Foz do Iguaçu: Professora da Unioeste é contemplada com bolsa de produtividade da Fundação Araucária
A professora Dra. Renata Camacho Bezerra, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - campus Foz do Iguaçu, teve seu projeto contemplado pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico - Chamada Pública 23/2023, financiado pela Fundação Araucária.
A Unioeste se destacou na chamada, com um total de 23 professores contemplados, consolidando-se entre as cinco instituições de Ensino Superior do Paraná com maior número de bolsas. No total, foram aprovadas 22 propostas na modalidade Pesquisa e uma na modalidade Desenvolvimento Tecnológico. O valor da bolsa é de R$ 1.875,00 mensais, com duração de 24 meses, tendo início previsto para março de 2025.
O projeto da professora Renata, intitulado "Identidade e Matemática: O Impacto do Lesson Study na Formação do Futuro Professor de Matemática", dá continuidade às pesquisas desenvolvidas em sua tese de doutorado e em projetos anteriores. A proposta busca compreender como o Lesson Study (LS), enquanto processo formativo, pode contribuir para a construção da identidade profissional de futuros professores de Matemática.
Para a professora Renata, a conquista da bolsa é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de Educação Matemática. "Ser contemplada com uma bolsa produtividade representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de Educação Matemática", afirmou. Ela também destacou a importância do financiamento para expandir as parcerias e aprofundar as pesquisas na área. "Com o projeto aprovado, será possível ampliar as parcerias e, com isso, realizar pesquisas mais consistentes e que tragam resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática".
A docente foi a única representante do campus de Foz do Iguaçu contemplada pela Chamada Pública 23/2023, reforçando a relevância e qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido na instituição.
Assessoria de Comunicação Social
Mohammad Ali Fayad