Nesta segunda-feira (11), o curso de Mestrado em Contabilidade: Memória, Inovação e Impacto Acadêmico do Programa em Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) celebra os dez anos de implantação no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Ao longo desses 10 anos, o PPGC admitiu 154 acadêmicos, titulou aproximadamente 98 mestres e mantém, atualmente, 40 alunos com o curso em andamento. Além disso, já recebeu cerca de 155 alunos especiais, contribuindo para a disseminação de conhecimento e a integração acadêmica.
O corpo docente é composto por 15 professores, entre permanentes e colaboradores, responsáveis por disciplinas, orientações e pesquisas que resultam em publicações nacionais e internacionais, projetos de extensão, parcerias institucionais e ações de internacionalização. O PPGC se tornou um instrumento de transformação para o ensino, para o desenvolvimento da profissão contábil e para o fortalecimento das relações entre universidade, a classe profissional, o setor produtivo e a sociedade.
O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, reforça que o Mestrado em Contabilidade é um Programa importante tanto para a Instituição como para comunidade externa. “O curso de Contabilidade, graduação e mestrado, tem um papel fundamental para sociedade, inclusive com uma série de projetos que atendem e orientam a população, além claro de qualificar profissionais para os setores público e privado. É preciso mesmo comemorar este Programa tão importante para nossa Universidade”.
O diretor do Campus de Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini, comenta também que o Programa de Mestrado é de suma importância porque demonstra para a Universidade e região que a contabilidade é pesquisada, desenvolvida e avançada. “A capacitação dos profissionais que vão atuar em escritórios ou mesmo no ensino é de suma importância. Essa capacitação gera para região um desenvolvimento muito grande é um orgulho ter esse curso no campus de Cascavel”.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel ( Acic), Marcio Luiz Blazius, que é egresso do curso de Contabilidade da Unioeste, reforçou que a atuação contábil mudou muito nos últimos anos gerando uma necessidade de capacitação profissional. “O profissional da Contabilidade passou por uma roupagem nova além de atender os escritórios também atende o empresário e essa evolução não pode se restringir apenas ao curso de graduação, pois o profissional tem que continuar crescendo e a Unioeste com o curso de mestrado é essencial para que todos possam prosperar”.
De acordo com o coordenador do curso, professor Leandro Toigo, o Programa foi avaliado pela Capes com conceito 4 e tem professores e acadêmicos bastante proativos na produção de pesquisa, na disseminação do conhecimento qualificado e na participação das atividades de extensão na região. “Nossos egressos estão em empresas da nossa região gerando um ganho enorme. Nós como universidade pública temos professores altamente graduados oferecendo um curso de qualidade. Esse é um momento de comemoração e que possamos ter mais momentos de celebração e olhar para o que já construímos, pois isso nos gratifica e fortalece para fazermos melhor ainda”.
Para professora Delci Grapegia Dal Vesco, primeira coordenadora do Programa, o Mestrado vem passando por uma evolução significativa na pesquisa e ensino. “Hoje avançamos muito em projetos de extensão participando mais na comunidade. Tivemos trabalhos premiados a nossa produção científica é bastante citada e isso tudo com muito esforço dos docentes, discente e da universidade”