•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

23 professores são contemplados pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária

O governo do estado, por meio da Fundação Araucária, investiu mais de R$ 8 milhões no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. De 180 bolsas oferecidas, 23 foram direcionadas a professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o que faz da Universidade uma das cinco Instituições de Ensino Superior do Paraná com maior número de bolsas.

O objetivo do programa é financiar bolsas de produtividade a profissionais de reconhecida liderança na atuação junto a redes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de alta relevância para a política estadual de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Também estimular e ampliar o avanço da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e sociocultural no Paraná.


Segundo o Diretor de Pesquisa da Unioeste, Douglas Cardoso Dragunski, as bolsas mostram o quanto os docentes da Universidade são produtivos, em relação à ciência de qualidade. “Os professores da Unioeste conseguem se destacar entre os pesquisadores paranaenses, e isso só mostra o quanto a Universidade tem pesquisas de qualidade e o quanto nós temos o corpo docente bastante robusto em relação à produção científica”, diz o diretor.


O programa busca reconhecer os pesquisadores com alta produtividade do Paraná, fazendo com que estimule cada vez mais a ciência e a tecnologia dentro das Universidades. Com isso, os pesquisadores que dependem de recursos financeiros para desenvolver seus projetos, são contemplados com o valor R$ 1.875,00 mensais, com duração de 24 meses, tendo início previsto para março de 2025.

Os projetos contemplados foram: 

Atitudes linguísticas no ensino do português para imigrantes na Unioeste: um olhar para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná Aparecida Feola Sella
Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização Gilmei Francisco Fleck
Onomástica, ODS e Ensino Márcia Sipavicius Seide
Universidades Empreendedoras: um estudo sobre a sua contribuição para o impulsionamento de iniciativas inovadoras e sustentáveis Sandra Mara Stocker Lago
Participação dos elementos endógenos e exógenos no dinamismo socioeconômico municipal paranaense após 2019 Lucir Reinaldo Alves
Reflexos das Relações de Gênero na Vida da Mulher e de Minoras no Campo para a Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável Silvana Anita Walter
Desenvolvimento de um molho a base de kombucha com adição de especiarias e hidrolisado da celulose microbiana da Kombucha (Scoby) Franciele Ani Caovilla Follador
Variáveis comportamentais, sociais e demográficas de ciclistas adultos e as políticas de mobilidade não motorizada no espaço viário da cidade de Curitiba Dartel Ferrari de Lima
Interseção entre Disfunção Erétil e Saúde Mental em Homens Vivendo com HIV: Um Estudo Transversal na Região Sudoeste do Brasil Lirane Elize Defante Ferreto
Exposição ocupacional aos agrotóxicos no câncer de mama: determinação de assinatura molecular de risco e prognóstico e implementação de ações de toxicovigilância Carolina Panis
O acesso ao ser: intuição e dialética nos primeiros escritos de Gabriel Marcel Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
A educação básica no sudoeste do paraná: história e políticas educacionais Andre Paulo Castanha
A Lesson Study e a Construção da Identidade Profissional do Futuro Professor de Matemática Renata Camacho Bezerra
O aparato repressivo do Terrorismo de Estado na Tríplice Fronteira nos anos 1970- 80 Carla Luciana Souza da Silva
Características de personalidade, sofrimento psíquico e aspectos comportamentais em adultos com e sem diagnóstico de fibromialgia Guilherme Welter Wendt
Circuito espacial produtivo de cafés especiais: alternativas territoriais para geração de renda e desenvolvimento local Fernando dos Santos Sampaio
Ensino de Computação e Matemática na Educação Básica: Possibilidades de práticas pedagógicas e espaços formativos interdisciplinares Clodis Boscarioli
A avaliação quadrienal da capes e os desafios dos programas de pós-graduação em antropologia no Brasil Fábio Lopes Alves
Enzimas da diversidade fúngica do Paraná: Produção, Bioconversão sustentável de resíduos agroindustriais e Aplicações Biotecnológicas inovadoras Marina Kimiko Kadowaki
Amostras depositadas no herbário UNOP (NAPI-TAXONLINE) e sua aplicabilidade na restauração ecológica em áreas do Paraná, Brasil Livia Godinho Temponi
Exercício físico e a suplementação com alimentos funcionais no tratamento de artrite reumatoide em modelo experimental Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro
Avaliação integrativa e uso de peixes como bioindicadores de poluição plástica e condições ambientais em riachos sob diferentes coberturas do solo e intervenção urbana Rosilene Luciana Delariva
Aspectos agronômicos e fisiológicos da matointerferência em variedades de mandioca em plantio direto Neumárcio Vilanova da Costa
 
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.