Programa de Pós-graduação em Geografia de Beltrão recebe discentes estrangeiros para doutorado sanduíche
O Programa de Pós-graduação em Geografia, cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - campus de Francisco Beltrão, recebeu os doutorandos Luís Alejandro Verdugo, da Universidad Nacional de Cuyo/ Argentina e María Jimena Ale, da Universidade Nacional de Tucumán / Argentina, para a realização de doutorado sanduíche.
Os doutorandos participam do Programa Move La America, vinculado a CAPES. No Programa de Pós-graduação em Geografia serão supervisionados pela professora doutora Roselí Alves dos Santos. O doutorado sanduíche terá duração de seis meses. As atividades propostas pelos doutorandos estrangeiros estão vinculadas ao Grupo de Pesquisa: Corpo, Gênero e Diversidade, com estudos e pesquisas direcionados a questão de gênero, Geografia e América Latina.
Para doutoranda María Jimena, a experiência no Brasil irá contribuir com o doutorado em andamento sobre o trabalho das mulheres na produção de frutas e vegetais em San Isidro de Lules, Tucumán/ Argentina. “Os trabalhos de campo nas comunidades locais e as dinâmicas agrícolas irão permitir fazer comparações com Tucumán”, comentou María.
“O objetivo com o doutorado sanduíche é comparar as estratégias adotadas pelos agricultores de Mendoza/ Argentina e Francisco Beltrão, analisando as diferentes condições geográficas, como solo, clima e vegetação, além das formas de organização dos trabalhadores rurais” destacou o doutorando Luís Alejandro.
A professora Roselí, supervisora dos doutorandos estrangeiros, acredita que a vinda dos doutorandos da Argentina é uma forma de ampliar as relações internacionais do Programa de Pós-graduação em Geografia e de intercâmbio. “Os discentes do Programa terão oportunidade de convívio com outra cultura, assim será possível, discutir questões teóricas e metodológicas das pesquisas e realizar trabalhos conjuntos. Ao final do período, será elaborado um registro videográfico da experiência acadêmica para divulgação das pesquisas realizadas pelos participantes do Grupo de Pesquisa Corpo, Gênero e Diversidade. Portanto, a expectativa como orientadora é a integração dos discentes e suas pesquisas e o desenvolvimento humano e acadêmico de todos e todas nós”, finalizou.
Texto: Liliane Dias