23 professores são contemplados pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária
O governo do estado, por meio da Fundação Araucária, investiu mais de R$ 8 milhões no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. De 180 bolsas oferecidas, 23 foram direcionadas a professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o que faz da Universidade uma das cinco Instituições de Ensino Superior do Paraná com maior número de bolsas.
O objetivo do programa é financiar bolsas de produtividade a profissionais de reconhecida liderança na atuação junto a redes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de alta relevância para a política estadual de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Também estimular e ampliar o avanço da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e sociocultural no Paraná.
Segundo o Diretor de Pesquisa da Unioeste, Douglas Cardoso Dragunski, as bolsas mostram o quanto os docentes da Universidade são produtivos, em relação à ciência de qualidade. “Os professores da Unioeste conseguem se destacar entre os pesquisadores paranaenses, e isso só mostra o quanto a Universidade tem pesquisas de qualidade e o quanto nós temos o corpo docente bastante robusto em relação à produção científica”, diz o diretor.
O programa busca reconhecer os pesquisadores com alta produtividade do Paraná, fazendo com que estimule cada vez mais a ciência e a tecnologia dentro das Universidades. Com isso, os pesquisadores que dependem de recursos financeiros para desenvolver seus projetos, são contemplados com o valor R$ 1.875,00 mensais, com duração de 24 meses, tendo início previsto para março de 2025.
Os projetos contemplados foram:
Atitudes linguísticas no ensino do português para imigrantes na Unioeste: um olhar para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná | Aparecida Feola Sella |
Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização | Gilmei Francisco Fleck |
Onomástica, ODS e Ensino | Márcia Sipavicius Seide |
Universidades Empreendedoras: um estudo sobre a sua contribuição para o impulsionamento de iniciativas inovadoras e sustentáveis | Sandra Mara Stocker Lago |
Participação dos elementos endógenos e exógenos no dinamismo socioeconômico municipal paranaense após 2019 | Lucir Reinaldo Alves |
Reflexos das Relações de Gênero na Vida da Mulher e de Minoras no Campo para a Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável | Silvana Anita Walter |
Desenvolvimento de um molho a base de kombucha com adição de especiarias e hidrolisado da celulose microbiana da Kombucha (Scoby) | Franciele Ani Caovilla Follador |
Variáveis comportamentais, sociais e demográficas de ciclistas adultos e as políticas de mobilidade não motorizada no espaço viário da cidade de Curitiba | Dartel Ferrari de Lima |
Interseção entre Disfunção Erétil e Saúde Mental em Homens Vivendo com HIV: Um Estudo Transversal na Região Sudoeste do Brasil | Lirane Elize Defante Ferreto |
Exposição ocupacional aos agrotóxicos no câncer de mama: determinação de assinatura molecular de risco e prognóstico e implementação de ações de toxicovigilância | Carolina Panis |
O acesso ao ser: intuição e dialética nos primeiros escritos de Gabriel Marcel | Claudinei Aparecido de Freitas da Silva |
A educação básica no sudoeste do paraná: história e políticas educacionais | Andre Paulo Castanha |
A Lesson Study e a Construção da Identidade Profissional do Futuro Professor de Matemática | Renata Camacho Bezerra |
O aparato repressivo do Terrorismo de Estado na Tríplice Fronteira nos anos 1970- 80 | Carla Luciana Souza da Silva |
Características de personalidade, sofrimento psíquico e aspectos comportamentais em adultos com e sem diagnóstico de fibromialgia | Guilherme Welter Wendt |
Circuito espacial produtivo de cafés especiais: alternativas territoriais para geração de renda e desenvolvimento local | Fernando dos Santos Sampaio |
Ensino de Computação e Matemática na Educação Básica: Possibilidades de práticas pedagógicas e espaços formativos interdisciplinares | Clodis Boscarioli |
A avaliação quadrienal da capes e os desafios dos programas de pós-graduação em antropologia no Brasil | Fábio Lopes Alves |
Enzimas da diversidade fúngica do Paraná: Produção, Bioconversão sustentável de resíduos agroindustriais e Aplicações Biotecnológicas inovadoras | Marina Kimiko Kadowaki |
Amostras depositadas no herbário UNOP (NAPI-TAXONLINE) e sua aplicabilidade na restauração ecológica em áreas do Paraná, Brasil | Livia Godinho Temponi |
Exercício físico e a suplementação com alimentos funcionais no tratamento de artrite reumatoide em modelo experimental | Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro |
Avaliação integrativa e uso de peixes como bioindicadores de poluição plástica e condições ambientais em riachos sob diferentes coberturas do solo e intervenção urbana | Rosilene Luciana Delariva |
Aspectos agronômicos e fisiológicos da matointerferência em variedades de mandioca em plantio direto | Neumárcio Vilanova da Costa |