•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste mantém conceito máximo no MEC e reafirma excelência no ensino superior

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou novamente o conceito máximo na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e recebeu nota 5 na avaliação. O IGC é um indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior, levando em consideração aspectos como infraestrutura, titulação dos docentes e produção acadêmica. Essa avaliação é feita anualmente e em 2024 a Unioeste foi a primeira universidade estadual do Paraná a conquistar esta nota.

A avaliação do IGC envolveu 2.048 instituições de ensino superior, sendo que apenas 66 obtiveram a nota máxima — o que representa apenas 3,2% do total avaliado. Destas, 33 são instituições públicas e 33 privadas.

Vale destacar que nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon, nenhuma outra instituição, seja ela pública ou privada, conquistou a nota máxima na avaliação mais importante do MEC. Apenas em Toledo onde há um campus da Universidade Federal do Paraná - UFPR, a Unioeste se iguala com este reconhecimento.

A nota 5 atribuída à Unioeste reflete o comprometimento da universidade com a excelência educacional e com a formação de profissionais altamente capacitados.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destacou que o resultado é fruto do trabalho conjunto realizado nos campi. Segundo ele, manter a nota máxima na avaliação do MEC é uma conquista que deve ser atribuída ao esforço coletivo da comunidade acadêmica. “Esse resultado é um reflexo do trabalho dos nossos professores, agentes universitários e acadêmicos, e representa a consolidação de uma universidade que, mesmo sendo muito jovem, manteve a nota máxima. Também ficamos felizes porque nossa coirmã, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), também chegou a nota máxima neste ano”, afirmou.

As demais universidades estaduais do Paraná atingiram o conceito 4, o que também é altamente relevante. “Essas notas refletem os investimentos feitos nas universidades do estado e representam a qualidade das instituições, que são uma mola propulsora para o desenvolvimento regional”, concluiu Alexandre.

Para Alexandre o conceito de excelência é um reflexo também o suporte dado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e o investimento feito Governo do Estado em destinar 2% da receita em Ciência e Tecnologia.

SOBRE A UNIOESTE

A Unioeste se destaca por oferecer 65 cursos em diversas áreas do conhecimento, com ênfase na formação integral dos estudantes e no desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão que contribuem para o avanço científico e tecnológico das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

A universidade conta com uma comunidade acadêmica de mais de 15 mil pessoas, sendo alunos matriculados nos cursos de graduação presencial e a distância além da pós-graduação, docentes e agentes universitários, distribuídos em cinco campi além do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.