Unioeste participa de nova etapa do Projeto Rondon Paraná no Norte Pioneiro
As equipes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já estão no Norte Pioneiro do estado para mais uma etapa do Projeto Rondon Paraná, promovido pelo Governo do Estado com foco em extensão universitária em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A operação deste ano acontece de 10 a 22 de julho.
Nesta fase, os rondonistas da Unioeste atuam nos municípios de Guapirama e Itamaracá, com 20 estudantes de diferentes cursos e campi. Os acadêmicos foram divididos em dois grupos: um com ações voltadas às áreas de saúde, educação, direitos humanos, justiça e cultura, e outro com foco em tecnologia, comunicação, meio ambiente, produção e trabalho.
Antes do embarque, na última terça-feira (9), os participantes passaram por atividades de formação no campus de Cascavel, onde conheceram a estrutura do projeto e participaram de oficinas baseadas nas demandas apontadas durante visitas técnicas aos municípios.
“Essa fase é a de formação dos estudantes. Eles conhecem como funciona a operação, recebem treinamento e se preparam a partir das necessidades apresentadas pelas comunidades locais”, explica Marcos Freitas de Moraes, coordenador da Operação Rondon Paraná.
A participação no projeto representa mais do que uma experiência acadêmica: é uma oportunidade de crescimento pessoal e de impacto social.
“Quero contribuir muito, acho que vai ser incrível”, comentou Heloisa Kovaleski, acadêmica de Enfermagem do campus de Cascavel.
“Minhas expectativas são gigantes. Meus pais são do Norte Pioneiro, eu praticamente nasci lá, mas tenho poucas memórias”, destacou Arthur Priester Neto, estudante de História do campus de Marechal Cândido Rondon.
Texto: Liliane Dias