•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

UNATI da Unioeste inicia atividades de 2025 com aula magna sobre propósito de vida da pessoa idosa

O projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, deu início ao ano letivo de 2025 no dia 13 de fevereiro com uma aula magna cujo tema foi "Propósito de Vida da Pessoa Idosa". O evento contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a participação de renomados profissionais, como a professora autora e organizadora do livro Cristina Cristovão Ribeiro, a fisioterapeuta e coautora Jessica Ketelin da Silva e o terapeuta ocupacional e coautor Tiago Ribeiro.

A aula inaugural reuniu cerca de 110 pessoas e marcou um momento significativo para a UNATI. Durante o evento, também foram arrecadados alimentos não perecíveis para o Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu.

O número total de matrículas e rematrículas efetivadas para este ano foi de 103, sendo 61 rematrículas e 42 novas matrículas, demonstrando o crescente interesse da comunidade idosa em participar das atividades oferecidas pela UNATI.

Compromisso e expansão da UNATI

De acordo com o coordenador-geral da UNATI no campus Foz do Iguaçu, professor Valdir Serafim Junior, a universidade está empenhada em garantir um espaço inclusivo e acolhedor para os participantes. “Estamos comprometidos em manter a qualidade de nossas atividades e em garantir que a UNATI continue sendo um espaço inclusivo e acolhedor para todos os participantes. Iniciamos 2025 com otimismo, impulsionados pelo sucesso do programa e pela crescente adesão nos últimos anos. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o alcance na comunidade, diversificando as atividades oferecidas para atender aos interesses variados dos participantes da terceira idade”, afirmou.

O coordenador também destacou a importância das parcerias institucionais para oferecer experiências diversificadas aos alunos. “Buscamos fortalecer ainda mais nossas parcerias com instituições locais, enriquecendo a experiência dos alunos e ampliando as oportunidades de aprendizado e integração social”, acrescentou.

Depoimentos inspiradores

A história de alguns alunos reforça o impacto transformador da UNATI. Sonia Alves Martins, de 63 anos, relatou como o programa a incentivou a ingressar no ensino superior. “Eu soube da UNATI há oito anos, tinha um sonho de fazer faculdade, não sabia nem onde era a Unioeste. Fiz a matrícula e grande foi minha surpresa quando descobri que poderia fazer um curso de graduação. Então fiz o cursinho e hoje estou na UNILA, cursando Filosofia.”

Valdete Cavalcante Pereira, de 66 anos, recém-matriculada, explicou como conheceu a UNATI. “Fiquei sabendo por uma pessoa que estava no salão de cabeleireiro que eu frequento. Essa pessoa é professora na UNILA. Minha motivação foi me socializar e aprender coisas novas. Estou gostando bastante do acolhimento das colegas e de todos vocês, que são excelentes.”

Já o casal Anna Masako Yoshinaga Marques, de 84 anos, e Mituo Shikasho, de 86 anos, participam da UNATI há cerca de 10 anos e enfatizam os momentos valiosos proporcionados pelo projeto. “Senhores coordenadores e os meninos que colaboram e nos apoiam muito, proporcionaram-nos momentos maravilhosos e memoráveis que jamais se apagarão das nossas memórias.”

Assessoria de Comunicação Social

Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.