Unioeste promove oficina sobre flexibilização e inovação curricular
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove, nesta terça-feira (29), uma oficina sobre arquiteturas curriculares flexíveis, voltada a professores, coordenadores e membros dos núcleos estruturantes dos cursos bacharelados da instituição. O encontro acontece no auditório do Conselho Universitário (COU), no campus de Cascavel, e marca mais um passo da universidade na busca por inovação e aperfeiçoamento de seus projetos pedagógicos. Na próxima semana o debate será voltado para os cursos de licenciatura.
A oficina é conduzida pela cientista social, demógrafa e professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Roberta Guimarães Peres, que compartilha experiências e práticas desenvolvidas ao longo de quase duas décadas em uma das universidades públicas mais inovadoras do país. A UFABC adotou, desde a sua fundação, em 2006, um modelo de organização acadêmica baseado na interdisciplinaridade e na flexibilização curricular — inspirado em experiências internacionais, especialmente em universidades da Califórnia (EUA).
Durante todo o dia, os participantes da oficina discutem diferentes formas de aplicar esses princípios nos cursos da Unioeste. A proposta é fomentar um ambiente de troca de experiências e estimular a reflexão coletiva sobre como tornar os currículos mais abertos, integrados e adaptados às transformações sociais, tecnológicas e científicas da atualidade.
“É um desafio permanente. Discutir esse tema com colegas de outras instituições, inclusive mais tradicionais, nos ajuda a repensar nossos projetos pedagógicos e o próprio projeto institucional, para que possamos aperfeiçoar nossa proposta a cada roda de conversa, como faremos hoje”, destacou a professora Roberta.
Segundo ela, a ideia da oficina é apresentar não apenas a base conceitual por trás das arquiteturas curriculares flexíveis, mas também trazer exemplos concretos de como isso pode ser implementado na prática, respeitando as especificidades de cada curso. “Não se trata apenas de disciplinas do curso de Economia ou de Engenharias, por exemplo, mas de disciplinas da universidade como um todo. Em determinados momentos, os estudantes são incentivados a explorar outros campos do saber, o que é extremamente enriquecedor”, completou.
Na UFABC, os cursos são organizados de maneira a permitir que os alunos transitem por diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais ampla, crítica e conectada com os desafios contemporâneos. Esse modelo valoriza o protagonismo estudantil, a autonomia intelectual e a construção coletiva do conhecimento — princípios que a Unioeste também busca fortalecer em sua trajetória de mais de três décadas como instituição pública de ensino superior.
A iniciativa integra o processo de revisão e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), que vem sendo promovido pela universidade, alinhado às novas diretrizes nacionais para a educação superior e às demandas regionais por profissionais mais preparados para atuar de forma multidisciplinar.
“Nós trouxemos a professora Roberta para que ela possa dar uma formação sobre arquitetura curricular flexível e o objetivo é poder instrumentalizar nossos coordenadores e membros de núcleos estruturantes a pensar novas perspectivas de organização curricular. Precisamos fazer eles a pensar sobre novas formas de discutir este tema”, explicou Pró-Reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza.
A expectativa é que a oficina contribua para a formação continuada dos docentes e gestores acadêmicos da Unioeste, e sirva como inspiração para a construção de uma universidade ainda mais inovadora, democrática e sintonizada com os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Texto: Liliane Dias