A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – encerrou a Operação Rondon Paraná 2025, com resultados significativos em duas cidades do estado que receberam os rondonistas acadêmicos e os professores coordenadores das equipes para ofertar oficinas, palestras e atividades interativas às comunidades dos municípios de Itambaracá e Guapirama, no norte pioneiro paranaense.
A operação aconteceu entre os dias 9 e 22 de julho nas cidades de Guapirama e Itambaracá.
O objetivo principal da Operação, é promover a formação integral dos estudantes, incentivando o engajamento social e o desenvolvimento pessoal e profissional por meio do contato direto com comunidades.
No município de Guapirama a equipe Unioeste/Univel promoveu 107 oficinas, que atendeu 1.655 pessoas. Incluíramos temas como:
Na cidade de Itambaracá, a equipe Unioeste/UTFPR-FB realizou 111 oficinas, com público superior a 5.300 pessoas. As atividades abordaram:
SOBRE A OPERAÇÃO RONDON
A Operação Rondon Paraná é uma iniciativa que une universidades, poder público e comunidades, contribuindo para uma formação cidadã dos estudantes e o fortalecimento de políticas públicas locais. Ao levar conhecimento acadêmico para além dos muros das instituições, o projeto reforça o compromisso da extensão universitária com o desenvolvimento sustentável e humano.
Durante esta edição, que reuniu outras universidades estiveram envolvidos 38 mil participantes que promoveram mais de 400 ações extensionistas, realizadas nas cidades de Barra do Jacaré, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Guapirama, Itambaracá, Joaquim Távora, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Quatiguá, Rancho Alegre, Santa Amélia e São Sebastião da Amoreira
As oficinas do Projeto Rondon 2025 contaram com professores e alunos de sete universidades: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Além disso, foram parceiras no projeto: Universidade Paranaense (Unipar); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Francisco Beltrão e Ponta Grossa; Centro Universitário de Cascavel (Univel); Centro Universitário Ingá (Uningá), de Maringá; Instituto Superior do Litoral do Paraná (Insulpar); Faculdade de Apucarana (FAP).