Histórico

A organização dos Grupos de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica é uma iniciativa do HISTEDOPR, criado em 2002, na UNIOESTE, articulado ao HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas em "História, Sociedade e Educação no Brasil"), criado em 1986, sediado na Faculdade de Educação da Unicamp, sob a coordenação do Prof. Dr. Dermeval Saviani. Depois de realizarmos uma infinidade de atividades pontuais, abrangendo, dentre outras, grupos de estudos, atividades de pesquisas e extensão, ciclos de debates e cursos de especialização, envolvendo professores e alunos da universidade, professores e trabalhadores das redes públicas municipal e estadual, bem como, os trabalhadores vinculados a sindicatos e movimentos sociais, no segundo semestre de 2016, decidimos realizar um trabalho mais ousado, qual seja, reunir educadores e promover um conjunto de estudos sistemáticos e continuados, tendo como foco central a Pedagogia Histórico-Crítica. Essas atividades teveram início no primeiro semestre de 2017, com um grupo, que se ocupou da obra “Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações”, de autoria de Dermeval Saviani. No segundo semestre, o mesmo grupo avançou para a segunda etapa, estudando o livro “Escola e Democracia”, do mesmo autor, e, simultaneamente, passou a organizar outros grupos com o escopo de estudar a obra anterior. Assim, deu-se início a um grande coletivo de grupos de estudos que se pretende multiplicar, tendo em vista o aprofundamento dos conhecimentos acerca da Pedagogia Histórico-Crítica e a implementação de uma prática pedagógica ancorada em sua perspectiva teórico-metodológica.