Pesquisadores da Romênia visitam Unioeste e discutem parcerias para intercâmbio acadêmico
O campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Toledo, recebeu nesta terça-feira (15), a visita da comitiva de pesquisadores da Romênia, que vieram ao Brasil com o objetivo de estreitar relações acadêmicas e explorar possibilidades de intercâmbio entre instituições de ensino superior dos dois países. A programação incluiu uma série de reuniões com professores e gestores da Universidade, além de uma visita guiada pelas instalações do campus.
A delegação romena, composta por pesquisadores da Universitatea Babeș-Bolyai (UBB) de Cluj-Napoca, Nicoleta Brisan e Vlad Măcicășan, juntamente com seus estudantes, foi recepcionada pela diretora-geral do campus, Profa. Dra. Patricia Salla Battisti e pela Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unioeste. Durante o encontro, foram apresentados os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição, com destaque para os programas de pesquisa científica nas diversas áreas ofertadas pela Unioeste.
Para a diretora-geral da Unioeste, Patricia Salla Battisti, é uma imensa alegria poder receber este momento de internacionalização no campus. “Quero ressaltar a importância desse evento de internacionalização para os programas de pós-graduação e pela temática trazido pelos pesquisadores sobre a sustentabilidade, onde precisamos trabalhar juntos, sendo um assunto urgente não só para nosso país mais no mundo como todo”, diz.
Durante a visita, os pesquisadores realizaram uma palestra para os docentes e alunos dos programas de pós-graduação do campus da Instituição em Toledo, na qual foram discutidos a importância da internacionalização do ensino superior e a sustentabilidade. Os participantes puderam interagir diretamente com os pesquisadores estrangeiros e conhecer mais sobre a realidade acadêmica romena.
O coordenador da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unioeste, Prof. Dr. Rafael Mattiello, avaliou a visita como um passo importante para fortalecer a internacionalização da Universidade. “A ideia da internacionalização é providenciar um ensino de qualidade, criar uma dimensão multicultural e crítica na formação dos nossos alunos”, destacou.
Além das atividades acadêmicas, os pesquisadores da Romênia visitaram laboratórios, centros de pesquisa e setores administrativos da Unioeste, onde conheceram de perto a infraestrutura da Instituição e os projetos em andamento.
Texto: Alexsander Marques