Operação Rondon: 33 acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná estão participando da edição de 2024

Com o objetivo de fomentar atividades de extensão universitária com foco nas áreas de saúde, inclusão social e empreendedorismo em municípios com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a operação deste ano será realizada em 11 municípios do Centro-Sul paranaense. A atuação voluntária inicia hoje (5) e vai até dia 19 de julho.

No total, 33 alunos de diversos cursos da Unioeste (medicina, enfermagem, pedagogia, direito e entre outros) estarão atuando ao longo da operação. Divididos em três equipes, atenderão os municípios de Boa Ventura de São Roque, Pintanga e Turvo. Cada equipe será coordenada por dois professores.

A profª Rosely Sobral do curso de Administração da Unioeste campus Foz está participando pela primeira vez. A docente destaca a importante integração entre Universidade e cultura local da comunidade.

"A operação Rondon é uma forma de mostrar as ações que a universidade realiza através das atividades de extensão, valorizando a cultura local e suas necessidades. Os desafios são de acolher da melhor forma possível, promover diálogos, plantar sementes que possam impactar a vida das pessoas.", afirmou.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unioeste Lilian Lessa Cardoso, as 4 acadêmicas de Enfermagem representam um número recorde de inscrições aprovadas para a operação.

"Isso mostra o quanto o curso de Enfermagem está comprometido com a extensão. O projeto Rondon é importante não somente para o desenvolvimento do currículo dos alunos, mas também na diferença que isso faz na vida das comunidades atendidas", enfatizou.

A aluna do quinto ano de Enfermagem Érika Facenda ressalta que está animada para pôr em prática o que aprendeu em sala de aula e fazer diferença na vida de quem mais precisa.

"O projeto nos permite levar a universidade até às comunidades e pôr em prática o que aprendemos em sala de aula. Com as oficinas que vamos realizar, espero poder contribuir com a comunidade, mas principalmente aprender, tenho certeza que será uma experiência incrível", concluiu.

Mohammad Ali Fayad