•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Projeto da Unioeste leva oficinas de leitura e reflexão à APAC de Toledo

O ambiente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC, de Toledo, é sobretudo cooperativo; o caminho para a ressocialização é marcado por trabalho, espiritualidade e promoção de valores como a disciplina e a amizade. Na rotina da recuperação, porém, algo diferente tem ganhado espaço: a leitura e o pensamento filosófico. A mudança é provocada pelo projeto de extensão “Interpretar, pensar e escrever: oficinas de interpretação filosófica”, coordenado pelo professor Luís Cesar Portela, do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo.

A proposta do projeto é simples na forma, mas profunda em seu alcance: promover oficinas de leitura e interpretação de textos filosóficos com os recuperandos e, a partir delas, fomentar a escrita, o diálogo e a reflexão crítica. A filosofia surge como mais uma ponte para a reinserção social.

O coordenador do projeto comenta o desenvolvimento das atividades. “Realizamos oficinas nas quais apresentamos textos previamente selecionados e distribuídos aos participantes, conduzindo a um debate e estimulando discussões críticas entre eles. Ao mesmo tempo, os recuperandos são incentivados a expressar suas opiniões, desenvolvendo análises desde diferentes perspectivas e aprimorando habilidades de argumentação e comunicação”, explica.

O projeto está em atividade há alguns anos, com encontros semanais realizados na sede da APAC de Toledo. A cada oficina, os recuperandos têm contato com trechos de obras de autores como Sêneca, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Hobbes e John Rawls, entre outros. A mediação é feita por estudantes de graduação da Unioeste, que também participam ativamente do planejamento das atividades e do acompanhamento dos textos produzidos.

“Participo do projeto desde o primeiro ano da graduação e o trabalho vem trazendo, para mim e para os recuperandos da Apac, muitas experiências positivas, tanto no aspecto comunicativo quanto no desenvolvimento pessoal”, conta o estudante do curso de Filosofia, Fábio Augusto Taborda.

A metodologia parte da leitura coletiva de pequenos trechos, seguida por rodas de conversa e atividades de escrita, em que os participantes são convidados a elaborar textos com base em suas interpretações do material. Os temas abordados concernem a ética, justiça, moral, felicidade, família e relações sociais.

A APAC é uma entidade que adota metodologia alternativa ao sistema prisional convencional. Com foco na humanização da pena e na responsabilidade pessoal, a associação promove a recuperação dos apenados com base em princípios como trabalho, disciplina e valorização da pessoa humana. O projeto da Unioeste se insere nesse contexto como mais uma ferramenta de apoio à ressocialização.

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.