Projeto Peld: Representantes do ICMBio e Parque Nacional do Iguaçu visitam a Unioeste
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu esta semana uma visita institucional de grande importância, com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Parque Nacional do Iguaçu. O encontro teve como principal objetivo estreitar os laços entre as instituições e reforçar a cooperação no âmbito do Projeto Ecológico de Longa Duração – o PELD Iguaçu.
Estiveram presentes na Unioeste: Ulisses Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu; Marlus Belluci, ponto focal da área de pesquisa do parque; Carlos Vinicius Rodrigues, chefe da base de pesquisa de Capanema e Patrick Guilherme, servidor terceirizado do Parque. A recepção foi feita pelo reitor Alexandre Webber, representando a universidade, que é a instituição executora do PELD.
O encontro reforça a importância da integração entre universidade e unidades de conservação ambiental, promovendo pesquisas científicas e ações de preservação da biodiversidade da região. Um dos destaques foi o apoio contínuo da direção do Parque ao desenvolvimento do projeto, incluindo a disponibilização de apoio logístico que garante o acesso à área protegida para deslocamento das equipes de pesquisadores.
Segundo o professor e pesquisador Neucir Szinwelski, coordenador do PELD Iguaçu, a relação com o Parque Nacional do Iguaçu é de longa data. “A minha relação com o ICMBio – Parque Nacional do Iguaçu, começaram em 2003, quando desenvolvi meus trabalhos de Iniciação Científica e TCC estudando insetos no Parque, depois fiz o mestrado, doutorado e pós-doutorado todos envolvendo aspectos de diversidade no Parque”, contou.
O projeto cresceu e integrou ainda mais pessoas “Quando entrei na Unioeste, em 2014, inseri os meus alunos para estudar no Parque e em 2020 fui convidado para ser o coordenador do Projeto Piloto que avaliasse a parte mais intangível do Parque, isso aconteceu pelo trabalho que vinha realizando”, explicou.
Em 2024, a proposta submetida pela equipe do projeto marcou um salto significativo na sua abrangência. “Junto com toda a equipe do Parque integrando o Projeto PELD – Projeto Ecológico de Longa Duração – o PELD Iguaçu, mandamos uma proposta e damos um salto do que era o projeto inicial para o que existe agora, envolvendo aspetos de biodiversidade, qualidade ambiental, socioculturais e divulgação científica”, destacou o coordenador.
A visita reforça o compromisso mútuo com a pesquisa científica, a preservação ambiental e a formação de novos investigadores. A aproximação entre a Unioeste e o Parque Nacional do Iguaçu simboliza um avanço importante no fortalecimento de políticas públicas sustentadas pela ciência.