Notícias

A NOITE DE FAZER UM BALANÇO PELO CORAÇÃO: FORMATURA NEaDUNI/ UNIOESTE 2021

DISCURSO PARA A NOITE DE 30 DE OUTUBRO DE 2020 FORMATURA

Nesta especial noite saudamos:

O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Prof, Dr. Alexandre de Almeida Webber e ao saudá-lo saúdo a egrégia mesa de honra.

Saúdo E AGRADEÇO AO MEC/CAPES/ DED/ UAB NAS PESSOAS DE SEUS PRESIDENTES E DIRETORES CARLOS LENUZA, LUIZ LIRA, JOANA PAULA DA SILVA NOIA E DEMAIS DIRETORES DA UAB QUE SEMPRE NOS ATENDEM COM MUITA ATENÇÃO E PRESTEZA.

Antes de dar continuidade a minha fala, quero citar  um pensamento que combina com esta noitem. Entre tantos outros, escolhi as palavras do educador  Rubem Alves quando escreve:

Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada
ou qualquer lago seja construído,
é preciso que as árvores e os lagos
tenham nascido dentro da alma.

Quem não tem jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem por eles.passeia ..

Hoje todos passeamos pelos jardins cultivados por longos anos dentro de nós e acalentado por muitas mãos, por isso hoje, temos muito a agradecer.

Agradeço a Reitoria e todas as suas instâncias, especialmente, a PROGRAD E TODOS OS QUE COLABORARAM e, não posso deixar de mencionar um nome que quando esteve nesta instância ,muito contribuiu para que a EaD, desse, seus primeiros passos institucionais: Profa. Dra. Lilian Porto Borges Faria.

Saúdo ainda a Prof. Elenita Conegero Pastor Manchupe que nos acompanhou na continuidade do trabalho iniciado por Lilian, na verdade, iniciado em 2010, com nosso grande apoiador, professor e atual pró-reitor Prof. Dr. Eurides Kuster Macedo Junior. Gratidão!!

Saúdo  e agradeço a PRAF e o RH e o Setor de Convênios pelo constante amparo e atendimento.

Saúdo  e agradeço aos colegas professores que atuaram em todas as componentes, o que estão conosco e ,os que já se foram. Muito obrigada!

Saúdo  e agradeço aos coordenadores dos cursos do NEaDUNI,  e suas secretárias. 

Saúdo  e agradeço a equipe NEaDUNI, que na surdina, faz, age e sofre pressões, mas está firme e forte, fazendo tudo com amor e da melhor forma possível.

Saudo e agradeço à CAC pelo seu empenho desde os primeiros movimentos e em especial Sandra Regina Albuquerque e, a atual coordenadora Zenilde Martins e toda sua equipe.

Saúdo e agradeço o setor de Comunicação Social e todas sua equipe.

Saudo e agradeço ao setor de Diplomas na pessoa de Elza Corbari, por todo o seu empenho.

Saúdo e agradeço  todos os abnegados tutores,  por seu trabalho esmerado  e constante. Aos intérpretes, nossos estudantes e hoje formados que estiveram,e estão sempre ao nosso lado.

Agradeço  ao PEE de nossa IES pela presença desde os primeiros momentos e também à comunidade surda de Cascavel.

Agradeço o Campus de Cascavel e toda a sua equipe capitaneada, agora, pelo professor dr. Aníbal Dinis Mantovani.

Agradeço ao Ceca, e na Pessoa do seu diretor de Centro prof. Dr. Acir Dias agradeço os antecessores e suas equipes.

Agredeço ao CCSA e todos os que o compõem, especialmente os professores e seu grande apoador professor Geyler Reggis Flor Bertolini bem como os demais colegas que sempre nos acompanharam e que foram os homenageados desta noite.

 Saúdo e agradeço a nossa cerimonialista, carinhosamente conhecida por TUTI, pela competência e por estar conosco desde os primeiros momentos de formaturas.

Saúdo  e agradeço aos motorisstas da Unioeste que sempre nos acompanharam nas jornadas de visitas aos polos e também agradeço a todos os demais servidores da Reitoria e do Campus, que anonimamente fazem a roda girar. GRATIDÃO!

Agradeço também os que duvidaram, e minimizaram mais esta  possibilidade de potência, da Unioeste ,Gratidão,. Vocês também foram estímulos para provar que o sonho de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, pertence ao povo brasileiro, pertence a quem sempre sonhou desde tenra idade e que hoje , com muita luta e mais idade, consegue dizer, eu sou universitário/universitária, graças a inclusão pela EaD,  e participei de uma universidade pública, gratuita de qualidade!!

Graças a vocês que duvidaram, mesmo tendo em seus discursos uma fala de inclusão, falaram à boca pequena e grande que a Unioeste não poderia abraçar a todos por meio desta modalidade.  pois, bem, abraçamos  esta causa por todas as cores, raças e situações socio econômicas e , vamos muito bem ,obrigada!!

Em especial saúdo e agradeço as coordenadoras e coordenadores dos Polos que estão nessa caminhada com o NEaDUNI/Unioeste.

  1. Polo de Céu Azul: Wanderleia da Silva e Jorge Henrique Batista que iniciou a coordenação com estas turmas;
  2. Polo de Dois Vizinhos -Rosilene Franzon que acompanhou os primeiros passos desta turma e in memória Cleovanise Albertina Totti que foi nossa Tutora e depois coordenadora que a Covid Toleu tão precocemente e agora a  coordenadora Clesiani Rodrigues Bedra Ricardi;
  3. Polo de Flor da Serra do Sul - Waldir Cavalli que iniciou o processo com esta turma e atualmente a Profa. Claudia Ana Pegoraro e;
  4. Polo de Foz do Iguaçu- Edilson Carlos Balzzan;
  5. Polo de Guaraniaçu - Lourdes Rotta;
  6. Polo de Laranjeiras do Sul - Silvana Malherbi que iniciou com estas turmas e atualmente Ângelo Paulino de Souza;
  7. Polo de Nova Santa Rosa- Nelci Winci Guerra Schmidt-;
  8. Polo de Pato Branco- Cassia Ruaro Webber que esteve desde o início da formação destas turmas e atualmente Kelvin Silva;
  9. Polo de Santo Antonio do Sudoeste- Simoni Balestrin Savi -;
  10. Polo de Ubiratã- Vilma Izabel Penido da Silva
  11. Polo de Apucarana -Sueli Gomes Reis Gonçalves;
  12. Polo de Astorga - Adriana Paula Cheron Zanin;
  13. Polo de Bambui/Mg- Elanice Maria Zeferino;
  14. Polo de Campo Largo - Claudiane Do Rocio Kupka Pianaro;
  15. Polo de Cidade Gaúcha - Viviane Maia Ribeiro;
  16. Polo de Colombo - Suzimara Do Rocio Scrok Brunoro;
  17. Polo de Cruzeiro do Oeste - Maria Florinda Santos Risseto;
  18. Polo de Faxinal - Ilma Ignez Siqueira;
  19. Polo de Goioerê - Aline Brandani Silva;
  20. Polo de Guarapuava - Sheyla Tatiana Franke Ueno;
  21. Polo de Ibaiti - Roberta Fadel Olivetti Guarnieri
  22. Polo de Nova londrina - Enis Moreno Gasques Almeida
  23. Polo de Nova Tebas- Marcelo Pedroso
  24. Polo de Panambi/Rs -Solange Molz
  25. Polo de Passos/mg - Maria Lúcia Dos Reis;
  26. Polo de Ponta Grossa - Lucimara Glap;
  27. Polo de Pontal do Paraná - Luciana Cecilia Basso;
  28. Polo de Prudentópolis - Nilce Terezinha Antunes Maia De Oliveira;
  29. Polo de Rio Branco do Sul - Gislaine Cristina Slitingg;
  30. Sarandi - Lucilene Amarante;
  31. Polo de Três Barras do Paraná - Ademar Couto Dos Santos;
  32. Polo de Umuarama - Simone Maria Martins.
  33. E O POLO AMIGO QUE ACOLHE NOSSOS ESDUDANTES EM MOMENTOS PRESENCIAIS, SUSPENSOS ESTES ANOS, EM DECORRENCIA DA PANDEMIA QUE NOS ASSOLOU, SÃO ELES O POLO AMIGO DO AMAZONAS, BAHIA, RIO GRANDE DO NORTE, PARAIBA, PARA, MATOGROSSO, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, GOIÁS, RONDONIA, ACRE, RORAIMA, SANTA CATARINA, Projeto este elaborado pelas mãos laboriosas e participativas de nossos coordenadores e coordenadoras dos Polos de apoio Presencial, durante nossos cursos de aprimoramento e estudos, com o aceite da Capes e de todos os que conosco colaboraram e colaboram       Que Deus sempre ilumine seus corações.

Prezados Formandos NEaDUNI/Unioeste! caros familiares dos formandos que nos assistem pelas mídias sociais: BOA NOITE

As minhas palavras desta noite são para que vocês reconheçam e valorizem a travessia realizada. Que agradeçam pelos passos dados e tenham maior firmeza para seguir adiante, pois nós, que decidimos trabalhar com a educação não podemos parar nossa trajetória de aprimoramento constante.

Letras Libras Licenciatura e Bacharelado dois cursos lindos, fortes, potentes, pois eles carregam em si a essência da inclusão: a de dar vez e voz aos que por um movimento da natureza, foram privados de ouvir e falar português, mas que tem sua Língua primeira: a Libras como a expressão de seu coração de seus sentidos e sentimentos, cujas mãos dançam e cantam e são a poesia de um silêncio falante e expressivo e que pede para ser incluído; Língua portuguesa como segunda língua que também deve ser aprendida e dominada na sua forma escrita, para que a surdez deixe, cada dia mais de ser invisibilizada e se expresse também na Língua oficial de nosso país.

Ensinar a interpretar o surdo e ensinar o surdo a dominar o português são de agora em diante o metiê de suas vidas. É lindo! Exerçam essa profissão com competência e amor acima de tudo!

Formandos do Curso superior de Tecnologia em Administração Pública recebam nossos cumprimentos pelo belo curso que escolheram, cujo exercício demandará respeito, dedicação e vontade de tornar esse mundo, bem administrado no setor público, mais humano e fraterno no trato com os que necessitam de suas orientações. Recebam nossos desejos de sucesso na profissão que escolhida.

A modalidade EaD, veio para a Unioeste para estender seus braços a quem deseja ser o protagonista de seu processo de crescimento. O NEaDUNI se constituiu para ajudar a realizar sonhos, incluir e provar que a missão da Unioeste é desafiar para o conhecimento, para a competência profissional, mas acima de tudo para humanizar este mundo e torná-lo melhor, acabando com a pequenez dos que sabem pouco e obstaculizam muito.

O NEaDUNI veio para ficar, porque tem em sua essência as cores do arco-íris no qual cabem todas as raças, singularidades, e multiplicidades com as quais o futuro se antecipa em forma de um presente glorioso para todos os que assim o desejarem. Venham para a Unioeste. Venham para e com o NEaDUNI, porque sonhar é importante e realizar os sonhos é preciso e todos podemos!

Finalizo minhas palavras dizendo que o NEaDUNI/Unioeste entrega à sociedade, nestes parcos 4 anos de atuação, 652 profissionais preparados para atuar com competência e humanidade, porque foi com ela que vocês foram recebidos e preparados. Assim como lembro com carinho e saudades  dos estudantes, dos tutores e coordenadores de polo que este o vento  gelido da pandemia arrancou de nosso convívio e, solicito a todos que façamos 1 minuto de silêncio em memória dos que hoje nos assistem de algum lugar ignoto, mas que, inevitavelmente, todos conheceremos.

FAZER UM MINUTO DE SILÊNCIO.

Há tantos nomes a citar e agradecer que passaríamos muito tempo falando, neste pouco tempo que nos cabe, mas levem  todos nosso coração em forma de abraço virtual e carinhoso e tragam seus sonhos, pois juntos podemos mais.

PARABÉNS!! SUCESSO A TODOS!! GRATIDÃO A TODOS

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.