O NUMAPE – Núcleo Maria da Penha da Unioeste é um programa de extensão universitária vinculado à Pró‑Reitoria de Extensão e à SETI/Fundo Paraná, criado para prestar atendimento sociojurídico gratuito a mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar. Ele oferece acolhimento psicológico, orientação jurídica, apoio em medidas protetivas, processos de divórcio, guarda, pensão alimentícia e partilha de bens. Além disso, desenvolve ações de prevenção e conscientização por meio de oficinas, palestras e articulação com órgãos da rede de proteção às mulheres.
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, é clara na definição de violência contra a mulher: [...]configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial [...];
O espaço do “lar” popularmente conhecido, deveria ser entendido como um local de proteção e acolhimento, porém, na realidade, isso pode não acontecer como deveria. Tornando-se um local hostil e perigoso para as mulheres.
- ALGUNS FATORES FAZEM COM QUE A VÍTIMA NÃO SE DÊ CONTA DA SITUAÇÃO OU TENHA DIFICULDADE DE RELATAR A AGRESSÃO -
-
Envolvimento emocional;
-
Dependência financeira;
-
Não acesso/conhecimento sobre seus direitos;
-
Relacionamentos abusivos;
-
Falta de credibilidade;
-
Sentimentos como medo, culpa, vergonha, etc;