Apresentação
Os programas “Paraná Fala Inglês”, “Paraná Fala Francês” e “Paraná Fala Espanhol” fazem parte de um programa maior pertencente ao plano estratégico da SETI chamado “Paraná Fala Idiomas”, que visa promover a internacionalização das Instituições do Ensino Superior do Paraná de modo a colocar os cursos de graduação e pós-graduação de nosso estado em patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.
O Programa Paraná Fala Idiomas teve início no segundo semestre de 2014 nas sete universidades estaduais do Paraná – UEL, UEM, UENP, UNIOESTE, UNICENTRO, UEPG e UNESPAR – com a oferta de cursos de língua inglesa. Desde agosto de 2018 o Programa passa a oferecer cursos de língua francesa. E a partir de 2023 iniciam os cursos de língua espanhola nestas IES.
Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), bem como da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o Programa Paraná Fala Espanhol (PFE) tem como principal objetivo dar suporte às ações de internalização da internacionalização nas instituições do ensino superior do Paraná, em prol do desenvolvimento e do fortalecimento da ciência e tecnologia. São necessárias ações em diversas frentes, dentre as quais se destaca a capacitação de estudantes e docentes para participar de intercâmbios no exterior e desenvolver projetos de cooperação internacional. O PFE busca oportunizar aprendizado e desenvolvimento de conhecimentos na língua espanhola a docentes, agentes universitários, alunos da graduação e da pós-graduação das IES paranaenses ao ofertar cursos semestrais, em níveis de proficiência variados.
Nesta primeira etapa do programa, que iniciou no primeiro semestre de 2023, serão ofertados cursos presenciais nos campi de Cascavel e de Toledo da Unioeste. Os cursos previstos contribuirão para potencializar as publicações em revistas de alto impacto internacional, além de preparar a comunidade acadêmica para cooperações internacionais no contexto da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir de um cenário de diversidade linguística e cultural. Com isso, espera-se fomentar parcerias com países falantes de língua espanhola, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, do fortalecimento e da expansão do programa.
Acessos: 14214