Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia formação da Guarda Municipal em parceria com a Unioeste
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu realizou a cerimônia de abertura do curso de formação da nova turma de guardas municipais, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus Foz do Iguaçu, na manhã desta segunda-feira (7). A formação acontece após 22 anos da última turma e marca um novo momento para a segurança pública do município.
A nova turma é composta por 60 alunos aprovados no concurso público, sendo 23 mulheres e 37 homens. Durante os próximos seis meses, os futuros agentes participarão de um curso teórico no campus da Unioeste, sob responsabilidade do recém-criado Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas Municipais e Seguranças Patrimoniais (CEFOR), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A formação incluirá disciplinas fundamentais para a atuação na segurança pública, como mediação de conflitos, técnicas operacionais, atendimento ao cidadão, legislação, ética no serviço público e direitos humanos.
A cerimônia contou com a presença do prefeito General Silva e Luna, do diretor-geral do campus de Foz do Iguaçu, professor Sergio Moacir Fabriz, além de vereadores e diversas autoridades políticas e policiais do município.
Durante o evento, o prefeito Silva e Luna destacou a importância da formação para a construção de uma cidade mais segura e humana. “Que esta formação vá além da técnica. Que seja uma vivência transformadora. Vocês são os novos rostos da segurança pública da nossa cidade. Sejam agentes da paz, do respeito e da justiça social”, declarou.
Já o diretor-geral do campus reforçou a parceria entre a Universidade e o poder público municipal: “A Unioeste está de braços abertos para a Prefeitura Municipal e o que a gente puder atender, estaremos à disposição”, afirmou.
O coordenador pedagógico do curso, inspetor Chichoski, explicou a escolha da Unioeste como sede da formação teórica: “A Secretaria Municipal de Segurança Pública visa ter parcerias com entidades sólidas. Fomos muito bem recebidos pela direção do campus e decidimos que seria o lugar ideal para iniciarmos essa importante formação.”
Assessoria de Comunicação
Mohammad Ali Fayad