Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Unioeste inicia atividades de 2025 com aula inaugural
Nesta segunda-feira (14), o Programa de Pós-Graduação - nível Mestrado - em Serviço Social (PPGSS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizou a aula inaugural do ano letivo de 2025 para os cursos de graduação e pós-graduação. Com uma programação extensa, o evento contou com conferências, debates, apresentações e momentos culturais e a participação de estudantes, da comunidade acadêmica em geral e profissionais da região.
O PPGSS conta com cerca de 30 acadêmicos, entre ingressantes e mestrandos(as) em fase de defesa. Segundo a coordenadora do programa, Cleonilda Dallago, “a aula inaugural tem como objetivo promover discussões de temáticas que se evidenciam a partir dos interesses dos estudantes, em consonância com os objetivos do Projeto Político-Pedagógico do PPGSS, bem como motivar e incentivar a integração da comunidade acadêmica, entre estudantes da graduação e da pós-graduação”.
No período da manhã, o evento contou com a conferência “Perspectiva Emancipatória e Produção de Conhecimento: a pesquisa em Serviço Social”, ministrada pela Profª Drª Maria Lúcia Martinelli, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Já à noite, o palestrante foi o Prof. Dr. Maurílio de Castro Matos (UERJ).
“Ao participarem desse tipo de evento, com os temas selecionados, os estudantes da graduação têm a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de atuação profissional, aprofundamento teórico e continuidade da formação acadêmica. Além disso, a parte cultural, como a batalha de rima, traz a comunidade externa para dentro da universidade. A integração entre graduação e pós-graduação também favorece a inserção dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão”, comentou a mestranda em Serviço Social, Mylena Assis.
Texto: Gustavo Vieira