•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste realiza congresso nacional sobre Educação Especial no Ensino Superior

O Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realiza nesta semana o 1º Congresso Nacional e o XIX Seminário de Educação Especial do PEE e da Educação Especial Inclusiva e Bilíngue de Surdos: As Múltiplas Categorias do Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva Histórico-Cultural, tendo como objetivo ampliar o espaço de reflexão, debate e troca de experiências sobre as múltiplas categorias do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Com uma programação abrangente e interdisciplinar, o encontro reunirá até o dia 28 de fevereiro, pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de diferentes áreas, promovendo a integração entre Graduação, Pós-Graduação e a comunidade acadêmica nacional.

Durante o evento, os participantes poderão conferir mesas-redondas com temas voltados à Educação Especial, Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos; Minicursos especializados, abordando práticas pedagógicas inovadoras e estratégias inclusivas; Apresentação de trabalhos científicos, promovendo a divulgação de pesquisas desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão e debates com a participação ativa de acadêmicos atendidos pelo PEE da Unioeste.

O diretor-geral da Unioeste, campus Cascavel, Prof. Dr. Geysler Bertollini, deu as boas-vindas a todos os participantes no evento de abertura que anseiam pela necessidade da discussão para o avanço da educação especial. “Observo que a característica principal do Educador Especial é a entrega para fazer o bem ao próximo”, diz.

“É um prazer e alegria fazer parte desse momento tão importante, pois quando falamos do PEE, estamos dizendo de um programa que nos orgulha muito das conquistas nesses 28 anos de história. Mas também pelas quantidades de desafios que ainda temos para ajustar e precisamos fazer e oferecer para uma parte tão significativa e importante da população”, comenta o diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Unioeste, campus Cascavel, Dr. Valdecir Soligo.

A coordenadora do PEE na Unioeste, Tania Aparecida Martins, agradeceu a todos os presentes no evento de abertura. “Conseguimos reunir todos os representantes das pessoas que trabalham nessa linha da pessoa com deficiência e o PEE tem uma longa história de atuação, estudo, pesquisa e luta para atender todas as necessidades do indivíduo com deficiência”, enfatiza.

O Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivan José de Pádua, também agradeceu pela construção do coletivo para a realização do evento, aos professores e alunos atendidos pelo PEE. “Quero dizer que o PEE só é essa referência nacional pela participação dos docentes e principalmente das pessoas com deficiência atendidas pelo programa”.

A coordenadora do PEE em Cascavel, Profa. Dra. Jaqueline Denardin, comenta sobre a importância do evento. “Esse evento é muito importante principalmente para marcar todo o trabalho desenvolvido pelo PEE nestes 28 anos. Durante o evento queremos mostrar que o nosso trabalho é reunir profissionais para discussões sobre as últimas atualizações e atualidades sobre temas ligados à deficiência intelectual e física, barreiras arquitetônicas e mobilidade urbana”, diz.

PEE

O Programa de Educação Especial da Unioeste é referência no Paraná e no Brasil, com 28 anos de atuação no atendimento a acadêmicos com deficiência e necessidades educacionais especiais. Atualmente, o programa atende cerca de 150 acadêmicos, além de ofertar cursos de Libras e língua portuguesa para surdos, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral.

Assessoria de Comunicação Social

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.