Pesquisador da Universidade de Viena realiza visita técnica e palestra na Unioeste de Toledo
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, recebeu neste mês de julho, a visita do professor e pesquisador internacional Hubert Keckeis, da Universidade de Viena, na Áustria. Reconhecido como referência nas áreas de Limnologia e Ecologia de Peixes em grandes rios europeus, Keckeis mantém, desde 2019, uma parceria científica com os professores Maristela Cavicchioli Makrakis e Sergio Makrakis, por meio de um Acordo de Cooperação entre as duas instituições.
Durante sua segunda visita à Unioeste, o professor austríaco realizou uma demonstração prática do uso de sonar hidroacústico no Parque Nacional do Iguaçu. A atividade teve como foco o estudo do surubim-do-Iguaçu, espécie endêmica do Rio Iguaçu e ameaçada de extinção. A pesquisa é de interesse do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional do Iguaçu, e do AquaFoz, empreendimento que destacará a espécie em seus espaços educativos e científicos.
Além da atividade de campo, o professor Keckeis compartilhou sua experiência em uma palestra nesta segunda-feira (07) de julho, destinada a professores e estudantes dos cursos de Tecnologia em Aquicultura, Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Unioeste. A apresentação abordou o uso do sonar hidroacústico em estudos ecológicos, destacando seu potencial como ferramenta não invasiva para o monitoramento de peixes em ambientes naturais.
A parceria entre os pesquisadores da Unioeste e da Universidade de Viena já resultou em publicações científicas conjuntas, reforçando a solidez e relevância da cooperação. Para os professores Maristela e Sergio Makrakis, a colaboração representa um importante passo na consolidação da pesquisa em ecologia de peixes e na internacionalização das atividades acadêmicas da Universidade.
Texto: Alexsander Marques