•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Programa de Educação Especial garante permanência e inclusão de acadêmicos na Unioeste

O atendimento aos acadêmicos com algum tipo de necessidade especial é garantido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com acompanhamento de profissionais especializados, os estudantes recebem orientação pedagógica para a realização das atividades, de forma extracurricular. O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) atende, atualmente, cerca de 150 acadêmicos nos cinco campi da universidade. Em Toledo, 20 acadêmicos de graduação e pós-graduação participam do programa.

“Avançamos muito nos últimos anos com o atendimento aos acadêmicos com necessidades especiais dentro da Unioeste. O acompanhamento desses estudantes é primordial para a permanência deles nos cursos ofertados pela universidade. Trabalhamos com uma equipe especializada para orientar esses alunos de forma efetiva e com qualidade. Ficamos muito contentes quando vemos que muitos deles, que fizeram parte do PEE, já estão com uma carreira consolidada no mercado de trabalho”, enfatiza a docente de Atendimento Educacional Especializado da Unioeste, campus de Toledo, Isabel Cristina Theiss.

O PEE da Unioeste é referência no Paraná e no Brasil, atuando há 28 anos no atendimento a acadêmicos com deficiência e necessidades educacionais especiais, devidamente laudados. Com o intuito de assegurar a inserção das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior e sua permanência no ambiente acadêmico, o programa envolve todos os setores relacionados ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

“Através do PEE, pude me engajar na carreira acadêmica. Considero como se tivesse sido uma porta de entrada para me envolver. A cada ano, percebo a evolução do programa para que todos possam se sentir acolhidos e abraçados pela Universidade”, enfatiza Terezinha Pereira da Silva, acadêmica do terceiro ano do curso de Serviço Social, que faz parte do programa desde 2022.

Com diferentes graus de necessidades especiais, desde Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) até condições severas que exigem suporte intensivo, os profissionais do programa realizam desde orientações pedagógicas extraclasse até atendimento domiciliar.

“As atuações decorrem em diferentes frentes, pois trabalhamos com acadêmicos com diversas deficiências. Buscamos ter proximidade com a família, principalmente daqueles estudantes com deficiência que exigem suporte intensivo, sempre respeitando os limites educacionais. Entendemos que esse trabalho em conjunto contribui com o desenvolvimento. Nosso objetivo é a permanência acadêmica, a conclusão do curso com qualidade e a formação de profissionais independentes”, conclui a docente.

O PEE também procura interagir com a comunidade externa, por meio da participação nos mais diversos espaços sociais. Uma dessas interações vem ocorrendo através dos cursos de formação continuada, desenvolvidos ou apoiados pelo programa.

Serviço

Para mais informações sobre o atendimento, entre em contato com o PEE pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone: (45) 3379-7000

Texto: Gustavo Vieira

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.