Justificativa

Diante dos ataques e do desmonte da Escola Pública, entendemos que a organização de grupos de estudos tem uma importância fundamental, tanto no sentido de possibilitar o acesso e a socialização dos conhecimentos produzidos coletivamente e acumulados historicamente, como apra contribuir com a compreensão da sociedade e do mundo existente e  realizar uma prática transformadora. Todavia, para isso, há que se superar o espontaneísmo e levar a cabo um trabalho intencional, planejado, organizado, contínuo e sistemático, tanto na escola como para além dela.

Com esta finalidade, após análise e reflexão sobre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo grupo e o percurso percorrido, concluímos que era necessário ir além, traçar planos, metas e dar um passo mais ousado.

Assim, nos propomos a viabilizar as condições para estudar e ampliar a difusão da Pedagogia Histórico-Crítica por todo o Brasil. Daí a organização de grupos de estudos, articulados entre si, que funcionam na modalidade de autogestão e que podem ser organizados em qualquer escola, universidade, município e estado, perfazendo um conjunto de estudos, perfazendo uma série de etapas ao longo de alguns anos, seguindo uma programação previamente estabelecida.