•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Comitiva de pesquisadores japoneses está na Unioeste para diálogo científico sobre inovação alimentar

Nesta segunda-feira (17), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Cascavel, recebe uma comitiva de pesquisadores e professores do Japão para participar de um Diálogo Científico sobre Inovação Alimentar. Ao longo da semana, o grupo visitará as universidades estaduais do Paraná para promover a troca de experiências no campo da agricultura.

 

O principal objetivo dessa missão é fortalecer a cooperação entre o Brasil e o Japão, por meio do Governo do Estado do Paraná, nas áreas de Agritech e Inovação Alimentar. “Buscamos estabelecer um diálogo produtivo entre as sete universidades estaduais do Paraná e os 11 pesquisadores japoneses, visando impulsionar o mercado agrícola, tanto no Paraná quanto no Japão, com base em pesquisas de alto impacto e relevância”, destacou Rafael Matiello, Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste.

 

Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, esse é um momento importante de possibilitar que essas parcerias produzam frutos importantes, principalmente para os estudantes “Nós vivemos no Paraná um bom momento para Ciência e Tecnologia, e principalmente para as nossas universidades, a tarefa de visitar as universidades é árdua e por isso colocamos toda nossa equipe à disposição. A partir de algumas missões da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação Araucária, ao Japão, já colhemos bons resultados, essa é mais uma visita. Já recebemos o reitor da Universidade de Tsukuba, após isso houve uma missão na SETI que eu tive também o privilégio de estar participando, na Universidade de Tsukuba, em Kyoto e em Tóquio, temos certeza de que parcerias assim fazem a diferença”, ressalta Webber.

 

Após essa aproximação que vem acontecendo, estudantes da Unioeste já tiveram a oportunidade de estarem no Japão “Cooperações dependem muito das relações pessoais que se estabelecem, essa missão do Japão é prova disso. O que a gente espera é que eles sejam nossos embaixadores no Japão, o que buscamos são oportunidades, para se ter ideia já são 5 alunos que foram para lá, após a visita que fizemos no Japão”, Paulo Afonso Schmidt, Diretor de Assuntos Internacionais da SETI.

 

Os pesquisadores de Brasil e Japão discutirão uma série de temas relevantes, como Insumos e Economia Agrícola, Engenharia Genética Animal e Vegetal, Automação de Processos Agrícolas, Métodos e Técnicas Avançadas de Diagnóstico para Doenças de Animais e Plantas, e Alimentos Funcionais.

 

Além da Unioeste, também devem receber a visita: A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O evento representa uma excelente oportunidade para promover a colaboração acadêmica e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da agricultura e alimentação no Brasil e no Japão.

 

Para o representante do Escritório de Ligação do Sudeste Asiático, Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão (JIRCAS), o PhD Norihito Kanamori, que já esteve no Brasil entre 2008 e 2015 para estudar o cultivo da soja transgênica na Embrapa, esta é mais uma oportunidade de consolidar o bom relacionamento entre os dois países. “Nosso objetivo é transformar esse diálogo em uma troca de experiências que seja produtiva para ambos os países”, afirmou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.