•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Estudantes da Unioeste realizam cotutela e doutorado sanduíche no exterior

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizaram em 2024 um período de Cotutela Doutoral Internacional e Doutorado Sanduíche em universidades da Espanha, Itália e Colômbia.

Durante o período de cotutela internacional as estudantes realizaram diversas atividades como: participação em palestras, visita técnica, oficinas, apresentação de trabalho, extração de dados, gestão de projetos, desenvolvimento de trabalhos, entre outras. Estas parcerias entre a Unioeste e o PGDRA intensificam o processo de internacionalização com o objetivo de fortalecer e consolidar a cooperação com instituições internacionais.

Para a coordenadora do programa, Profa. Dra. Crislaine Colla, uma das formas mais utilizadas pelo PGDRA é a mobilidade acadêmica entre docente e discente. “Destaca-se que tivemos a primeira defesa de qualificação de tese realizada em outros país, na Itália, proveniente do convênio de Cotutela. Estas experiências são muito enriquecedoras, pois proporcionam a cooperação e colaboração em pesquisas acadêmicas e científicas, oportunidades de pesquisas e publicações com docentes, discentes e pesquisadores de outras universidades, intensificação da mobilidade docente e discente entre as universidades, possibilidades de projetos e pesquisas colaborativas, o que traz muitos benefícios para os discentes e docentes da Unioeste”.

A estudante, Laudelina Alves Ribeiro, realizou o doutorado sanduíche na Universidad del Valle (UNIVALLE), na Colômbia, e comenta sobre sua experiência durante o período. “O estágio de doutorado sanduíche no exterior desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de conexões acadêmicas com pesquisadores e professores colombianos, em especial com a minha coorientadora do exterior, Prof.ª Dra. Nadja Simone Menezes Nery de Oliveira da UNIVALLE. Essa experiência também contribuiu significativamente para o meu enriquecimento acadêmico, tanto pelas atividades científicas realizadas na Universidade quanto pela participação em congressos, outro ponto importante foi a vivência cultural proporcionada pela oportunidade de morar em outro país”, diz.

“Fiquei em Ancona, na região de Marche, na Itália, por um pouco mais de sete meses. Essa experiência foi muito importante para mim, especialmente no nível pessoal. Desafiei-me com um idioma que nunca havia estudado, enfrentei meus medos e vivi a realização de um grande sonho. Acredito que, na minha carreira, essa conquista fará ainda mais sentido a longo prazo. Ainda assim, graças ao intercâmbio e à experiência na Università Politecnica delle Marche, hoje me sinto mais capacitada para trabalhar em equipe, compartilhar meus conhecimentos e lidar com frustrações”, explica a estudante Gabriela Daiana que realizou a cotutela na Università Politecnica delle Marche na Itália.

Para Sandra Mara Pereira D’Arisbo que esteve participando do programa na Universidad de Granada – UGR, Espanha; no programa de Doctorado en Ciudad, Territorio y Planificación Sostenible, a cotutela internacional tem uma importância imensurável. “Foi muito importante para meu desenvolvimento profissional, bem como pessoal, pois estar neste período distante de casa, dos amigos, do seu entorno habitual, impõe uma necessidade de controle emocional, de organização e planejamento das tarefas para cumprir as metas. Tive a grata sorte de deparar-me com distintos professores e pesquisadores, que tem como tema de seus trabalhos o Turismo Rural e o Desenvolvimento Rural, além de encontrar na Universidad de Granada, bases relevantes para sustentar minha pesquisa”, menciona.

Assessoria de Comunicação Social – campus de Toledo

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.