Unioeste sedia XVI Fórum das Licenciaturas com foco na valorização e permanência docente
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, sedia nesta terça e quarta-feira o XVI Fórum das Licenciaturas. Promovido pelo Núcleo de Formação de Professores (NUFOPE), o evento reúne docentes, estudantes e profissionais da educação básica para discutir os rumos da formação de professores na universidade. A programação contempla debates sobre os desafios enfrentados pelos cursos de licenciatura, além da construção coletiva de propostas para superá-los, com base nas realidades locais e institucionais.
Coordenado pelas professoras Elenita Conegero Pastor Manchope e Terezinha Corrêa Lindino, o Fórum tem como destaque a palestra da professora doutora Ângela Maria de Souza Lima, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que abordará o tema “Luta coletiva permanente pela identidade, democratização e consolidação das licenciaturas”. A convidada é referência nacional na área da Educação e das Ciências Sociais, com atuação destacada em políticas educacionais e na defesa da formação docente crítica e comprometida com a transformação social.
A iniciativa é realizada em parceria com a Reitoria da Unioeste, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Direções de Campus, Direções de Centro, Coordenações de Curso, docentes e Assessorias Pedagógicas. Além da conferência principal, o evento contará com grupos de trabalho e rodas de conversa, promovendo o diálogo sobre temas como atratividade dos cursos de licenciatura, permanência estudantil e a valorização da identidade docente.
O Fórum das Licenciaturas já se consolidou como um dos principais espaços de escuta, articulação e fortalecimento dos cursos de formação de professores na Unioeste, reafirmando o compromisso da universidade com a qualidade da educação pública.