•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste oferece curso de italiano gratuito para jovens em Cascavel

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, através do projeto Italiano per Ragazzi do curso de Letras – Português-Italiano, oferece curso gratuito de italiano para a população do município, que anseia em aprender uma nova língua, tendo como objetivo oportunizar o aprendizado da língua e da cultura italiana a adolescentes, sendo oferecido no campus da Unioeste e no Espaço de União, Recreação e Educação da Criança e do Adolescente (Eureca), no bairro Santa Cruz.

Às aulas são elaboradas a partir de vários materiais didáticos e autênticos, de acordo com as necessidades dos dois grupos de alunos, da Unioeste e do Eureca. O projeto iniciou em 2024 na Unioeste com adolescentes entre 12 e 15 anos e são ministradas por acadêmicos do curso de Letras – Português| Italiano e egressos.

A docente e egressa do curso de Letras – Português – Italiano da Unioeste, Marianna, comenta sobre sua experiência participando do projeto. “Para mim, a participação no projeto foi muito importante para minha formação. Pela primeira vez tive a oportunidade de ser professora regente de uma turma: eu preparava as aulas, bem como os materiais, que eram repletos de brincadeiras, o que aumentava muito o engajamento da turma e a motivação para aprender o conteúdo passado. A equipe pedagógica da Instituição foi muito atenciosa comigo”, diz.

“Foi a partir de uma instituição pública, como a Unioeste, que pude contribuir como professora voluntária em um projeto de extensão que carrego no coração: o projeto Italiano per Ragazzi. A iniciativa foi idealizada no ano de 2022 e, nele, tive o privilégio de aprender e oportunizar o aprendizado da língua e da cultura italiana a adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. O que mais me marcou foi a troca humana. De todas as experiências, com certeza a de conversar e conhecer a história dos jovens e adolescentes foi a que mais me marcou e me marca até hoje. Um gesto mesmo de resistência e de ousar dizer que a Universidade é - e pode ser - um lugar para todos”, afirma a docente Vitória Delpino de Castro.

Para os interessados em participar do projeto, as inscrições estarão abertas no final do mês de março. Mais informações, acessem: https://www.instagram.com/perragazziunioeste?igsh=NHJkN2pxZXc1N21v

 

Assessoria de Comunicação Social

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.