A professora Janete Ritter, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tomou posse nesta terça-feira (12) como presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura. Também assumiu a vice-presidência a professora Leonete Dalla Cecchia Mazaro, representante do segmento de profissionais do magistério.
Janete representa o segmento das instituições de ensino superior do município. “Os conselhos, de uma forma geral, são o braço forte do governo. São pessoas que nos ajudam a governar. Aonde a educação chega, a transformação acontece, por isso ficamos felizes com a posse da Dra. Janete Ritter”, afirmou o prefeito Renato Silva.
O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, destacou a importância da nomeação: “O Conselho de Educação tem uma função especial, que é permitir que a população contribua nesta área e também fiscalize. Ter uma professora da Unioeste assumindo o terceiro mandato é muito importante, pois de certa forma estamos presentes em todas as fases do ensino.”
A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, ressaltou que a presidência representa um compromisso com a democracia. “A professora Janete Ritter é muito experiente e fará um excelente trabalho. O Conselho tem um papel relevante: é normativo, deliberativo e fiscalizador.”
Este é o terceiro mandato de Janete à frente do Conselho. Ela aponta como desafios a defasagem de vagas na educação infantil e legislações recentes que, muitas vezes, ultrapassam os limites estruturais das escolas. A presidente agradeceu o apoio do reitor Alexandre Almeida Webber e do vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello. “Como o cargo é voluntário, só consigo assumir esse compromisso graças ao apoio que recebo na Unioeste”, destacou.
Criado pela Lei Municipal de 22 de dezembro de 2010, o Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado e representativo da sociedade civil organizada, com funções normativas, consultivas, deliberativas e fiscalizadoras. Atua na formulação e implementação de políticas municipais de educação, defendendo uma educação de qualidade para todos.
A trajetória de Janete no Conselho começou em 2019, representando as instituições públicas de ensino superior presenciais. Desde então, foi reeleita diversas vezes — pelos decretos nº 15.747/2020, nº 16.202/2021, nº 17.663/2023 e nº 19.612/2025 — sempre para mandatos de dois anos.
Com mais de três décadas dedicadas à educação, Janete foi professora da rede municipal de Cascavel entre 1986 e 2010. Na Unioeste, onde leciona há 23 anos, também ocupa o cargo de diretora de formação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), setorial Paraná.