Unioeste: Campus de Foz do Iguaçu realiza inauguração do Alojamento Estudantil

Corredor do Alojamento Estudantil da Unioeste

Nesta sexta-feira (04) de agosto, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu inaugura o seu primeiro alojamento estudantil. O espaço, que será destinado aos acadêmicos que estudam em regime de alternância, com tempo na comunidade e tempo na universidade, é considerado um embrião da futura Casa do Estudante da instituição.

O alojamento conta com 444,15 m² e com amplas instalações, oferecendo nove quartos, banheiro com acessibilidade, cozinha, refeitório, além de áreas de convivência. Foram investidos R$ 563.374,77 com recursos próprios da Unioeste, o espaço foi pensado para atender às necessidades dos estudantes, permitindo que eles possam ter um local adequado para descanso e estudo quando estiverem na universidade.

A inauguração do primeiro alojamento estudantil da Unioeste de Foz do Iguaçu é uma importante conquista para a instituição e para os estudantes do curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública que serão atendidos neste primeiro momento, e terão um espaço de acolhimento e apoio durante sua jornada acadêmica. A expectativa é que a iniciativa contribua para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos e para a redução da evasão escolar.

Para o Diretor-Geral do Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, Fernando José Martins, o alojamento estudantil é crucial para o desenvolvimento dos cursos no modelo de alternância. “Em Foz do Iguaçu, em virtude de seu posicionamento estratégico para realizações de eventos e atividades, cumprirá também uma função importante no funcionamento do tripé ensino, pesquisa e extensão, além de ser um embrião da tão sonhada casa do estudante”, diz.

foto fachada Alojamento Estudantil Unioeste

Segundo a integrante do coletivo de acompanhamento pedagógico dos estudantes do curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública, Sandra Marli da Rocha Rodrigues, o alojamento é uma grande conquista para os estudantes do campo, trazendo segurança e esperança de iniciar um curso universitário. “Um alojamento estudantil dentro de uma universidade pública é uma estrutura que desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades educacionais, no fortalecimento do ambiente acadêmico e no apoio ao desenvolvimento dos estudantes. No caso de cursos de alternância, como enfermagem em saúde pública, essa facilidade pode ser especialmente benéfica, permitindo que os estudantes se dediquem totalmente à sua formação profissional e às experiências práticas, sem as preocupações logísticas associadas ao deslocamento diário”, diz.

Texto: Assessoria de Comunicação/Unioeste Foz do Iguaçu

NOSSAS UNIDADES: