O Projeto de Pesquisa “Problematizando as Escolas Rurais/do Campo no Brasil na materialidade das formas de tratar o conhecimento escolar, a organização da escola e o projeto de desenvolvimento socioeconômico-cultural.

O Projeto de Pesquisa “Problematizando as Escolas Rurais/do Campo no Brasil na materialidade das formas de tratar o conhecimento escolar, a organização da escola e o projeto de desenvolvimento socioeconômico-cultural, desenvolve-se no período de 2016 a 2019.

Compreende-se que a forma de realização da escola rural/do campo assume na dinamicidade histórica, dimensões contraditórias que podem conservar e também pautar mudanças, mesmo nos limites que lhes são impostos.

Esta pesquisa dedica-se a compreender como se deram estas mediações no passado para ter maiores possibilidades de acerto nos processos em curso na relação “escolas rurais x escolas do campo”.

Propõe-se a fazer um levantamento bibliográfico das práticas da escola rural, assim como desencadear uma investigação sobre a escola rural/do campo em três dimensões: da organização da escola, das formas de tratar o conhecimento escolar, das relações com o projeto de desenvolvimento socioeconômico-cultural assim como das concepções pedagógicas.

Realiza também um levantamento de informações sobre as escolas e os estudantes a partir de dados estatísticos já disponíveis em plataformas como IBGE e IPARDES entre outras. Nesta linha, o Projeto de Pesquisa dialoga com projetos de extensão em curso, do qual participam professores de escolas públicas do campo e alunos de graduação.

Abrigará também subprojetos com recortes específicos, os quais serão desenvolvidos pelo pesquisador diretamente envolvido e por alunos de graduação.

Almeja-se produzir referenciais escritos problematizadores, catalogação de materiais assim como novos conhecimentos sobre Educação do Campo.

Coloca-se como objetivo geral localizar, mapear e problematizar referências da escola rural/do campo em fontes como periódicos, teses e dissertações, anais de eventos e relatórios de pesquisa entre outras publicações. Analisar também práticas recentes e em curso de projetos de extensão junto a sistemas públicos de ensino visando a produção de novos conhecimentos, referenciais escritos e catalogação de materiais.

Desenvolve-se em duas perspectivas: uma que busca localizar, catalogar e problematizar referências da escola rural mapeando as dimensões da organização da escola, das formas de tratar o conhecimento escolar, das concepções pedagógicas, dados estatísticos referentes a estas escolas e seus estudantes na atualidade, assim como das relações com o projeto de desenvolvimento socioeconômico-cultural onde se insere a escola rural. Outra, referida ao que vem se fazendo na atualidade, como práticas de Educação do Campo em Escolas Públicas do Campo.

Os produtos gerados serão socializados com o objetivo de aprofundar os estudos nesta área de conhecimento, bem como dos processos em curso nos projetos de extensão, permitindo que os profissionais envolvidos ampliem seu conhecimento sobre esta modalidade educacional e sobre sua implementação nas instituições escolares.

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