•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste participa do Fórum de Boas Práticas do Ensino Superior do Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), esteve presente no Fórum de Boas Práticas do Ensino Superior do Paraná, realizado nos dias 13 e 14 de maio, na cidade de Ponta Grossa. O evento, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reuniu professores, gestores e pesquisadores das instituições estaduais com o objetivo de compartilhar experiências exitosas, fortalecer a integração entre universidades e fomentar a inovação no ensino superior público do estado.

O Fórum de boas práticas do Ensino Superior tem por objetivo promover a socialização dos resultados e impactos alcançados pelos projetos apoiados pela SETI, oriundos das Encomendas Governamentais, do Programa Universidade Sem Fronteiras e de outras iniciativas financiadas pelo Fundo Paraná. O evento pretende fortalecer o diálogo entre os atores envolvidos, incentivar a consolidação de parcerias estratégicas e contribuir para a continuidade, o aprimoramento e a expansão das políticas públicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Estado do Paraná.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, comenta que vários representantes da Universidade participaram do evento promovido pela SETI sobre boas práticas no Ensino Superior. “Foi uma oportunidade de mostrar a execução de vários projetos feitos através de encomendas governamentais do Estado e a participação de todas as sete universidades nesse processo é muito importante para que cada uma mostre o que conseguiu fazer de melhor nesses projetos. Um momento em que cada universidade aprenda com a outra e também junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aprimorem cada vez mais essas encomendas para que o recurso da ciência e tecnologia seja cada vez melhor aplicado com maior abrangência para toda a população”.

Para a Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Velloso, é muito importante essa iniciativa onde se pode conversar sobre metodologias utilizadas nas diversas instituições públicas paraenses. “A forma como cada instituição enxerga a sua extensão universitária, desenvolve propostas de melhorar o investimento que nós recebemos, para aplicarmos melhores recursos, trocarmos ideias com os nossos colegas e mostrarmos também os resultados e avanços que nós conseguimos dentro das nossas instituições é muito importante”, diz.

“Nós temos uma quantidade muito grande de projetos na Universidade e o recurso que vem é superimportante, bastante significativo, mas não atende a todas as demandas que nós temos. Então, estamos colocando aí todos os setores para interagir, para desenvolver uma metodologia de investigação das demandas prioritárias, para que dessa forma a gente consiga atender um pouquinho cada projeto e a cada ano um grupo de projetos diferentes, de distintas áreas seja contemplado e com isso avançarmos na extensão da Universidade”, finaliza a professora.

Sanimar Busse, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, afirma que o Fórum de Boas Práticas do Ensino Superior do Paraná constitui uma valiosa oportunidade para o avanço da pesquisa e da pós-graduação, ao instrumentalizar e direcionar ações alinhadas ao planejamento estratégico da Pós-Graduação. “Configura-se como um espaço privilegiado para a exposição dos resultados obtidos, por meio das encomendas governamentais, e para a análise das demandas prementes, com vistas à consolidação da pós-graduação e à expansão do impacto social das pesquisas”.

A professora Célia Benvenho, coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia do campus de Toledo e integrante de projetos de ensino e extensão na Unioeste, participou ativamente da programação, apresentando práticas desenvolvidas no campus que têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, da permanência estudantil e da integração entre universidade e sociedade.

Durante o evento, a professora da Unioeste apresentou um painel sobre o Programa de Pesquisa e Inovação Didática que acontece nos cinco campi da Universidade e apresentou o subprojeto do curso de Filosofia de Toledo, sob sua coordenação. “Está sendo uma excelente oportunidade de conhecer como o ensino superior do Paraná está desenvolvendo ações que aproximam e transformam a sociedade. Também é uma oportunidade para divulgar as ações do nosso campus”, destacou a professora.

Texto: Alexsander Marques  

Fotos: SETI

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.