•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Egressos e estudante de Direito da Unioeste estão entre os aprovados no concurso da Guarda Municipal

Dois egressos e uma estudante do último ano do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, estão entre os 60 aprovados no concurso da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. Os três participam, no momento, do curso de formação teórico conduzido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas Municipais e Seguranças Patrimoniais (CEFOR), que está sendo realizado nas dependências da própria universidade.

O curso teve início em abril e segue até setembro, quando será encerrado com uma cerimônia de formatura que também acontecerá na Unioeste, com a presença de autoridades municipais e representantes da corporação.

A coordenadora do curso de Direito, professora Gabriella de Camargo Hizume, celebrou a conquista dos alunos. “Para o curso de Direito, é uma grande satisfação que nossos alunos estejam preparados para assumir função de tamanha responsabilidade atuando junto à comunidade”, afirmou.

Entre os aprovados está Raquel Simon Conti, natural de Itaipulândia, que está no último ano da graduação. Ela conta que o interesse pela carreira surgiu a partir de ações da própria Guarda Municipal dentro da universidade.

“O primeiro contato que eu tive com a Guarda Municipal foi na Unioeste, através de uma inspetora que promoveu uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher. Em outra oportunidade, recebemos a visita de um inspetor que também abordou as atuações da guarda. Foi aqui dentro da instituição que eu fui conhecer mesmo a Guarda Municipal. Hoje estou gostando bastante e vejo como a instituição é bem-vista em Foz do Iguaçu”.

Raquel também destacou o papel fundamental dos professores na sua formação. “A experiência que os professores aqui trazem da realidade jurídica, aquilo que está na norma, mas também com a vivência deles, a gente consegue aplicar na vida, no cotidiano. Estamos ligados a questões jurídicas não só no trabalho, mas em qualquer momento, seja para nossa defesa, para a defesa de direitos ou outras situações.”

Luís Gustavo Furlan, recém-formado pela Unioeste, revelou que iniciou a preparação para concursos públicos ainda durante a graduação, com foco em carreiras como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Aprovado na Guarda Municipal pouco antes de concluir o curso, ele destaca o papel da universidade em sua trajetória. “A Unioeste foi excepcional na minha preparação e me ajuda até hoje com o conhecimento que nos passaram. Isso se deve justamente à qualidade das aulas e dos professores, que estão sempre buscando se especializar e passar o melhor conteúdo aos acadêmicos.”

Furlan também comentou sobre a experiência de retornar ao campus para o curso de formação: “Está sendo muito bom justamente por estar familiarizado com o ambiente, saber como funciona a dinâmica da universidade e até mesmo ajudar os colegas. Às vezes eles perguntam onde ficam as coisas, e eu consigo orientar. Me sinto grato por poder apresentar melhor a estrutura da Unioeste.”

Vinicius Dias Camargos, que concluiu o curso em 2021, contou que a experiência como estagiário na Polícia Federal durante a graduação despertou seu interesse por carreiras militares. “Logo que me formei, comecei a estudar para concursos voltados a essas áreas. No final de 2023, apareceu a oportunidade de ingresso na Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.”

Ele reforçou a importância dos conteúdos aprendidos na graduação para sua aprovação: “Direito penal, processual penal e constitucional foram matérias fundamentais para essa conquista. A formação que tive na Unioeste me deu uma base muito sólida.”

Camargo também elogiou o corpo docente do curso de formação promovido pelo CEFOR. “A experiência está sendo muito boa. É gratificante termos praticamente todos os professores sendo guardas municipais, com 20, 30 anos de serviço. Eles já chegam em sala explicando como devemos atuar e isso enriquece muito a nossa formação.”

Os três aprovados deixaram mensagens para os atuais acadêmicos que desejam seguir carreira na segurança pública:

Raquel destacou o aproveitamento das aulas: “Estamos numa universidade pública, temos o privilégio de estar em sala sem pagar por isso. Aproveitem cada ensinamento que os professores têm a oferecer.”

Furlan aconselhou foco nas disciplinas certas e dedicação contínua: “É importante focar em matérias como direito penal, processual, administrativo e constitucional. Além disso, ter uma rotina de estudos constante, mesmo fora da sala de aula. Quando a oportunidade aparecer, você estará preparado.”

Já Vinicius ressaltou a importância da disciplina: “Aproveitem o tempo de graduação, pois muitas matérias são semelhantes às cobradas em concursos. Assim que se formarem, sigam nos estudos com disciplina. No final, tudo dá certo.”

Texto: Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.