhorias. Espera-se alcançar um método de avaliação robusto, claro e acessível, que permita compreender os pontos fortes e fracos do software e as dificuldades do usuário.
 
Mestranda: Carina Aragão de Moraes
 

 
IMG 3446
 
Título: Mapeamento de normativas legais e dados institucionais necessários para o acompanhamento de egressos no contexto de uma IES pública internacionalizada
 
Pitch: Bom dia! (Boa tarde e/ou Boa noite)
 
Hoje, quero falar sobre um desafio enfrentado pelas Instituições de Ensino Superior (IES): o acompanhamento da atuação profissional de seus egressos. Esse processo é essencial não apenas para garantir a responsabilidade social das universidades, mas também para promover a melhoria contínua dos processos de ensino. No entanto, a falta de dados substanciais tem dificultado essa tarefa, limitando a avaliação institucional e a implementação de ações que poderiam aprimorar a formação acadêmica e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. É por isso que proponho um projeto de intervenção, que visa mapear as normativas legais e os dados institucionais necessários para o acompanhamento de egressos em uma IES pública internacionalizada. Utilizaremos uma metodologia aplicada, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, permitindo a coleta de dados relevantes por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Com essa ação, espera-se identificar e mapear as necessidades informacionais para o acompanhamento de egressos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, a adequação dos currículos às demandas do mercado e o fortalecimento da responsabilidade social da instituição. Ao final, teremos informações relevantes que subsidiarão a formulação de políticas de acompanhamento mais eficazes, alinhadas à missão institucional. Junte-se a nós nesta jornada!
 
Mestranda: Christianne Valeria Haag Rojas
 

 
 
Título: Avaliação de um Produto Educacional: Robison da CTRL 3D
 
Pitch: O projeto tem como objetivo avaliar a usabilidade do Robison, um robô educacional desenvolvido pela CTRL 3D, projetado para ajudar estudantes a aprender ciência, tecnologia e programação de forma prática e interativa. Para garantir que essa ferramenta seja realmente eficaz em sala de aula, estamos criando um método de avaliação baseado nas heurísticas de usabilidade de Nielsen. Através de um questionário direcionado a alunos e professores, analisaremos a facilidade de uso, clareza das instruções e eficiência da plataforma online que acompanha o robô. O objetivo é identificar possíveis melhorias e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, que não só engajem os alunos, mas também aprimorem suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Com essa avaliação, esperamos tornar o Robison uma ferramenta ainda mais acessível e eficiente, fortalecendo o uso de tecnologias educacionais no ensino.
 
Mestrando: Denis Ricardo dos Reis
 

 
IMG 3493
 
Título: Manual executivo: histórico e rotinas administrativas do programa unati foz
 
Pitch: Em um mundo onde o envelhecimento populacional é uma realidade crescente, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) emerge como um pilar de inclusão social e empoderamento para os idosos. No coração dessa iniciativa, a UNATI Foz, com mais de 120 alunos com idade a partir de 55 anos, enfrenta o desafio de manter a qualidade e a eficiência de seus serviços. Para isso, propomos a criação de um Manual Executivo de Gestão Administrativa, que servirá como uma ferramenta essencial para padronizar procedimentos, preservar o conhecimento acumulado e garantir a continuidade das melhores práticas no Programa de Extensão da UNIOESTE. Este manual será a bússola que guiará tanto os atuais quanto os novos gestores, assegurando a excelência no atendimento à comunidade idosa.
 
Mestranda: Eliane Delgado Rodrigues
 

 
 
Título: Protocolo de introdução de tecnologias em unidades de perícia oficial
 
Pitch:  Este projeto visa demonstrar a viabilidade do emprego da técnica de imageamento remoto na perícia criminal ambiental. O aumento de ilícitos nesse campo nem sempre é acompanhado do crescimento da capacidade repressiva do estado, exigindo por isso a adoção de formas inovadoras de enfrentamento e identificação. Espera-se que este protocolo possibilite a futura adoção de novas técnicas na perícia oficial, através de testes de validação e fixação de limiares de detecção. A área ambiental foi escolhida em virtude da existência de uma constelação de satélites em operação ( planetscope ), cujas imagens podem ser acessadas pelas forças policiais - por meio da plataforma “Brasil Mais”. Os arquivos, de grande resolução, têm novos dados gerados diariamente. A iniciativa contribuirá para a sustentabilidade ambiental e para a eficiência na gestão pública (economicidade).
 
Mestrando: Henrique Klocker de Camargo
 
 
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.