•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste sedia Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional com foco na capacitação de conselheiros da região oeste do Paraná

O campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Toledo foi palco do Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional – O Direito Humano à Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA/PR). O evento que aconteceu nesta terça-feira (15), reuniu representantes dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Maripá, Iracema do Oeste e Quatro Pontes, com o objetivo de fortalecer a atuação dos conselhos municipais e regionais na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas à alimentação saudável, acessível e de qualidade para toda a população.

A iniciativa integra uma série de quatro encontros regionais realizados ao longo dos últimos meses, nas cidades de Santa Helena, Guaíra, Assis Chateaubriand e Toledo, com a proposta de capacitar conselheiros municipais de segurança alimentar e nutricional para o exercício mais efetivo de suas funções. A organização local do encontro ficou a cargo da professora Mirian Beatriz Schneider, do curso de Economia da Unioeste, que é representante no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo.

Segundo a professora, o evento é parte de um esforço conjunto que une universidades, conselhos regionais e estaduais, voltados à garantia do direito humano à alimentação adequada. “Esse é o último de quatro encontros que realizamos com foco na capacitação dos conselheiros. Nosso objetivo é fortalecer a atuação desses agentes, que são fundamentais para garantir que a segurança alimentar se transforme em política pública eficiente, desde o alimento servido até o apoio direto a produtores locais”, explicou Mirian.

“Estamos falando de políticas públicas, mas também de ações cooperativas, hortas periurbanas, agricultura orgânica e toda uma cadeia produtiva. É um esforço coletivo, que envolve diversos professores da Unioeste e parceiros da sociedade civil”, destaca a docente.

Durante o evento, os participantes debateram temas como direito à alimentação, agricultura familiar, acesso a alimentos saudáveis, produção orgânica, sistemas alimentares sustentáveis e o papel dos conselhos como instância de controle social. A presidente do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional também participou da condução das atividades, contribuindo com reflexões e orientações práticas sobre a atuação dos conselheiros nos municípios.

A presença de gestores públicos e de lideranças comunitárias reforça a importância de espaços como este para a construção de uma sociedade mais justa e saudável. “Trazer os secretários e os demais atores sociais para dentro desse processo é também uma forma de valorizar o conhecimento compartilhado e o protagonismo dos territórios”, concluiu Mirian Schneider.

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.