Unioeste sedia I Simpósio Internacional de Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior
Na última quarta-feira (09), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, sediou o I Simpósio Internacional de Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior, que tem como objetivo discutir a integração da tecnologia no ensino superior, com destaque para a Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações na educação, pesquisa e gestão universitária.
O Simpósio é organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (REDES) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e tem como objetivo promover a formação de professores no ensino superior e, especificamente com esta temática, refletir sobre os desafios da inteligência artificial no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Nós estamos nas nossas Universidade, buscando construir com vocês perspectivas e diretrizes para esse campo das tecnologias exponenciais, em especial agora a Inteligência Artificial”, diz a Coordenação da Educação Superior da SETI, Maria Aparecida Crissi Knuppel.
A programação contou com a palestra Inteligência Artificial e Ensino Superior: Repensando a formação do professor na era digital, ministrada por Sara Trindade, da Universidade de Porto. Segundo o Diretor do campus de Cascavel, Geysler Bertolini, é um assunto que já é realidade em todas as áreas do conhecimento. “Com certeza é uma temática que envolve os cursos de graduação e pós-graduação, então é muito importante e relevante a gente discutir”.
Além da palestra, o Simpósio também contou com os Workshops: IA na pesquisa e extensão, com Ricardo Pereira da Universidade Federal de Santa Catarina; IA no ensino, com Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos da Universidade; e IA na Gestão com Claudio Roberto Maurício, da Unioeste.