Unioeste inicia capacitação em Libras para ampliar acessibilidade no serviço público
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, iniciou o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado a servidores públicos do município. O objetivo é ampliar a acessibilidade e promover um ambiente inclusivo no serviço público, possibilitando um atendimento de qualidade e uma comunicação eficaz com a comunidade surda.
“A expectativa com o curso é proporcionar uma qualificação para os servidores públicos. A ideia é que, ao final das 90 horas de atividades, possamos propor o encaminhamento de alguma ação que os participantes considerem necessária e interessante em seus setores de atuação. Ficamos contentes com a participação desses profissionais, pois todos estão engajados com o mesmo objetivo: oferecer um atendimento de qualidade à comunidade surda”, destacou a coordenadora do projeto, professora Tânia Martins.
Com 28 alunos, o curso proporciona a capacitação de técnicos e docentes de universidades e demais instituições públicas de Toledo e região em Libras. O assistente de administração da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Cosmos, reforçou a importância do aprimoramento profissional e da qualificação do serviço público, especialmente no atendimento às pessoas surdas. “A gente trabalha diariamente com pessoas com perda auditiva em nossa comunidade. Então, estar preparado para atendê-las da melhor forma é essencial, e, para que isso seja possível, a comunicação é fundamental. Vejo essa capacitação como uma oportunidade para que possamos ser mais inclusivos nos atendimentos à população”, comentou.
O curso tem carga horária de 90 horas, com previsão de conclusão para o mês de julho. Ao fim da capacitação, os participantes irão apresentar projetos que serão executados em suas áreas de atuação.
Texto: Gustavo Vieira