•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste recebe doutorandos do México no programa Move La America

Acadêmicos irão desenvolver pesquisas durante seis meses no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola


Na manhã desta segunda-feira (24), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel recebeu dois doutorandos vindos do México. Os acadêmicos Francisco Javier Mares Carbajal, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), e Leonardo Corrubias, do Instituto Tecnológico de Tepic (ITTepic), que vieram pelo programa Move La Amercia, da CAPES, ficarão seis meses no Brasil desenvolvendo pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI) da Unioeste.

Com a vinda dos mexicanos à Unioeste, o Programa Paraná Fala Idiomas, junto com o colegiado de Letras, pelo projeto de extensão Espanhol em Movimento, e o PGEAGRI, organizou uma recepção com tour pelo campus de Cascavel, para os doutorandos conhecerem os laboratórios de engenharia, e um café da manhã com comidas típicas brasileiras.

Segundo Guilherme Medeiros, professor do Paraná Fala Espanhol, a recepção visou incentivar a internacionalização e mostrar aos alunos da Unioeste as oportunidades de intercâmbio que o estado e país oferecem, além de ter contato com o espanhol, língua oficial do México. “É importante que eles conheçam esses projetos de mobilidade acadêmica, que saibam que é possível tanto receber alunos aqui no Brasil, quanto fazer intercâmbios, fortalecendo a divulgação desses editais de mobilidade acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e o fato de receber alunos de fora é uma grande oportunidade para os alunos de graduação em espanhol terem contato com nativos tanto no sentido linguístico quanto cultural”.

A internacionalização é algo que vem crescendo cada vez mais na Unioeste, pois possibilita tanto os próprios acadêmicos de estudarem fora do país, quanto receber estrangeiros na Instituição. Com isso, se potencializa a pesquisa produzida na Universidade e no Paraná. “Vemos um avanço muito grande das iniciativas dos governos federal e estadual, investindo na internacionalização, dessa forma conseguimos transformar o Paraná em um destino acadêmico para os nossos parceiros internacionais. Temos muita honra de receber dois mexicanos aqui no PGEAGRI, onde conseguimos melhorar o impacto efetivamente das pesquisas realizadas aqui na Unioeste e no estado do Paraná”, ressalta o assessor de Relações Internacionais da Unioeste, Rafael Mattiello.

Para os estrangeiros, a oportunidade de conhecer e trabalhar com a pesquisa no Brasil é muito válida, pois em um país diferente, os conteúdos, e trabalhos também são diferentes. “Apareceu uma oportunidade, neste caso por meio da Capes para vir para cá, e de conhecer algo diferente do que conhecemos. E os vínculos entre as universidades estão se fortalecendo, com isso posso aprender coisas novas que lá não conseguimos fazer, e aqui sim”, diz Francisco.

Leonardo também concorda que o contato com algo diferente pode beneficiar sua pesquisa. “Minhas expectativas aqui são melhorar e aprender, além de adquirir experiência, porque é outro país, outra cultura, tudo diferente, tudo é novo, a pesquisa pode ter outro ponto de vista, e é bom ver de diferentes maneiras”.

Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

De acordo com a coordenadora do PGEAGRI, Sílvia Coelho e a professora do programa, Simone Damasceno, essa parceria com o México já vem de um primeiro contato com o país há alguns anos, quando alunos da Unioeste foram até o país realizar pesquisas.  “Essa parceria é fruto de alguns trabalhos anteriores dos professores orientadores, que no caso sou eu, que trabalho na área de pós-colheita, e a professora Simone, que trabalha na parte de tratamento de água e resíduos”, fala Sílvia.

A professora Simone explica que o programa tem a intenção de fomentar a troca de experiências através da vinda de estudantes da América Latina ao Brasil. “É uma experiência muito importante, trazer um aluno da Universidade Nacional do México, que nós podemos estar juntando os esforços, trocando técnicas em que eles dominam e técnicas que nós dominamos, e poder fazer essa interface mais acertada”. 

Programa Move La America

O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.

O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.



Texto e fotos: Maria Luiza De Marco

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.