•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Professor da Unioeste cumpre agenda em Belém (PA) e retoma tratativas da Escola Nacional de Turismo

O professor Dr. Claudio Alexandre de Souza, coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas - NUPESA da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, esteve em Belém, capital do Pará, entre os dias 17 e 22 de junho de 2025, cumprindo uma importante agenda técnica. A visita teve como principal objetivo conhecer de perto o funcionamento da Primeira Escola Nacional de Turismo (ENT), projeto idealizado e amplamente divulgado desde 2019, e que hoje funciona em parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

O projeto da ENT nasceu a partir de uma proposta elaborada pela própria Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, apresentada em uma reunião realizada em Brasília com a presença de autoridades como o então ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, o deputado federal Vermelho, representantes do Governo do Estado, do Ministério da Educação (MEC), além do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e dirigentes da universidade, incluindo o reitor Paulo Sérgio Wolff e o diretor geral do campus de Foz, Fernando José Martins.

Durante a visita, o professor Claudio foi recebido por Danilo Nascimento, coordenador de projetos da ENT, e Katia Santana, assistente da instituição. Ambos apresentaram detalhes da sistemática de funcionamento da escola, que opera em uma das sedes do IFPA em Belém.

 Ele pôde visitar os laboratórios, salas de aula e instalações. Segundo o professor, a troca de experiências foi produtiva para a compreensão do sucesso do projeto:

“A conversa com os gestores da ENT possibilitou compreender como efetivamente se deu a implementação e a operacionalização técnica e administrativa deste importante projeto educacional para o turismo brasileiro”, afirmou.

Concurso de Quadrilhas

Além da visita técnica à ENT, o professor Claudio também teve a oportunidade de vivenciar uma das maiores expressões culturais do estado do Pará: o Concurso Estadual de Quadrilhas, parte da programação do tradicional Arraial de Todos os Santos 2025, promovido pela Fundação Cultural do Estado do Pará.

O evento contou com a participação de mais de 130 quadrilhas juninas, com apresentações durante todo o mês de junho. As quadrilhas, com integrantes a partir de 14 anos, desfilaram em diferentes categorias, trazendo à cena danças, encenações e narrativas que resgatam a história e a identidade cultural da região Norte do Brasil.

Como professor de um curso que forma profissionais para atuar em áreas como Eventos, Hotelaria, Lazer e Alimentos & Bebidas, Claudio destacou a importância dessa vivência para a formação acadêmica e cultural.

“Pude observar esta manifestação cultural do povo paraense — ou melhor, do povo brasileiro —, que busca resgatar temáticas significativas para a região Norte, como a Serra Pelada e o Massacre de Eldorado dos Carajás, além de figuras mitológicas do folclore amazônico, como o Boto e a Iara”, relatou o professor.

Texto: Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.