•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste e Biopark promovem Workshop em Agrogenômica e melhoramento de plantas em Toledo

Em um passo significativo para a inovação e a pesquisa no setor agropecuário, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Biopark Educação consolidaram uma parceria estratégica. O marco inicial dessa colaboração foi o Workshop em Agrogenômica e Melhoramento de Plantas, realizado em Toledo, organizado pelos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) em Agrogenômica e Alimentos Saudáveis, reunindo especialistas, acadêmicos e representantes de vários setores.

O evento contou com a presença de pesquisadores renomados, empresários e representantes do poder público, que destacaram a importância da biotecnologia na agricultura e os impactos da genômica aplicada na produtividade e sustentabilidade do campo. Além disso, no evento foi lançado o novo NAPI em Agrogenômica no Paraná, em conjunto com a Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

Segundo o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a parceria representa um avanço na pesquisa científica e tecnológica da região. “Quero estender meus agradecimentos ao professor Ramiro da Fundação Araucária que teve a brilhante ideia da criação dos NAPIs, a partir disso começou a se agregar pesquisadores de várias universidades tanto estaduais, federais ou privadas e isso tem feito uma grande diferença. Pois as nossas instituições sozinhas elas avançam, mas juntas elas podem avançar bem mais e quem ganha com isso é a nossa sociedade”, afirmou.

A Agrogenômica, que estuda os genomas das plantas para promover melhorias na produtividade e resistência a pragas e doenças, é um dos segmentos mais promissores para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Durante o workshop, foram apresentados estudos e casos práticos que demonstram como a genômica pode revolucionar o setor, reduzindo custos, otimizando a produção e promovendo o uso mais eficiente dos recursos naturais.

“O Biopark Educação é um ambiente de inovação, onde temos trabalhado além da educação com pesquisas de excelência, estamos muito felizes com essa parceria com a Unioeste e esperamos que contribuir e colaborar cada vez mais no avanço de novas soluções para a sociedade”, expõe o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha.

A criação do NAPI Agrogenômica no Paraná, viabilizada pela Fundação Araucária e pela SETI, visa promover pesquisas de ponta e consolidar o estado como referência em biotecnologia aplicada ao agronegócio. O núcleo contará com infraestrutura avançada, equipamentos de última geração e a colaboração de especialistas de diversas instituições.

Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o investimento em pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado. “Vamos investir nos próximos anos R$ 50 milhões neste NAPI e arranjos associativos, com a participação de várias instituições, fazendo com que o Paraná possa avançar e desenvolver muito mais nesta área nos próximos anos”, menciona.

O Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do Brasil, e iniciativas como essa são estratégicas para impulsionar a competitividade do estado no cenário nacional e internacional. A adoção de tecnologias genômicas no melhoramento de plantas pode garantir maior segurança alimentar, redução do uso de defensivos agrícolas e maior resiliência às mudanças climáticas.

“Quero mencionar que esse arranjo para nós hoje, é um NAPI muito especial, no último livro sobre os 40 anos de inovação no Brasil, um dos destaques foi o Biopark e isso nos orgulha muito. Esperamos que o Paraná se torne referência em agrogenômica”, expõe o Diretor de Ciência e Tecnologia da SETI, Marcos Aurelio Pelegrina.

Além disso, a parceria entre Unioeste e Biopark deve gerar novas oportunidades para pesquisadores, estudantes e empreendedores, fortalecendo a inovação e impulsionando o desenvolvimento regional. Com investimentos contínuos e um ambiente propício para a inovação, a biotecnologia pode ser a chave para garantir uma agricultura mais sustentável, produtiva e resiliente no estado.

Assessoria de Comunicação Social – campus de Toledo

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.