Professoras da Unioeste participam do 1º Encontro de Núcleos de Prática Jurídica de Universidades Públicas Brasileiras
Representantes do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram no 1º Encontro de Núcleos de Prática Jurídica de Universidades Públicas Brasileiras, em Brasília/DF, entre os dias 07 e 09 de maio. Participaram professoras dos campi que possuem o curso de Direito, que são: Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon.
O encontro foi sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Organizado pelo Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, o evento objetiva proporcionar um espaço para que os participantes discutam sobre o que estão fazendo em seus NPJs, compartilhando desafios enfrentados e problemas de interesse comum.
A professora de Direito de Marechal Cândido Rondon, Sílvia Mattei, foi uma das representantes da Universidade, acredita que esses momentos de troca de experiência são muito válidos para a melhoria do ensino jurídico da Instituição. “É uma oportunidade para a troca de experiências, para conhecer e implementar novas práticas jurídicas aos NPJs da Unioeste, e também para apresentar o nosso formato, o que nós percebemos é que as angústias são parecidas em todas as Universidades públicas e esses encontros nos fortalecem, fazem com que possamos melhorar a qualidade de ensino aos nossos estudantes de Direito”, explica Sílvia.
Núcleo de Prática Jurídica
O NPJ é um escritório universitário de advocacia assistencial, que tem por propósito supervisionar, efetivar e validar as atividades de prática jurídica, curricular e extracurricular, do curso de Direito. O NPJ contribui e se aproxima da comunidade externa, por meio da prestação de orientações jurídicas a todos, bem como realiza conciliações, representa assistidos que se enquadrem no critério socioeconômico em ações e promove o acesso ao direito e a justiça de forma gratuita. Além de proporcionar o desenvolvimento crítico entre teoria e prática ao aprimorar as habilidades dos acadêmicos na sua formação por meio do ensino e extensão.