•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde

Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde

Pesquisa do PPG-BCS apresenta o bicho-da-seda e a cúrcuma em tratamentos de doenças

WhatsApp Image 2025 02 11 at 11.04.25 11

Durante a 37ª edição do Show Rural que ocorreu nos dias 10 a 14 de fevereiro de 2025, no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a pesquisa desenvolvida no Programa Pós-Graduação em Biociências e Saúde apresenta ações técnicas e científicas com a proteína do casulo do bicho-da-seda e cúrcuma direcionadas aos tratamentos de doenças, como o controle de doenças reumática, lesão nervosa periféricas, obesidade e queimaduras.

Durante a feira, foram apresentados aos visitantes, o projeto e seus objetivos, que são: pesquisar formas e ação e prevenção de doenças que atacam o bicho-da-seda e que trazem prejuízos para toda a cadeia produtiva e os efeitos biológicos de uma proteína extraída do casulo, a sericina, em doenças que comprometem a saúde humana. Além disso, visam a promoção e conhecimento sobre este importante inseto social e da cadeia produtiva da seda.

A coordenadora do projeto, professora doutora Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro explicou que, em suma, os projetos desenvolvidos buscam informações sobre a ação biológica de compostos para a prevenção de doenças no bicho-da-seda e, como consequência, vislumbram o aumento da produtividade de casulos e uma maior renda para os pequenos produtores rurais, onde esta atividade está inserida. Além desse benefício, a pesquisadora destaca que com enfoque na sericicultura, o uso da sericina que é descartada no processo industrial do fio de seda, gera impacto ambiental e o seu uso, além de minimizar este efeito danoso, pode representar um valor agregado na industrialização da seda. “Também buscar novos compostos com potencial curativo para queimaduras de pele, um problema de saúde que acomete uma grande parcela da população”, frisa.

A pesquisadora diz, ainda, que há perspectivas futuras para o projeto, uma vez que a ação conta com parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) na busca de compostos para o controle de patógenos do bicho-da-seda e visa elucidar o potencial biológico da sericina, neste momento, como tratamento de queimaduras de pele.

Já a outra linha de pesquisa busca entender os efeitos biológicos da cúrcuma, mais conhecida como açafrão-da-terra, em modelo de artrite reumatoide e em suas comorbidades associadas. No estudo com cúrcuma, a pesquisa visa verificar o potencial dessa planta no tratamento da artrite reumatoide e suas comorbidades, uma doença sistêmica que vem crescendo com o envelhecimento populacional, que além de afetar as articulações, acomete tecidos vizinhos e outros órgãos do corpo, como os músculos e o coração, causando grandes prejuízos de saúde e laboral em seus portadores, afetando diretamente a qualidade de vida.

A professora esclarece que, como a artrite é uma doença, que ainda não existe cura, é de extrema importância buscar alternativas para o seu controle, “uma vez que o tratamento medicamentoso pode causar muitos efeitos adversos, como os gastrointestinais e ainda geram um grande gasto aos cofres públicos pelo seu tratamento e aposentadorias precoces”.

Na ação, a cúrcuma pode ser um tratamento adjuvante e coadjuvante. “Verificamos que a suplementação com este fitoterápico aliado à prática de exercícios físicos melhora os aspectos morfofuncionais da Artrite reumatoide experimental”. Assim, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo, tem potencial significativo de contribuições no tratamento de doenças que interfere no cotidiano da população.

 

Notícia reproduzida da central de notícias da Unioeste: https://www.unioeste.br/portal/central-de-noticias/77401-pesquisa-apresenta-bicho-da-seda-e-curcuma-em-tratamentos-de-doencas

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.